Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É viável comprar um i7 8700 com uma GTX 970?


LcX_

Posts recomendados

Dei uma pesquisada e achei algumas opiniões divergentes acerca de possuir uma GTX 970 e um i7 8700, onde a placa de video iria limitar o processador. Nesse momento eu não tenho como trocar minha placa de video, já que além do processador eu vou precisar trocar tanto as memorias para ddr4, quanto a minha placa-mãe. O computador seria para jogos/uso normal, FullHD e um monitor de 60hz. Eu não ligo de jogar sem ser no Ultra, uma configuração alta já me satisfaz. Gostaria que me recomendassem uma placa-mãe em conta para essa configuração, cheguei a ver umas por 700R$ na Kabum, mas queria saber se tem alguma mais barata.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

Eu não tinha pensado em pegar um além da i7... Obrigado pela sugestão.

A que você se refere seria a i5 8400 ou 8600? Valeria a pena eu pagar a diferença de 200R$ pela 8600? Eu não planejo pegar a versão de Overclock já que orefrigeração no meu computador não é um dos melhores. Eu realmente não to querendo gastar muito, mas eu queria MUITO manter esse processador por alguns anos sem problema nenhum, por isso minha insistência em pegar algo de boa qualidade. Se possível, teria como me mandar também uma sugestão de placa-mãe para o processador sugerido por você? 

Obrigado!

4 horas atrás, RS Faria disse:

@LcX_

 

Porque não opta por um Core i5 8000 ou Ryzen 5 2000?? Seriam opções mais baratas e te dariam uma performance excelente, pelo custo das

 

adicionado 3 minutos depois

@Atretador

Atualmente:

Processador - Intel Core i5 3330 @ 3.00GHz

Placa de Video - 4095MB NVIDIA GeForce GTX 970 (MSI)

placa-mãe - Gigabyte Technology Co. Ltd. B75M-D3H

Eu estou querendo muito trocar o processador pois qualquer jogo relativamente recente que jogo faz a CPU trabalhar sempre nos 99%-100%.

1 hora atrás, Atretador disse:

@LcX_ Qual é a sua configuração mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LcX_ E a sua fonte?

 

os i5 tem custo x beneficio meio baixo, por serem meio limitados para qualquer coisa alem de jogos. Se você, por exemplo, tentasse fazer uma stream, iria ir para um canto escuro chorar de tão ruim.

 

De uma olhada nos Ryzen 5 2600\1600, possuem 6 núcleos e 12 threads como os i7, vem com um cooler excelente que aguenta até um overclock de leve, desbloqueados para overclock e a plataforma tem uma durabilidade bem melhor, ja que a placa-mãe que comprar hoje vai ter suporte até um Ryzen 4000 por receber upgrades até 2020.

 

 

Com a sua placa de video, em jogos, qualquer i5\R5 vão ter a mesma performance. Com uma GPU mais forte como uma GTX1080Ti com um overclock o Ryzen é mais veloz. E para basicamente qualquer outra tarefa, do dia a dia a trabalhos mais pesados, o Ryzen ganha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

A minha fonte é uma EVGA 600W 80 Plus. Eu iria precisar trocar?

Eu não tenho intenção de fazer streams, nem necessidade de outras funções além de jogos. As vezes eu faço umas renderizações de video, mas não é algo muito normal.

Infelizmente eu não tenho como trocar de placa agora, teria que ficar com a 970 por enquanto...  Desconsiderando o uso para stream, renderização (que faço de vez em quando) e manter a 970, pelo menos por enquanto, ainda sim seria melhor o Ryzen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LcX_ Em jogos com a 970 a performance vai ser a mesma. Para qualquer outra tarefa o Ryzen é mais forte por ter o dobro de threads, além de vir com um cooler melhor e estar em uma plataforma melhor..

 

Com uma GTX1080Ti em stock o i5 vai ser de 0 a 5% mais veloz, com um OC o Ryzen vai ser de 0 a 5% mais veloz. Nenhum i5 alem do K, e só com mobo Z podem fazer OC. Todos os Ryzen fazem overclock, e com mobos B350 baratinhas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LcX_

Processador R5 1600 3.2 ghz 6C 12T por 789 reais:

https://www.cissamagazine.com.br/processador-amd-ryzen-6-1600-3-2ghz-cache-19mb

 

 

placa-mãe MSI B350M PRO-VH Plus DDR4 AM4, por 440 reais:

https://www.cissamagazine.com.br/placa-mãe-msi-b350m-pro-vh-plus-ddr4-am4

 

Não vale a pena ir de i7 para usar com vga GTX 970, vai gastar dinheiro a mais para ter o mesmo rendimento.


A Intel em 2019 vai abandonar a plataforma lga 1151 v2, enquanto a AMD vai ter suporte para plataforma AM4 até 2020/2021, além disso você terá mais opções de upgrade, enquanto a Intel de 2 em 2 anos muda o soquete na mainstream, "mata" a plataforma e propositalmente deixa a mesma defasada sem na verdade não ser devido o desempenho ser ótimo e ainda lança novos chipsets com alguns recursos que poderiam ser lançados em chipsets anteriores só para vender, fuja de Intel e vá de Ryzen.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo permita-me te dar uma sugestão: sua placa-mãe é LGA1155 e é de boa qualidade... se quer desempenho sem gastar muito com a GTX 970, procure no Mercado Livre ou OLX algum i7 2600 ou i7 3770... vai gastar MUITO menos que trocar todo o combo e ainda sobra uma grana para um SSD bacana de 240GB ou mais.

 

Eu tinha uma placa LGA1155 até 2016, fiquei 5 anos e pouco com ela, se eu soubesse na época que colocando um i7 2600 ou 3770 eu teria um belíssimo desempenho, NUNCA teria gastado uma grana preta no PC da assinatura. Na época não vi reviews e tal, estava com um 2500K e resolvi mudar tudo, sem necessidade. Se tivesse pego um i7 2600 ou 3770 eu estaria tranquilo com a GTX 1070 que possuo. Eu tinha 16GB DDR3 Corsair, a placa era Asus Z68, etc era um bom setup. Poderia ter gasto 1/4 do que gastei no combo atual 6700K + Z170 comprando um 2600 ou 3770 e ficando com os 16GB DDR3 que eu tinha, placa Asus Z68, etc...

 

Só uma sugestão mesmo amigo. É o que eu faria hoje... mas tem que pesquisar bem, por um CPU bem cuidado, de um vendedor de confiança, já que esses CPUs pararam de ser fabricados à anos já, mas que de forma alguma são ruins. Mas se está disposto a gastar mais e pegar tudo novo, as dicas do pessoal acima são válidas, só que você vai gastar bem, especialmente com DDR4. Quando comprei as minhas, em 2016, estavam 1/3 do valor que estão custando hoje.. é algo pra se pensar.

 

Abraço amigo, espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

Supondo que eu vendesse a minha 970 e pegasse uma 1060, eu iria conseguir fugir dessa limitação da 970 ou não?

adicionado 6 minutos depois

@torrentman

Eu dei uma pesquisada no Mercado Livre e achei esse processador por uns 900-1000R$ (novo). Enquanto isso o Ryzen 5 2600 recomendado pelo pessoa ta a 1000R$. A economia a que você se refere seria a da placa-mãe que eu não iria precisar trocar né? Realmente memorias DDR4 estão muito caras, atualmente eu tenho 18GB de DDR3, com o dinheiro que tenho aqui ia ter que ficar nos 8GB de DDR4 por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, LcX_ disse:

Supondo que eu vendesse a minha 970 e pegasse uma 1060, eu iria conseguir fugir dessa limitação da 970 ou não?

São placas do mesmo nível.. Seria trocar seis por meia-dúzia..

 

 

48 minutos atrás, LcX_ disse:

Eu dei uma pesquisada no Mercado Livre e achei esse processador por uns 900-1000R$ (novo). Enquanto isso o Ryzen 5 2600 recomendado pelo pessoa ta a 1000R$. A economia a que você se refere seria a da placa-mãe que eu não iria precisar trocar né? Realmente memorias DDR4 estão muito caras, atualmente eu tenho 18GB de DDR3, com o dinheiro que tenho aqui ia ter que ficar nos 8GB de DDR4 por enquanto...

