Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria de saber se alguém sabe algum site/ documento ou qualquer outra fonte de conhecimento que seja possível eu programar um pic 12F675 para que o mesmo possa temporizar e atuar como termostato ao mesmo tempo. Ou alguém que possa desenvolver pra mim esse projeto. Agradeço caso possam ajudar.

Postado
Em 26/05/2018 às 19:21, aphawk disse:

@Oderlando R. Silva ,

Nada como o Google ....

http://www.romanblack.com/shift1/sh1_p2.htm

Paulo

Esse esquema não serviria. O temporizador que desenvolvi e o termostato que estou desenvolvendo se mostram mais simples que o esquema proposto. Perguntei aqui porque me disseram que o uso de pic tornaria mais simples pelo emprego de menos componentes. Montei os circuitos da forma mais simples e confiável que encontrei, tendo em vista de desenvolver sistemas simples e baratos :). Mas nunca usei pic...

Postado

@Oderlando R. Silva ,

Bom, se o seu circuito permite controlar vários ciclos de tempos em torno de 6 horas e a temperatura com razoável precisão, e permite ajustar tudo isso de uma maneira simples e sem display,  e ainda ficou mais simples e barato do que o circuito utilizado no link, não precisa mesmo de nenhum microcontrolador...

Paulo

Postado

Oi, Sérgio ! Tudo bem com você ? A minha intenção era desenvolver um timer com temporização fixa e um termostato com uma faixa de temperatura também fixa. O objetivo do desenvolvimento de tais hardwares seriam para uso em chocadeira. Tendo em vista esse objetivo, consegui baratear bastante o projeto. Mas, a custo de curiosidade e por não conhecer o uso de pic, decidi investigar como seriam circuitos equivalentes a estes, fazendo uso de pic. Ja vi uns circuitos timer com temporização fixa que sao realmente bem simples. É isso que fiquei curioso, a simplicidade de tais circuitos :)

Postado

@Oderlando R. Silva , dá para se fazer com micro controlador com uso mínimo de componentes. Se for para produção seriada, dá para se fazer a leitura de ADC sem uso de referência de tensão externa. No geral (vale a pena ler o datasheet do MCU selecionado) os ADCs oferecem entrada de referência externa e interna. A interna pode ser de valor único ou de uma gama de tensões a ser selecionada (mais uma vez ler o datasheet).. O problema das referências internas é que muitas delas não possuem boa exatidão, podem variar 10% sobre o valor nominal, o que representa um desastre quando se deseja razoável precisão na operação. A boa notícia é que possuem precisão (repetibilidade), então se uma referência de 1,10V nominais tiver 1,02V reais, esses 1,02 reais são estáveis e poderá contar com ele esteja frio ou quente, em 5 anos de operação os 1,02V ainda estarão presentes e firmes. A saída de baixo custo para essa situação requer umas simples rotina de calibração. Usando uma fonte externa de de valor conhecido e rígidamente constante (consegue-se isso com um barato TL431) o MCU faz a leitura e, por conhecer o valor que está sendo lido, consegue estabelecer a relação volts por bit, grava essa constante na EEprom e se tem um sistema calibrado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!