Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste em Amplificadores Valvulados


Jemec
Ir à solução Resolvido por Jemec,

Posts recomendados

Bom dia!

Construí um amplificador valvulado JCM 800 2203 utilizando o esquema da Ceriatone, no qual ainda não liguei, pois faltam dois capacitores 50uf + 50uf para conectar e pronto.

Apesar de ter feito os teste de continuidade e no qual revi todas as ligações. Gostaria de saber se além de usar a lâmpada série tem algum teste para fazer sem as válvulas?
Já construí e já fiz reparos em amplificadores transistorizados. Mas creio que é diferente de um valvulado.

 

Esse é o esquema que estou utilizando:

JCM800_2203Ceriatone-23-Aug.thumb.jpg.e975a4db428e499ba6e39d47318af012.jpg

 

Foto do amplificador que construí, mas não atualizada, mudei pouca coisa dessa foto: 

 

IMG-20180525-WA0037.thumb.jpg.26dd4d5e65efe437019ab4f762851e94.jpg

 

Cortei um gabinete de pc e dobrei e fiz o chassis, utilizei o método de circuito impresso para fazer a placa, os fios enrolados são de 2x capacitores que estou para coloca- los  para finalizar e os fios verde, cinza e amarelo são os fios do trafo de saída ,que ainda não havia posto na chave.

 

 

adicionado 10 minutos depois

Alguns conhecimentos básicos que sei sobre valvulados, é que não pode ligar sem alto falantes, no qual no primeiro teste usarei resistor de 8 ohm de 100w.

Também sei sobre a chave STDBYE, no qual acionada, alimenta o resto do circuito.

Sei sobre as tensões altas, teste de bias " apesar de não ter feito ainda"

Sei todas as funções do trafo de entrada, Saída e do trafo de choque.

Se alguém souber e quiser passar o conhecimento!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Entrei em contato com o fabricante dos transformador e o cara é muito gente boa e passou o seguintes passos:

Depois de tudo montado e feito o check-list (revisão) o procedimento é o seguinte:

 

Sem nenhuma válvula soquetes e com a lâmpada em série, ligar o amp.


1) Por conta dos capacitores estarem descarregador, vai haver uma piscada breve na lâmpada e depois ela tem que ir diminuindo até apagar.


2) Com o multímetro, verificar as tensões de filamentos presentes nos soquetes. Por conta da variação da rede elétrica essa tensão pode estar entre 6V e 6,7V (nessa faixa os filamentos funcionam bem).


3) Com o multímetro verificar as tensões de anodo das válvulas presentes nos soquetes.
 Aqui vai precisar olhar para um esquema com essas informações pra saber se estão corretas, com o layout somente dá pra saber se tem tensão alta ou não.
4) Verificar se as tensões em cima dos capacitores eletrolíticos, principalmente os da fonte estão com o valor de tensão menores do que os valores indicados nos capacitores.

 

5)  a) Conectar todas as válvulas
b)Ligar o falante na saída correspondente a impedância do falante.
c) Ligar o Amp com a lâmpada em série, a lâmpada da uma piscada e vai diminuindo, porém vai ficar um pouco acesa por conta da corrente de filamento.
d) Desligar a lâmpada em série.
e) Aguradar uns 5 minutos sem mexer em nada pra que as válvulas esquentes bem.

6) Ajustar o Bias (Ficar de olho nas duas válvulas pra ver se não ficam vermelhas, podendo ficar somente uma ou outra)

7) Injetar sinal na entrada

adicionado 2 minutos depois

Fiz até o 4° Passo, pois ainda não chegaram as válvulas, mas pelos testes está tudo OK!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A potência é de 100w.

 

 

20180705_122829.jpg

20180705_122231_v23333.jpg

JCM_800_Jeh_F2_v33.jpg

adicionado 0 minutos depois
19 horas atrás, BCP disse:

@Jemec Tire umas fotos do lado das válvulas também! 

A montagem por baixo ficou show! Parabéns!...

Obrigado!

adicionado 16 minutos depois

20180706_193903_v3.jpg

adicionado 18 minutos depois

Não foi possível organizar mais os fios, porque o tamanho da chapa ficou bem compacta, pois usei chapa de gabinete de computador :)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Ricardov disse:

Ficou ótimo! Parabéns pelo trabalho!

 

E os transformadores conseguiu onde?

 

No: ( www.trltransformadores.com ), não é fazendo marketing :), mas o cara é muito gente boa, tive uns problema com inversão de fase, e outros e o cara me deu mol força e o preço bem em conta, sem contar também a qualidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!