Olha usado, que tá na casa dos 700 reais.. Sendo uma CPU bloqueada pra OC, chance de problema é quase zero..

 

Processador, basicamente, só dá problema por mal uso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LcX_ Por uns R$450~550,00 até seria interessante um i7-2600/3770, mais que isso não vale a pena. Tem R5 1400 nessa faixa de preço dos 550R$, oferecendo 4C\8T em uma plataforma atual. O processador em si, não é o problema. Problema é se a sua placa-mãe morrer, normalmente elas morrem antes do processador. Mas, é questão de "sorte" então não da pra levar muito em conta, pode morrer em um ano, pode morrer em 5 anos.

 

R5 2600 olha na TerabyteShop, Kabum, CissaMagazine, Pichau, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Com certeza upgrade no processador resolve o problema dele, nem havia lido que ele postou um kit atual, li somente o tópico em que ele pedia sugestão e falou em i7 8700 e GTX 970.

 

@LcX_

 

Você vai gastar bem menos comprando um i7 2600 ou 3770 usado que já resolve o seu problema, vai ter um cpu 4C 8T que entrega 100% do potencial de uma GTX 970.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me perdoem ficar perguntando tanta coisa, agradeço as respostas rápidas, mas eu realmente quero fazer a melhor escolha, então...

 

@RS Faria

Acho que é uma birra minha, mas desde que eu comprei uma vez uma placa usada e a mesma quebrou pouco tempo depois eu peguei um trauma em relação a isso. E também tem o que eu falei para o OCCT.

 

@OCCT

Entendi, então o i7 2600/3770 já daria conta do potencial da 970 correto? A questão é que eu penso em trocar de placa, talvez no fim desse ano mas provavelmente só no ano que vem, acho que devo trocar para uma 1070, dependendo uma 1080 e como eu não quero chegar lá e ter que trocar novamente o processador eu já tava querendo pegar um que de conta de uma 1070/1080. Eu já imagino a resposta, mas o i7 2600/3770 não atingiria a potencia das placas que citei né?

 

@Atretador

To achando que vou de Ryzen 5 2600 (vale a pena a pequena diferença de preço contra o 1600? Pela Cissa tava só 100R$), uma GA-AB350M ou B350M, e dois (ou um  pentes de memoria RAM DDR4. O que daria 1788R$, ainda sobraria dinheiro pra um SSD...

Ainda to em duvida de pegar um 1x 8gb ou 2x 4gb, to com medo de faltar espaço futuramente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LcX_ disse:

@Atretador

Supondo que eu vendesse a minha 970 e pegasse uma 1060, eu iria conseguir fugir dessa limitação da 970 ou não?

adicionado 6 minutos depois

@torrentman

Eu dei uma pesquisada no Mercado Livre e achei esse processador por uns 900-1000R$ (novo). Enquanto isso o Ryzen 5 2600 recomendado pelo pessoa ta a 1000R$. A economia a que você se refere seria a da placa-mãe que eu não iria precisar trocar né? Realmente memorias DDR4 estão muito caras, atualmente eu tenho 18GB de DDR3, com o dinheiro que tenho aqui ia ter que ficar nos 8GB de DDR4 por enquanto...

Isso, pra não ter que trocar placa-mãe e memórias... mas se você puder trocar tudo, vai na escolha do pessoal que indicou Ryzen... pessoalmente eu pegaria um i7 2600 ou i7 3770 como havia dito e economizava uma boa grana para um SSD bacana, troca da VGA e/ou mais memória.. mas aí entra  a questão da grana, aí cabe à você escolher o que é melhor ;) 

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Totalmente GPU bound, por isso normalmente os caras usam 1080Tis no normal\high para testes, ao in vez de usar Ultra. Não é tão interessante os testes quando os resultados são tão parecidos

adicionado 2 minutos depois

 

*Menos o DOOM, o DOOM é tão bem otimizado. Que você pode por um FX com uma GPU de umas duas gerações atras nele e vai pegar meio milhao de FPS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, OCCT disse:

@LcX_

 

Para ser sincero tanto o i7 2600 quanto i7 3770 stock também entregam todo potencial de uma GTX 1070, agora vgas acima dela dependendo do jogo pode ter diferença ou não.

