Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Mistério do Bipe Intermitente


Posts recomendados

Olá, bom dia! Meu nome é Phillip, e entendo o mínimo do mínimo de informática, então gostaria da ajuda de vocês.

 

Tenho uma dúvida com uma história esquisita por detrás, então queria compartilhar com vocês (muito mais experientes do que eu na área de informática) os detalhes para saber o que fazer, pois simplesmente não consigo achar ninguém que me dê um parecer que preste. Espero que vocês tenham a paciência pra ler esse caso um tanto quanto curioso.

 

Perdão o longo texto explicativo, mas o contexto disso é importante para que vocês entendam a estranheza da coisa.

 

Eu tinha um PC razoavelmente antigo, 2 memórias ddr2 2gb, placa antiga, processador Pentium quad core, placa de video ultrapassadíssima, fonte *****. Apesar de ter peças antigas, nunca tive problemas com nenhum hardware. Há uns 3, 4 anos comecei aos poucos a ir juntando dinheiro e comprando hardwares em promoção: uma gtx 750 (há 4 anos uma placa bem razoável), uma mobo pra memórias ddr4, um i3 sexta geração, uma memória 8gb,fonte 450W. Ok, eu juntei as peças e troquei quase todas ao mesmo tempo, salvo a placa de video que comprei primeiro e troquei imediatamente.

 

Paralelamente, outra situação: sou casado, e minha mulher tem um PC que era REALMENTE antigo, ainda mais que o meu anterior. PC dela tinha talvez 2gb de memória, nem tinha placa de vídeo, processador ainda pior que um quadcore, acho que não era nem dual. Mas apesar de ter um PC ultra lento para os dias atuais, o PC nunca havia apresentando qualquer problema com relação a funcionamento, apenas lentidão devido á tecnologia ultrapassada, mas como eu tinah em mãos peças menos defasadas, por que não trocar não é mesmo?

 

Então, ao pagar um técnico de loja para formatar e trocar meu kit de placa + processador + memória, pedi para que ele também formatasse e colocasse o meu hardware antigo no PC dela, junto com a placa de vídeo antiga.

 

A parte realmente estranha vem a seguir:

 

Tudo trocado, a única coisa que não mudou nos respectivos PCs foi o gabinete, que continuou o mesmo pra mim e o mesmo pra ela. Ela pegou minhas peças antigas e em bom funcionamento, eu comprei novas pra mim. Só que o PC dela começou a dar um problema que, a princípio, parecia simples, mas que está me dando muita dor de cabeça, e que nunca tinha acontecido antes de trocarem as peças: O PC, absolutamente do nada, desliga/trava/da tela azul do mal, e quando eu tento ligar o computador de novo, ele começa a bipar e um som chato e alto de alarme, com intervalo de mais ou menos um segundo entre os bipes.

 

Naturalmente, fui pesquisar em fóruns e descobri que MUITO provavelmente o problema era em alguma das memórias, o barulho era típico, e que as peças estariam com problema, mas que ao retirar a memória e passar uma borracha na parte de baixo do hardware  e encaixar de volta que o computador voltaria a funcionar normalmente. Foi o que fiz, duas vezes, e na segunda o computador realmente voltou a funcionar.

 

Só que esse problema continuou a persistir. A cada duas semanas, às vezes mais às vezes menos, o PC trava, eu tiro as peças, passo a borracha algumas vezes, reconecto tudo e ele volto a funcionar como se nada houvesse de errado. Só que isso foi me enchendo o saco, porque além de inconveniente, se a minha mulher precisa usar o PC e ele dá problema, ela não sabe realizar o procedimento e fica sem poder trabalhar até eu chegar em casa.

 

Pois bem, levei o computador nos mesmos técnicos que instalaram as peças pra mim. Várias vezes. Da última vez deixei lá vários e vários dias para ele fazer todos os testes possíveis, e a resposta do técnico é sempre a mesma: “olha, não tem NADA errado com o hardware! Já fiz e refiz diversos testes, peça a peça, e simplesmente o seu computador está rodando normal.” Mesmo quando eu levo PC lá no momento de “crise” e que ele não está funcionando, ele retruca que o PC realmente não liga a não ser que ele faça uma espécie de limpeza nos slots de memória com um produto especial, aí o computador volta a funcionar 100%.

 

O problema volta a ocorrer de tempos em tempos, e até o momento esse problema já ocorreu mais de 20 vezes, só se resolvendo com a porcaria da borracha ou com um produto específico do pessoal da loja!

E sim, eu fui em outra loja de técnicos e pedi para eles verem o que havia de errado, contei toda essa história. Eles também fizeram testes, e durante vários dias testaram peça a peça. Qual o resultado? “Não conseguimos encontrar NADA de errado com nenhum hardware, tudo está com 100% de funcionamento”.

 

Eu honestamente não sei mais o que fazer. Pelo PC ser antigo, não consigo mais achar hardware compatível, e não compensa trocar o PC todo dela nesse momento onde todas as peças estão encarecidas, dólar está alto, e sendo que ela nem PRECISA de um PC mais rápido ou potente do que ela já tem; ela basicamente usa o PC para trabalho, e para trocar uma única peça eu teria que trocar o kit todo. O que raios eu faço?

