Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Drigs

C Iniciar cada palavra com letra maiscula sem função

Recommended Posts

Postado (editado)

Na tabela ASCII letra maiúsculas e minusculas são distanciadas por 32 posições então criei um if para diminuir 32 toda vez que tivesse um espaço e outro if para para a primeira posição diminuir 32, mas o if da primeira posição não funcionava então coloquei -16 e deu certo alguém poderia me explicar o porque e se tem algo desnecessário ou talvez uma forma melhor de se resolver, mas lembrem-se sem funções!!! 

#include <stdio.h>
#include <string.h>

int main(){   

int i;    
    char frase[50]; 

printf("Escreva a frase: ");    
    scanf("%[^\n]", frase);    

for(i = 0; i < 50; i++){
        if(frase[0]){
            frase[0]= frase[0] - 16; //aqui esta o erro//
        }     
        if(frase== ' '){
        frase[i+1] = frase[i+1] - 32;
        }
    }

printf("\nFrase convertida = %s\n", frase);

return 0;
} 

Editado por Simon Viegas
Inserir tag CODE

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Seu código está subtraindo 50 vezes o número 16 de frase[0], pois o código entra nesse if toda vez que o ciclo for é executado.

Então:

50 * 16 = 800

Mas o tipo char tem apenas 8 bits, indo de -128 até 127 com sinal, ou de 0 a 255 sem sinal, para um total de 256 números possíveis em ambos os casos. Então o que acontece é que você vai subtraindo até estourar o limite mínimo do tipo char (com ou sem sinal), e devido ao modo como números inteiros são armazenados em forma binária o que acontece é que quando a subtração estoura o mínimo na verdade o número vai para o valor máximo, como se os números fossem cíclicos.

Então fazendo a divisão inteira:

800 / 256 = 3, ou seja seu código faz 3 ciclos completos retornando ao número original.

800 % 256 = 32, ou seja restam 32, que é o valor total subtraído do char original no fim das contas.

Editado por isrnick
  • Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Drigs disse:

Encontrei outro erro: O que lhe garante que a frase já não começa com letra maiúscula, ou pior com número, ou sinal. Pois a pergunta do programa é "Escreva a frase".

Ex.:

Escreva a frase: Ás vezes ༼ಢ_ಢ༽
▍

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

1#
Seu if está errado:

1 hora atrás, Drigs disse:

if(frase[0]){

}

Você apenas colocou um caractere como condição. Por exemplo, se eu escrever "joao de santo cristro", a posição 0 terá o "j", correto? logo, seria o mesmo que fazer:

if("j") {

}

Daí, a condição está sempre dando verdadeira (obs.: não sei porque!). Seria como o if não existisse, pois como é um valor estático, o resultado da expressão sempre será igual!!! (sempre será verdadeiro).

Daí, "funcionou" com o -16 devido ao explicado por @isrnick.

2#

O que você está verificando é se é a primeira posição, logo seria algo como:

if(i==0)

3#

Esses 2 if são mutuamente excludentes, logo precisa utilizar um else. Não sei se vai ficar mais eficiente, me refiro a lógica.

Outra coisa, a depender faz a atualização da primeira posição antes do for, e dentro só deixa o segundo if.

4#

Acho que não precisa fazer sempre até 50, mais correto seria fazer de 0 até o tamanho da frase digitada.

5#

Não precisa de {}, pois só tem uma instrução nos if, assim como no else.

6#

Poste o enunciado completo, pois as características do código depende do que foi solicitado. (não adianta fazer um código "certo" para o "problema errado". Seria como um médico fazer uma cirurgia perfeita na perna do paciente, mas ele foi internado para cirurgia de miopia...).

Por exemplo, e se eu já digitar as palavras com as iniciais em maiúsculo... esse código vai funcionar? creio que não... mas e aí, era para acontecer o que?

Por ai vai.

Editado por Simon Viegas
Remover complementação equivocada
  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei, mas o exercício não pede isso, ele é introduzido somente com minusculas e o objetivo é colocar a primeira de toda palavra com maiúscula.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Drigs disse:

eu sei, mas o exercício não pede isso, ele é introduzido somente com minusculas e o objetivo é colocar a primeira de toda palavra com maiúscula.

Vide:

16 minutos atrás, Simon Viegas disse:

Poste o enunciado completo, pois as características do código depende do que foi solicitado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Simon Viegas disse:

Creio eu que seja um problema secundário... ou seja, a falha já ocorre mesmo digitando uma frase ideal... como "bora baea minha porreta".