 

Interessando também você vê isso @Atretador, i7 2600k vs i7 8700k usando GTX 1070:

 

COFFEE-SANDY-46.jpg

 

COFFEE-SANDY-40.jpg

 

COFFEE-SANDY-47.jpg

 

 

 

COFFEE-SANDY-43.jpgCOFFEE-SANDY-42.jpg

 

Se eu tivesse pesquisado e visto benchmarks como os que você postou, nunca que eu teria gasto com 6700k, memória DDR4 e placa-mãe nova... com uma mobo Asus Z68 e 4x4GB DDR3 eu tava feito com um 2600k/3770k até em stock, em over então nem se fala. 

 

Daí a importância que esses benchmarks tem na tomada de decisões em tecnologia... é errando que se aprende como dizem.... agora aprendi... não compro mais nada sem investigar a fundo se REALMENTE vale a pena...

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Com certeza os testes(i7 2600k e 8700k) com resultados parecidos não são tão interessantes, mas na prática 99% de quem usa 1080 TI joga no ultra ou 1440p 4K medium/high.

 

Doom e Wolfenstein 2 são bem otimizados por usarem api de baíxo nível nativa nos pcs que é a Vulkan, faz um teste aí deixa o gerenciador de tarefas minimizado, roda o Doom  com todas as threads, depois roda o jogo com metade das threads, depois roda o jogo com 1/4 das threads e por último testa com 2 núcleos com e sem HT, toda vez que você for olhar vai perceber a carga bem sincronizada reduzindo possível gargalo, o mesmo vale para quem usa FX a diferença é mínima.

 

@torrentman Amigo o principal fator quando você pensa em eliminar gargalo entre cpu e vga é analisar se o teu kit atual "empurra" a vga que você vai usar, a maioria dos reviews testa com GTX 1080 e GTX 1080 TI e é como o @Atretador comentou, eles geralmente usam presets medium e high para dar alguma diferença.

 

Para você ter uma ideia tem plataforma mais antiga como os Core 2 Quad em stock que aguenta GTX 750 TI e R7 360 sem gargalo e com OC R9 280x 3GB e R9 380x 4GB.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, OCCT disse:

@Atretador

 

Com certeza os testes(i7 2600k e 8700k) com resultados parecidos não são tão interessantes, mas na prática 99% de quem usa 1080 TI joga no ultra ou 1440p 4K medium/high.

 

Doom e Wolfenstein 2 são bem otimizados por usarem api de baíxo nível nativa nos pcs que é a Vulkan, faz um teste aí deixa o gerenciador de tarefas minimizado, roda o Doom  com todas as threads, depois roda o jogo com metade das threads, depois roda o jogo com 1/4 das threads e por último testa com 2 núcleos com e sem HT, toda vez que você for olhar vai perceber a carga bem sincronizada reduzindo possível gargalo, o mesmo vale para quem usa FX a diferença é mínima.

 

@torrentman Amigo o principal fator quando você pensa em eliminar gargalo entre cpu e vga é analisar se o teu kit atual "empurra" a vga que você vai usar, a maioria dos reviews testa com GTX 1080 e GTX 1080 TI e é como o @Atretador comentou, eles geralmente usam presets medium e high para dar alguma diferença.

 

Para você ter uma ideia tem plataforma mais antiga como os Core 2 Quad em stock que aguenta GTX 750 TI e R7 360 sem gargalo e com OC R9 280x 3GB e R9 380x 4GB.

 

 

É bem essa mesmo mano. Concordo contigo. O 6700k que eu peguei é um canhão, isso é inegável... vai me atender mais uns 5~6 anos no mínimo (pelo que custou se não me servir esse tempo eu arrebento ele com uma marreta :P), mas se eu tivesse pesquisado teria pego um 2600k ou 3770k e tava de boa agora com a mobo Z68, 16GB DDR3 e tal... mesmo como a 1070 SC que uso aqui não ia ter gargalo.

 

Mas realmente esses sites de review são bem "hardcore" né? Nego já sai fazendo bench com 1080Ti (quando não duas em SLI), e parece que todos os jogos são leves e tranquilos para qualquer PC.... ;)

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!