Ir ao conteúdo

Overclock bclk i5 6400

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, estou seriamente pensando em comprar um i5 6400 pois achei alguns bem baratos e após isso fazer um overclock de 4.7GHz nele via bclk, alguém com experiencia em overclock poderia me tirar algumas dúvidas? 

1 - Dúvida: qual a conta eu preciso fazer para setar esses 4.7GHz na Bios da placa-mãe?

2 - Dúvida: o i5 6400 é um processador considerado "frio" porém a 4.7GHz eu não sei.. possuo um Air Cooler Hyper T4, irei ter problemas com aquecimento?

3 - Dúvida: irei instalar uma Bios modificada na placa-mãe, preciso me preocupar com isso? irei pegar no overclocking.guide

4 - Dúvida: Olhei muitos overclock via BCLK que as pessoas fizeram overclock na memória também, isso é necessário?

5 - Dúvida: Tem tensão certa para cada frequência? possuo uma fonte de 500W, tenho que ter mais ou está de sobra?

6 - o que preciso ter em mente antes de fazer o overclock? 

Postado

@Pedro98 Olá Pedro Boa noite.

Primeiramente qual a marca e modelo da sua placa-mãe? Pois é recomendado fazer Overclock somente em Z170/Z270, sem falar que na maioria das vezes o BCLK desse processador é bloqueado no BIOS.

2º - Cara com certeza a temperatura vai aumentar e muito em 4.7GHz, acredito que o Cooler T4 não dê conta.

3º - Se fizer o procedimento correto o perigo é menor porém você pode perder garantia da placa-mãe.

5º - Tensão certa é só testando pois cada processador tem uma tensão padrão diferente, uma verdadeira loteria de silício pois pode ter i5 6400 à 1.0V quanto pode haver 6400 rodando à 1.2V sem overclocking.

6º -  placa-mãe própria pra isso, cooler que suporte um overclock.

Postado

@GabrielLP14 Boa noite, eu tenho uma ASRock Z170 Gaming K4, o BCLK influencia nas memórias? terei que fazer overclock nelas também? 

Eu não entendo nada de overclock, estou com receio de fazer e dar algum problema.

Postado
2 horas atrás, Pedro98 disse:

Fala pessoal, estou seriamente pensando em comprar um i5 6400 pois achei alguns bem baratos e após isso fazer um overclock de 4.7GHz nele via bclk, alguém com experiencia em overclock poderia me tirar algumas dúvidas? 

Na moral, não vale fazer. É "possível", mas vem com uma série de desvantagens, e no final das contas não compensa. Se quiser, a gente até pode responder, mas já adiantando, pegar um setup com Ryzen 2200g sai mais barato e um com 2400g sai mais barato / mesmo preço, mas com desempenho bastante superior.

Postado

@Imakuni Qual seria as desvantagens? estou querendo comprar para aproveitar a minha Z170, comprar um novo kit iria sair caro e não compensaria muito, vendo que um 6400 a 4.7GHz bate fácil um 2400G em jogos

Postado
3 minutos atrás, Pedro98 disse:

@Imakuni Qual seria as desvantagens? estou querendo comprar para aproveitar a minha Z170, comprar um novo kit iria sair caro e não compensaria muito, vendo que um 6400 a 4.7GHz bate fácil um 2400G em jogos

Vai gastar pelo menos +250R$ em um cooler capaz de segurar um i5 a 4.7Ghz, vai consumir e esquentar horrores em comparação ao 2400G, que é desbloqueado para overclock, e te da suporte até 8C\16T, talvez 12C\24T ano que vem. Provavelmente teria uns 5~10% mais performance que o 2400G na media, com frametimes meia-boca como de costume em quad-cores sem HT\SMT. Nada que importe com uma R7 360 que hoje ja deve estar limitando seu processador atual.

A não ser que esse i5 saia por menos de R$500,00 - não vale a pena. Especialmente com o consumo e temperaturas que viram com um OC desses, SE, você conseguir subir tanto.

Bclk afeta rede, PCIex, RAM, pode causar stress adicional em outros componentes e causar instabilidades no sistema.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, Pedro98 disse:

Qual seria as desvantagens?

1- Você tem que rodar uma bios desatualizada, que por si só vem com problemas secundários.

2- Você perde o sensor de temperatura dos núcleos.

3- Você perde a iGPU.

4- Você perde todas as funções de economia de energia.

5- Você perde suporte para instruções AVX e superior.

E tinha mais alguma coisa, mas faz tempo que eu não toco no assunto, então eu não lembro o que era.

7 minutos atrás, Pedro98 disse:

estou querendo comprar para aproveitar a minha Z170, comprar um novo kit iria sair caro e não compensaria muito, vendo que um 6400 a 4.7GHz bate fácil um 2400G em jogos

Péssima ideia. Primeiro que o 6400 não bate o 2400g. Talvez em alguns jogos que só usem 1~2 núcleos, realmente um com clock alto (já vamos tocar nesse assunto) consiga, mas para a maioria, os threads extras do 2400g vão acabar compensando a diferença de clock ao ponto de ser superior. É mais ou menos comparar um 6600k com overclock e um 6700 sem: na época, a recomendação era sempre ir no 6700, mesmo com a diferença de clock.

