Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Diogokj

HTML Iniciando em programação de web..

Recommended Posts

Postado (editado)

Olá companheiros!

Sou um administrador que trabalha com contratos e licitações e recentemente recebi uma proposta pra trabalhar como programador em uma equipe de desenvolvimento de sites. Gosto de tecnologia e é uma oportunidade de ingressar em outra área recebendo um salário melhor, por isso vou aceitar este desafio. Meu tempo é curto, pois tenho apenas 4 meses para aprender o básico antes de iniciar.  Venho buscar a ajuda de vocês para que me orientem em como planejar para trilhar esse caminho de forma simples e segura, já que não tenho conhecimento na área. A exigência que fizeram foi saber programar em HTML, e aos poucos vou ganhando experiência junto á equipe. Eu já estou estudando as tags e formatação de texto, baixei alguns materiais para me ajudarem nesse início e estou praticando num bloco de notas. Estive pesquisando sobre o WordPress, mas queria saber a opinião de vocês quanto a isso, pois não se pode acreditar em tudo o que vê no google e cada caso é um caso. O WordPress permite a criação de sites sem o total domínio das linguagens de programação? No meu caso, vou trabalhar em uma equipe que desenvolve sites de conteúdo de cursos on-line, sendo necessário criar uma interação onde o aluno possa logar, acessar os conteúdos dos cursos, realizar as avaliações e salvar todo o seu progresso, e então eu queria saber, o WordPress pode de alguma forma ajudar com meu trabalho? É interessante eu dominar esta ferramenta ou devo me concentrar apenas na programação? Busco orientações a quem tem experiência de como prosseguir para melhorar como programador de web. 

Peço desculpas caso já haja um tópico referente ao assunto, mas eu acesso pouco a esse fórum, talvez não tenha encontrado, mas procurei.

Agradeço aos que puderem me ajudar!! :)

Editado por DiF

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Diogo, tudo bem?

Então, se tratando de terminologia, você não "programa" em HTML, pois ela é uma linguagem de marcação que serve para estruturar um documento. Uma linguagem de programação trabalha com instruções, operadores, cálculos, etc. 

Uma boa fonte de referência é a MDN, a Mozilla Developer Network: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web - uma referência recomendada por muitos desenvolvedores e mantida em conjunto pela Mozilla e a comunidade.

Citação

O WordPress permite a criação de sites sem o total domínio das linguagens de programação?

Sim, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), ele permite a criação de um site e gerenciamento sem necessidade de lidar com códigos. Mas ele é bastante flexível, conhecendo as tecnologias utilizadas nele (PHP, MySQL, e as linguagens da Web), é possível personalizá-lo com seus próprios códigos, escrevendo plugins, temas e até alterando o código fonte dele. 

Citação

No meu caso, vou trabalhar em uma equipe que desenvolve sites de conteúdo de cursos on-line, sendo necessário criar uma interação onde o aluno possa logar, acessar os conteúdos dos cursos, realizar as avaliações e salvar todo o seu progresso, e então eu queria saber, o WordPress pode de alguma forma ajudar com meu trabalho?

Talvez. Se a equipe que você for trabalhar usar o WordPress, sem dúvidas é possível modificá-lo para funcionar como um sistema de curso. Mas se a equipe utiliza outras ferramentas ou já possui um processo de desenvolvimento com outra tecnologia, você também pode aprimorar seus conhecimentos nas principais tecnologias da Web (HTML/CSS/JS) e implementar a solução já existente.

Citação

É interessante eu dominar esta ferramenta ou devo me concentrar apenas na programação?

Por que não os dois? O WordPress é bastante popular, tem uma curva de aprendizagem relativamente fácil, e bastante material e documentação para aprender. Você pode alinhar o seu aprendizado em programação com o WordPress:

• Desenvolvendo um plugin para WordPress;
  • Criando um tema para o WordPress;
  • Modificando os tipos de páginas e posts que podem ser criados.

Porém, você não precisa saber WordPress para progredir na programação e desenvolvimento. Você pode deixá-lo de lado e até criar o seu próprio sistema de gerenciamento de conteúdo. Ainda assim, não faria mal experimentá-lo, e ver o que faz dele um sistema tão popular e usado em todo o mundo. 

Editado por navegantenarede

Compartilhar este post

Link para o post

@Diogokj Olá,

O wordpress é uma das centenas de CMS e ferramentas existentes no mercado. Sim ele é bem fácil de aprender e manejar, porém não acho que seja o melhor para um iniciante que não sabe o básico.

Por isso eu sugiro você tirar um tempo para aprender os conceitos básicos, estrutura, Semântica(é muito importante que o site esteja nos padrões W3C),  Depois que aprender isso e tiver um pleno domínio da parte básica da estrutura, estilização com CSS,  você parte para se aprofundar na linguagem de programação Server-side(PHP). Pois ele é o ponto central das aplicações.  Você pode gerar HTML com o PHP. Como o intuito é fazer sites com login e etc, é imprescindível que tenhas noções de banco de dados.  

Depois que aprender todas estas coisas, você pode se aventurar em aprender e se aprofundar nos CMS, Frameworks, que facilitam e reduzem o tempo de desenvolvimento.

Além disso, nesse meio tempo, também recomendo dar uma lida sobre os métodos de desenvolvimento fácil como scrum e XP.

Que envolve equipes e gerenciamento de projetos.

Em suma, antes de utilizar qualquer tecnologia ou método que facilita  e agiliza o desenvolvimento de sites, aprenda o básico. Depois que souber isso, você pode utilizar qualquer tecnologia, seja Wordpres, Joomla, Bootstrap, Codeinigter, Laravel, CakePHp, Bibliotecas javascript como jQuery, Angular, YUI, Mootools, React...  e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais