Ir ao conteúdo

tem como fazer a placa-mãe apitar ou algo assim caso o water cooler morra?

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

eu tenho um maelstrom 240T e vi um video falando q se a bomba dar problema meu pc todo pode ir pro saco então teria como botar algum aviso ou algo semelhante se a bomba morrer para que eu tome as providencias? o que eu deveria fazer se ele morrer?

Postado

@Gibran Davila Não, na verdade placas mães mais modernas vem com uma telinha LCD que indica um erro em Hexadecimais aonde você vê na internet o erro, exemplo, digamos que minha placa-mãe está indicando um problema 1F, então eu recorreria ao manual ou site do fabricante e lá costuma informar o problema.

Esses aqui que são os speakers que você pode conectar na placa-mãe:

image.png.d03b47c6eb0a638f0dd1e54b81150aac.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Gibran Davila Sim ela tem sim, as mais tops tem, a minha X99 gaming g1 que tem um tempinho de mercado tem também, a sua que saiu esse ano basicamente tem sim:

2017092516023005_big.thumb.png.c94a3b58cbbd75807ff04c8e2b228569.png

Veja perto da entrada SATA, neste modelo a AORUS deixou um LED para cada equipamento, um para CPU, um para memória, um para VGA e outro de BOOT.

Neste exemplo à seguir veja, este é o LCD que lhe falei, este se localiza na minha placa-mãe e ele mostra um código quando tem algum erro:

10903_big.thumb.png.8e1a989db376ba82af40ad7c45e663f2.png

• Obrigado 1
Postado

@Gibran Davila a sua placa-mãe tem duas características que você pode usar para detectar que a bomba parou de funcionar. 

1 - water cooling flow rate detection.

2 - fan fail warning.

Também tem o overheating warning.

Você também tem três conectores com características de CPU_FAN (que devem avisar quando o fan / bomba pararem de funcionar).

CPU_FAN
SYS_FAN3_PUMP
CPU_OPT

Então dá para plugar a bomba e os fans em dois desses três conectores (bomba em um um deles, os dois fans em outro). Pesquise no seu BIOS as opções de aviso. Eu não entendo muito disso, mas o CPU_FAN eu sei que avisa quando o fan / bomba parar de funcionar. O speaker talvez seja bom para apitar nesse caso. Esse CPU_OPT deve ter a mesma função. Esse SYS_FAN PUMP deve ter também algum aviso de que a bomba parou de funcionar. Talvez até para avisar quando ela abaixar de certa rotação.

No manual da placa-mãe não explica, mas você pode ver no BIOS as opções que esses conectores oferecem.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...