Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cinescópio e ajustes de imagem para longevidade


Posts recomendados

Não sei se devia postar isso aqui ou na seção de Eletrônica mas a partir de qual porcentagem de configuração no menu de brilho, cor, contraste e nitidez os tubos cinescopios de uma TV CRT começam a ser forçados e tem vida util diminuida? vida longa para TV CRT somente configurando essas opções no maximo em 50%? eu tenho uma Toshiba Lumina semiplana 29"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como não esta a 100% o desgaste é bem menor quando você deixa os ajuste próximo a 70%, mas lógico! tem que deixar o ajuste de forma que te agrada as vistas, se não, o que adianta você prolongar o desgaste do tubo, se a imagem esta desagradável de se ver?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara nós já te explicamos varias vezes releia o seu tópico antigo,se quiser que ela dure 30 40 anos deixa o contraste em 60 e brilho no 25 cor em 25 nitidez em 50 sim brilho e contraste muito alto ataca o filamento sim assim há um bombardeio nos filamentos do tubo tanto para monitor tanto para tv,e isso causa uma saturação levando a ele perder sua capacidade de condução e assim a imagem ficando sem brilho sem definição como conhecemos tubo fraco,as coisas são que nem as pessoas animais nunca sabemos quando nossas horas vão chegar,que nem tartaruga dizem que vivem uns mil anos,papagaio 80 anos,e periquito australiano 15 anos,o meu periquito mesmo cuidando bem dele,ele ficou comigo só uns 5 anos,então mesma coisas é os aparelhos eletronicos,depende de cuidados,o tubo é uma valvula com um tempo ele vai se desgastando com tempo e fica com emissão de eletrons ruim e assim ficando com imagem escura ou tambem borrando as cores,desencana com esse assunto se pifar pega outra,ou compra outra tv e deixa de estepe,foi assim que fiz com meu monitor,o tubo enfraqueceu,peguei um outro que tinha e estou usando,e outro retirei as peças e joguei fora ninguém vive pra sempre:mad:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu contraste esta em 50 e brilho e cor também, a imagem esta um pouco escura mas se eu colocasse em 25% brilho e nitidez para o tubo durar muito então ficaria inutilizavel mas penso q 25% para brilho e nitidez serviria para tvs crt novas onde o tubo é novo

 

ate qto podese aumentar brilho contraste e cor sem aumentar mt as tensoes de filamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

@retrogamer O circuito ABL não tem nada a ver com os ajustes do usuário! É um circuito de proteção do TV para sobre cargas, você pode deixar os ajustes todos em 100% que o TV não desligará!

O circuito de ABL desligará o TV se os limites do tubo forem excedidos, isso é interno e micro processado e sem nenhuma interferência de usuário.

Isso só ocorrerá se o TV tiver com alguma falha nas alimentações do tubo! Independe dos ajustes do usuário!!!!... Entendeu?

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A tensão do filamento é uma questão de circuito! Ela não varia com os ajustes da imagem!!!!.

(Pela 20ª vez!) Quanto ao equilíbrio vai de pessoa para pessoa! Não tem uma regra e nem padrão, deixe-os da forma que mais te agrada....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você quer uma tv com tubo de grande durabilidade pega uma lg flatron,sharp ou philips,philips tubo oval ou ultra slim,mas iria de sharp os tubo dela tem durablidade bem superior,simples se pifar compra outra deixa uma tv de estepe esse assunto está esgotando a paciencia de todo mundo aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema cara nao é ela pifar mas sim encontrar outra para comprar porque esta cada vez mais escasso na minha regiao então quero manter um equilibrio entre boa durabilidade e minimo desgaste do cinescopio e boa imagem por isso qro saber ate q niveis de brilho, contraste e cor e nitidez o tubo pode trabalhar sem estar forçado e tera vida uil longa

 

no menu configurar a nitidez também tem relação com a vida util do cinescopio? podendo deixar em 100% ou manter em 50%?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 o amigo BCP me disse: deixe o contraste a 70% e o brilho a 50% ou 60%, dessa forma o tubo vai durar bastante tempo!  me parece q essa é a configuração mais alta q eu possa fazer e preservando o tubo atualmente tudo esta configurado em 50% nos barras do menu da tv esta na metade como ajustar o contraste em 70% e o brilho em 60% nessas barras para o tubo durar bastante?

 

2 no menu configurar a nitidez também tem relação com a vida util do cinescopio? podendo deixar em 100% ou manter em 50%?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer Nitidez não reduz a vida util do tubo de imagem não,coloca o brilho e o contraste na configuração que o colega disse,e a cor entre 35 e 40,agora se essa regulagem fica ruim pra você,ai tem que se conformar em perder a tv futuramente,temos que estar preparado na vida,agora se não está conformado,reune as 7 esferas do dragão e pede a sheloong vida eterna para tv.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luanccecrttv2008 disse:

@retrogamer Nitidez não reduz a vida util do tubo de imagem não,coloca o brilho e o contraste na configuração que o colega disse,e a cor entre 35 e 40,agora se essa regulagem fica ruim pra você,ai tem que se conformar em perder a tv futuramente,temos que estar preparado na vida,agora se não está conformado,reune as 7 esferas do dragão e pede a sheloong vida eterna para tv.

 

tomando por base as configurações estarem no  centro das barras do menu (50%) brilho, cor e contraste qtas barras para mais ou menos eu ajusto para o 70% de contraste, 60% de brilho e 40 de cor?

 

sobre a nitidez eu achava q ela afetava o cinescopio por isso também tinha colocado em 50% então agora vou pôr em 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, retrogamer disse:

tomando por base as configurações estarem no  centro das barras do menu (50%) brilho, cor e contraste qtas barras para mais ou menos eu ajusto para obter 70% de contraste, 60% de brilho e 40 de cor?

Isso já te foi dito! É entre o 50% e o máximo!...

PS: Lembre-se que a vida útil do TV não se resume ao tubo de imagem!

Considere levar em conta o que o colega @Luanccecrttv2008 disse nesse post:

 

19 horas atrás, Luanccecrttv2008 disse:

Cara você quer uma tv com tubo de grande durabilidade pega uma lg flatron,sharp ou philips,philips tubo oval ou ultra slim,mas iria de sharp os tubo dela tem durablidade bem superior,simples se pifar compra outra deixa uma tv de estepe esse assunto está esgotando a paciencia de todo mundo aqui.

 

Caso venha a queimar um transistor de saída horizontal ou Vertical ou pior ainda! Um flyback! O TV estará inutilizado pois essas peças originais já não estão sendo fabricadas a anos!!!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!