Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
XWagnerX

Esse tipo de ligação (nobreak + filtro de linha) "pode" ser aconselhável?

Recommended Posts

Bom dia, desculpem se ja existe esse assunto por aqui, realmente não encontrei, falavam de tudo, menos sobre minha dúvida.

Liguei meu pc em um Nobreak que trás ondas por aproximação, mas meu intuito seria a queda de energia mesmo, nesse caso atenderia o propósito. Mas acredito que não  proteja totalmente de surtos e oscilações. Na meu modo de pensar: " Se o nobreak não tem totalmente a proteção de surtos da rede, a energia ligada nele, passa pelo Clamper e chega ate o pc, nesse caso, me protegiria do apagão e ao mesmo tempo filtra a rede até o equipamento" dando tempo suficiente em desligar tudo da tomada.

Essa combinação nobreak + filtro de linha seria aceitável?

O nobreak é um APC 1400w e o filtro de linha é um Clamper 5 tomadas.

Pensei em ligar apenas o clamper no Pc, mas em relação aos apagões, como ele reage!? O equipamento será desligado da mesma forma.

O que me dizem?

PicsArt_07-04-08.06.52.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O filtro de linha não segura o equipamento funcionando em caso de queda de energia. Neste caso, precisa do nobreak mesmo. A ligação que você propôs não apresenta, em si, nenhum problema. Pode usar sem problemas. Teoricamente o filtro de linha não seria necessário, com o nobreak fazendo o serviço. Mas se você não confia no equipamento, pode usar assim, sem problema. Lembrando que não é aconselhável ligar impressora no nobreak, mesmo se estiver no filtro de linha.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

Sim, seria apenas o pc e o monitor ligado a ele, e tb não seria para continuar usando quando a energia acabar, me sentiria um pouco mais seguro nesse caso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@XWagnerX Primeiramente, uma coisa precisa ficar clara: quedas de energia não provocam danos a equipamentos. Os surtos e oscilações naturalmente associados a elas sim. Para impedir isso serve o filtro de linha com DPS, como seu Clamper. A única coisa que poderia ocorrer por culpa da queda em si seria corromper algum arquivo que você esteja salvando no momento ou o sistema operacional se você tiver muito azar dele estar atualizando. Fora isso, não há problemas no desligamento por falta de energia.

 

Não sei que tipo de fonte de alimentação você está usando no seu computador, mas nobreak de onda aproximada, provavelmente trazendo a porcaria do estabilizador interno, é péssimo para qualquer equipamento. Quando a energia está sendo fornecida normalmente, seu problema será o estabilizador, que sabemos que é uma desgraça. Quando estiver usando na bateria, em eventual falta de energia, tudo o que estiver ligado nele vai receber uma magnífica onda retangular que, como você pode imaginar, definitivamente está muito longe do formato das ondas senoidais.

 

Se você realiza algum tipo de trabalho muito importante que não pode ser interrompido, não há muita saída a não ser adotar o nobreak (o seu nem é um nobreak, é um shortbreak). Se o que você quer é manter seu equipamento protegido contra as "quedas", use somente o filtro de linha. Vai estar fazendo um favor à pobre da fonte de alimentação, principalmente se ela tiver projeto com PFC ativo.

 

Temos bastante material neste setor abordando esses assuntos, muita coisa escrita pelo Faller. Há também os vídeos gravados pelo próprio Gabriel Torres no canal do Clube do Hardware. :thumbsup:

  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×