Ah, e por falar em clock, o 6400 não bate 4.7 fácil coisa nenhuma. Há uma razão para esse ser um dos quad cores mais baratos: eles são chips ruinzinhos, que a Intel lança como produto mais fuleiro para aproveitar a peça ao em vez de jogar fora. Não que não possa acontecer, às vezes você pega um bom / faz um teste de stress meia boca e consegue chegar nisso. Mas na real, um número mais sensato seria na casa dos 4.2~4.4.

Em todo caso, continua valendo mais a pena vender sua Z170 (e processador, se tiver) e juntar com o dinheiro do 6400 para comprar um 2400g com uma mobo B350.

7 minutos atrás, Atretador disse:

Especialmente com o consumo e temperaturas que viram com um OC desses, SE, você conseguir subir tanto.

Tirando a parte do clock (que como eu disse, dificlmente vai atingir), o consumo não vai ser tão ruim assim por ser um apenas um Skylake (14nm, consumo beeem menor que os Kaby na mesma tensão), não ter suporte AVX e ser apenas um quad core.

• Curtir 2
Postado

@Imakuni @Atretador Uso o PC apenas para o Photoshop, Illustrator, programas leves e jogos, a maioria dos jogos roda tranquilo a 60 FPS(eu não ligo de deixar os gráficos no minimo) mas alguns jogos CPU bound, como o GTA V que eu jogo bastante fica quase sempre há 100 % da CPU, em partes que não usa muito a CPU roda a 60 FPS liso.. queria gastar pouco para não ter esse gargalo e futuramente quando houver gargalo eu fazer um overclock e reduzir a diferença, no forza horizon 3 por exemplo roda bem tranquilo e o uso da CPU fica entre 50-60%, não quero trocar todo o meu PC, vendo que tudo no hardware está caro, hj por exemplo não se acha uma placa-mãe com os benefícios que a minha tem por 500 reais.. realizei um overclock leve na placa de vídeo e já consigo rodar a maioria dos jogos no minimo e em full hd a quase 60 FPS, placa de vídeo nova iria fazer uma diferença boa, porém n pago quase 1000 reais em uma GTX 1050 Ti, prefiro esperar a nova geração.

Lendo o que vcs falaram a respeito do BCLK eu realmente não gostei, traz mais problemas que benefícios, tendo isso em mente, um air cooler Zalman Cnps10x Extreme segura um i5 6600k com um over entre 4.7GHz e 5GHz? achei esse i5 pouca coisa mais cara q o i5 6400 e como ele permite overclock fiquei interessado.

Postado
12 minutos atrás, Pedro98 disse:

Lendo o que vcs falaram a respeito do BCLK eu realmente não gostei, traz mais problemas que benefícios

Sim, tanto que não é um negócio oficial, é na verdade uma gambiarra que os fabricantes de placa-mãe (*cough* Asrock *cough*) fizeram para poder liberar o OC em processadores bloqueados.

14 minutos atrás, Pedro98 disse:

tendo isso em mente, um air cooler Zalman Cnps10x Extreme segura um i5 6600k com um over entre 4.7GHz e 5GHz?

Você não vai conseguir chegar em 5ghz sem soluções de resfriamento mais radicais, chips Skylake simplesmente não conseguem, ficam presos na casa dos 4.6~4.8. E quanto a 4.7, você vai precisar de um cooler melhor que o que você tem para atingir isso; o seu deve travar em 4.3~4.4, não tenho certeza.

18 minutos atrás, Pedro98 disse:

achei esse i5 pouca coisa mais cara q o i5 6400 e como ele permite overclock fiquei interessado.

Quanto você vai pagar nele? E já aproveitando, qual o modelo da sua placa-mãe?

Postado

@Imakuni 600 Reais em um usado de um cara vendendo na minha cidade(quase 2 anos de uso) e encontrei um no mercado livre por 699(1 ano de uso) acredito que o do mercado livre dê para pechinchar, vendendo o meu G4560 irei gastar menos ainda, a minha placa-mãe é uma ASRock Z170 Gaming K4, na época adquiri por 500 reais e frete grátis no mercado livre, ela tem bastante recursos para overclock, dissipação dupla e bastante fases(de qualidade) então acredito que um overclock deve ficar bem estável, o meu único medo é a temperatura.. o meu G4560 por exemplo n passa dos 40 graus em jogos, eu gosto de tudo trabalhando em baixa temperatura no meu PC, a minha placa de vídeo por exemplo eu abri mão do barulho para a temperatura dela n subir com o over q fiz, em jogos a 100% a temperatura dela n passa dos 50 graus.

Uma pergunta, ao fazer o overclock no processador já era? não posso mais reduzir os clocks? quero ir testando as temperaturas de acordo com o clock.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!