 

OBS: já me disseram que o problema poderia ser estática, mas não creio que isso faça sentido porque 1- não tinha esse problema quando essas mesmas peças estavam no meu gabinete e 2 – Nós trocamos a rede elétrica há pouquíssimos anos, principalmente a rede do quarto onde fica os computadores, pois a rede antiga estava dando problemas. Fiação nova, independente, de boa qualidade, trabalho bem feito; não faz sentido que este seja o problema.

 

Gostaria de qualquer opinião que pudesse ajudar, se tiverem alguma dúvida é só deixar que eu entro para responder assim que puder. Já infinitamente grato pela paciência e boa vontade!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Phillip Thibodeaux

 

Aparentemente vocês trocaram de gabinete, pergunto, a fonte do gabinete dela também foi trocada pela sua fonte ou foi mantida? Pois, com o novo hardware e placa de vídeo, pode ser que a fonte dela, caso tenha permanecido a antiga, esteja em mal funcionamento ou mesmo subdimensionada.

 

É difícil fazer um diagnóstico assim à distância, mas tente descobrir se algo mudou na configuração dela em relação à sua máquina antiga. Também, há a possibilidade da memória ter sido danificada, o que pode ser descartado substituindo por outra sabidamente boa, ou mesmo o slot. Creio que já deve ter tentado trocar de slot. Em seu caso, o ideal seria o técnico fazer um atendimento no seu local levando as ferramentas necessárias.

 

Sobre estática tenho uma experiência (causo) interessante com isso... fiquei até 22h da noite num cliente quebrando a cabeça para descobrir o motivo de uma máquina da sala da chefia não ligar. Não tinha jeito... quando estava quase desistindo e decidindo levar tudo para o laboratório - para desespero do cliente - uma ferramenta cai no chão e percebo o carpete que abrangia a sala toda e que por sinal também ficava bem abaixo do computador. Creiam ou não, ao remover o carpete o computador ligou de primeira.  Me senti o Dr. House tendo uma epifania antes do diagnóstico, haha.

 

Estou mencionando esse "causo" apenas para você entender que na informática há diversos fatores que podem interferir no funcionamento da máquina, portanto além de competentes, precisamos ser muito pacientes, especialmente com hardware antigo e sensível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, muito obrigado pela resposta!

 

Então, a fonte foi trocada junto sim, é uma bluecase de 500W, acho. Claro,não chega nem perto de 500W, é uma fonte bem ruim,  deve fazer uns 280W a 290W constantemente, com picos de 450w e 500W no máximo, mas o pc só usa uns 250W por ter placa de video e processador menos potentes.

 

Então, o grande problema que eu encaro é que a ÚNICA coisa que mudou de um computador para o outro foi o gabinete, e é difícil chamar técnico em casa por dois motivos: 1- Nós só verificamos regularmente esse problema quando minha mulher precisa usar o PC pra trabalho (ela praticamente só liga o pc pra isso), e aí é muito mais simples e rápido eu resolver o problema passando a tal da borracha do que chamar um técnico para ver o que está acontecendo. 2- Moro em cidade pequena, e os poucos profissionais na cidade que fazem visita técnica em residência não são confiáveis o bastante para que me passem a solução que eu preciso.

 

Uma pergunta, se alguém puder responder: Por que tirar a memória e passar uma borracha nela faria como o problema desaparecesse (temporariamente)?

 

E quanto ao seu causo, não tenho carpete =p Se fosse estática, teria que ser problema ou com o gabinete (?),o que me soa bem improvável, ou com a rede elétrica (????), o que me parece quase impossível devido a ser bem recente e com fiação e instalação de qualidade.

adicionado 1 minuto depois

Ah, e perdão pela demora na resposta ao meu próprio tópico, tive um final de semana um pouco conturbado e sem muito acesso a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux

 

Faz o seguinte teste, monta esse hardware antigo fora do gabinete e usa ele com cuidado pra ver se volta a dar defeito ( é o clássico teste de bancada ).

 

Provavelmente o gabinete está " fechando curto " e gerando esses eventos aleatórios.

 

Se confirmar, tente montar o hardware no gabinete usando arruelas de material isolante nos espaçadores da placa-mãe e sem instalar o espelho traseiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/06/2018 às 11:30, Phillip Thibodeaux disse:

 

Uma pergunta, se alguém puder responder: Por que tirar a memória e passar uma borracha nela faria como o problema desaparecesse (temporariamente)?

 

 

A borracha serve para ajudar a remover a camada de óxido que se forma em torno dos conectores de metal, e que impedem a passagem da corrente elétrica. Mas além da borracha, pode ser utilizado um spray limpador de contatos eletrônicos. Pode ser que seja um problema de contato da memória na sua placa-mãe, e que ao limpar e melhorar este contato, a placa passa a funcionar.

 

Enfim, somente mais testes, inclusive o recomendado pelo colega @Henrique - RJ podem revelar as verdadeiras causas do erro e desvendar mais esse mistério de hardware.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ @Viny

 

Muito obrigado pelas respostas! Daqui a alguns dias que a gente não vai precisar usar o computador por um tempo eu vou fazer esses testes e retorno aqui para dar a resposta, brigadão mesmo! 

 

SE a troca de gabinete realmente possibilitar esse tipo de coisa, então é uma possibilidade bem grande mesmo, é literalmente a única coisa que mudou de um PC pro outro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!