Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Geraldo Mangela

Problemas com Periféricos USB na instalação do Windows

Recommended Posts

Saudações, galera!

Seguinte: essa semana troquei algumas peças da minha máquina. Instalei uma placa-mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming/BR, um processador Intel i38100, uma RAM T-Force Delta RGB 8Gb DDR4 2400MHz, o gabinete imagino que não seja relevante e adicionei um SSD Kingston 120Gb. Conectei o SATA do SSD na porta SATA1 da placa-mãe e o HD, que eu já tinha, na porta SATA3.
Montei um pen-drive bootável com o Windows 7, seguindo essas dicas e aparentemente deu certo, pois ao conectar o pen-drive em alguma outra máquina, mostra-se o ícone como se fosse um disco de instalação do Windows mesmo.

Liguei a máquina, entrei na BIOS, o pen-drive foi reconhecido e então o coloquei como boot primário e o SSD em segundo. Em seguida habilitei o CSM como o site da Asus recomenda em caso de boot customizado. Também habilitei a opção Suporte USB Legacy, que o site da Asus recomenda para que os periféricos funcionem na instalação de Sistemas Operacionais a partir de pen-drives. Fui no menu Exit, salvei as mudanças na BIOS e reiniciei clicando na mesma opção. Até aí mouse e teclado funcionam perfeitamente.

O problema veio em seguida, quando ao invés de abrir a tela de instalação do Windows, apareceu essa tela preta informando que o Windows estava potencialmente corrompido. Até aí ok, cliquei para começar o reparo. Na sequência apareceu uma tela com essa janela (com a opção US selecionada ao invés do exibido na imagem do link) e aí meu teclado e meu mouse, ambos USB, não funcionam mais. Conferi bem e ambos estão conectados em portas USB 2.0, e mesmo trocando de porta ou conectando no painel frontal, os periféricos não funcionam nessa janela.

Alguém faz ideia de qual pode ser o problema? Nas páginas de venda da placa-mãe, informam que o Sistema Operacional suportado é o Windows 10 64bit. Pode ser essa minha falha? Pois pensei que isso importaria somente se eu reutilizasse o SO instalado em algum disco rígido. Outro ponto é eu estar utilizando o mesmo HD. Minha ideia era formatá-lo na tela em que o Windows pede para que eu selecione em qual disco instalar o SO, daí eu formataria o HD (que possui o Windows que eu utilizava antes de trocar as peças), deixaria ele limpinho e instalaria o Windows no SSD. Quanto aos drivers, a placa-mãe veio com o CD com eles. Há como instalá-los antes de instalar o Sistema Operacional? Pois imagino que se fosse possível, os drivers de USB estariam lá no meio e resolveria-se o problema.

Não encontrei nenhum mouse ou teclado com conexão PS2 aqui perto, seja emprestado ou comprando, então estou maluco para resolver esse problema. Agradeço muito a quem puder me auxiliar e a quem dedicou tempo a meu problema desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas placas Asus tem na configuração da USB várias opções entre elas "boot parcial por usb" se não marcar isso, tanto o teclado como o mouse ou qualquer usb só irão funcionar após o windows subir quase que totalmente, isso inviabiliza as opções necessárias ao teclado principalmente que é o acesso a bios teclando o delete.

Existem meios de trocar de placa sem precisar formatar o hd mas nada substitui uma instalação limpa e do zero , inclusive com drivers atualizados obtidos na internet já que o DVD fornecido com a placa contém arquivos defasados.

Você não precisa acessar a bios para habilitar esse ou aquele dispositivo, placas Asus assim como outras, possuem o  menu de boot, no caso seu seria clicar F8 na inicialização e escolher a opção desejada.

Obs: Se for o seu caso, e na bios estiver marcado para não iniciar com dispositivos usb, isso só se resolve resetando a placa tirando a bateria, ai por default a bios é carregada com a opção que habilita as usb durante o post assim pode usar teclado, mouse, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, misterjohn disse:

Algumas placas Asus tem na configuração da USB várias opções entre elas "boot parcial por usb" se não marcar isso, tanto o teclado como o mouse ou qualquer usb só irão funcionar após o windows subir quase que totalmente, isso inviabiliza as opções necessárias ao teclado principalmente que é o acesso a bios teclando o delete. [...]

Então, a única opção relacionada a USB que minha BIOS exibe é em relação a Suporte USB Legacy. Há no mesmo menu uma opção XHCI Hand-off, que confesso não fazer ideia a que se refere. E até a tela com a janela de escolha de tipo de entrada do teclado ser exibida, o teclado e mouse funcionam, tanto que mexo na BIOS através deles.
Há, e não sei se é relevante, apesar das funções dos periféricos ficarem inválidas, os LEDs deles funcionam normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Está cada vez mais complicado instalar o Windows 7 em processadores atuais, alguns já não aceitam mais o Windows 7.

Pesquise para ver se não é o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Também imagino que seja essa incompatibilidade, @f_neto , inclusive vou tentar com o Windows 10 quando chegar em casa amanhã. Na verdade, não só imagino como espero que seja isso kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia fazer uma imagem da minha bios, mas como estou usando teclado e mouse sem fio, eles não aparecem como essas opções que citei acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais