Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Gostaria de saber qual a melhor forma de formatar o SSD antes de vender, estou vendendo meu atual PC e gostaria de saber como fazer isso da forma mais segura, procurei na net mas não achei nada com informações sólidas.

Obrigado desde já!

Postado

Quando começou a se popularizar o uso dos SSD a orientação é que não usassem a formatação de baixo nível (clean all, zerofill, etc...) que é escrever com zeros os setores do disco, inclusive várias vezes (número de passos) para garantir a não recuperação dos dados. Mas atualmente já vi até a Intel recomendar este tipo de formatação com os programas tradicionais como o HDD Low Level Format Tool. Mas na minha opinião eu não arriscaria com este tipo de programas, desde o início sempre vi a recomendação do Erase Disk do Parted Magic que é um sistema bootável ou a ferramenta do próprio fabricante, No caso da Samsung ela vem no programa Magician que voce encontra no site da Samsung.

Postado

A anos atrás eu vendi um HD velho de 1TB e para não ter problemas de o próximo dono recuperar dados que eu tinha apagado deste HD, usei o Eraser, ele fica escrevendo vários dados aleatórios no disco, tornando impossível a recuperação de dados. 

Postado

@torrentman Para HDD mecânicos este processo funciona com os programas tradicionais de formatação de baixo nível. Mas neste tópico a pergunta foi sobre SSD que usam uma tecnologia diferente de setores, os SSD usam células. E os sistemas atuais já ativam o recurso chamado TRIM o que já torna quase impossível recuperar dados deletados.

Postado

@f_neto Obrigado por responder!

No meu caso, é um Kingston e vi que eles não tem um software pra isso, esse Erase Disk é o correto então?

Postado

Na minha opinião sim, mas se quiser use o  HDD Low Level Format Tool que no site informa que suporta os SSD:

'Este utilitário HDD Low Level Format é gratuito para uso doméstico. Pode apagar e formatar de baixo nível uma unidade de disco rígido SATA, IDE, SAS, SCSI ou SSD. Também funcionará com quaisquer gabinetes de unidade externa USB e FIREWIRE, bem como mídia SD, MMC, MemoryStick e CompactFlash.'

O problema do Parted Magic é que ele é pago, mas o Ultimate Boot CD tem uma versão antiga dele para uso gratuíto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!