Algo a ir pensando desde de agora, inclusive investigando se é ou não maiúscula da inicio a solução do problema, pois a distancia entre Z - A é igual a distância entre a - z. Com isso basta obter a diferença e somar:

Seja x:= frase[0]

Se A <= x <= Z: x é maiúscula nada se fazer

Se a <= x <= z: então faça: x = x-a + A.

Resolvido :thumbsup:

Claro que pode também deslocar toda a distância -16 como propostos. Fica essa solução como alternativa

adicionado 2 minutos depois

Depende mesmo do enunciado.

adicionado 4 minutos depois
9 minutos atrás, Drigs disse:

Isso só facilitou, basta agora saber quais os recursos que podem e devem ser usados, segundo o enunciado. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre:

2 minutos atrás, AnsiC disse:

Algo a ir pensando desde de agora, inclusive investigando se é ou não maiúscula da inicio a solução do problema, pois a distancia entre Z - A é igual a distância entre a - z. Com isso basta obter a diferença e somar:

Foi mal... eu tinha respondido errado. Não tinha visto o "OUTRO erro", rs. Tanto que apaguei logo depois!!! (acho que não deu tempo).

Sobre:

8 minutos atrás, AnsiC disse:

Claro que pode também deslocar toda a distância -16 como propostos. Fica essa solução como alternativa

Esse -16 foi explicado por @isrnick, ou seja, resumidamente o if está errado, e fez várias subtrações... utilizando -16, coincidiu com a resposta certa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, AnsiC disse:

Depende mesmo do enunciado.

adicionado 4 minutos depois

Isso só facilitou, basta agora saber quais os recursos que podem e devem ser usados, segundo o enunciado. 

posso usar as letras invés dos números da tabela ASCII, pra indicar entre elas?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
16 minutos atrás, Drigs disse:

Sim.

Veja como fica o código checando se é uma letra minúscula antes de transformar em maiúscula, e usando apenas caracteres ao invés de constantes (como 32 que usou no seu código):

#include <stdio.h>

int main(){   

int i;    
    char frase[50]; 

scanf("%[^\n]", frase);    

for(i = 0; i < 50 && frase[i] != '\0'; i++){
        if( (i == 0 || frase[i-1] == ' ') && frase[i] >= 'a' && frase[i] <= 'z' ){
            frase[i] = frase[i] - 'a' + 'A';
        }
    }

printf("\nFrase convertida = %s\n", frase);

return 0;
}

Isso funciona pois o tipo char é um tipo de números inteiros (com 8 bits na forma binária).

O que acontece quando imprimimos usando %c ou %s é uma conversão usando a tabela de caracteres, para imprimir o caractere correspondente ao número na variável char.

Editado por isrnick
  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Confuso 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
29 minutos atrás, Drigs disse:

Isso mesmo, como já exemplificado, as chamadas literais~char são representações dos valores da tabela ASCII dentro do nosso código-fonte. Inclusive recomendam o uso das literais sempre.

PS.:

Fica mais bonito de se ver também ;)

Editado por AnsiC
  • Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Sobre:

48 minutos atrás, isrnick disse:

if( (i == 0 || frase[i-1] == ' ') && frase[i] >= 'a' && frase[i] <= 'z' ){

Ali no [i-1], com i=0, não estaria acessando uma posição inexistente do vetor? isso não poderia dar algum problema?

Seria algo como:

if( (0 == 0 || frase[-1] == ' ') && frase[0] >= 'a' && frase[0] <= 'z' ) {

Ou existe algum tratamento para posições negativas?

adicionado 6 minutos depois

Outra dúvida:

As letras com acentos, e outras como 'ç', ficam entre 'a' e 'z' ou para tratar esses casos precisaria utilizar outras faixas?

Editado por Simon Viegas

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Simon Viegas disse:

Sobre:

Ali no [i-1], com i=0, não estaria acessando uma posição inexistente do vetor? isso não poderia dar algum problema?

Não. Pois a avaliação booleana "Verdadeiro OU qualquer-coisa" sempre resulta em "Verdadeiro".

Então em:

i == 0 || frase[i-1] == ' '

Se a primeira parte for verdadeira a segunda parte não precisa ser checada, logo nesse caso por otimização essa segunda parte nem se quer é executada, pois é desnecessário. A segunda parte só é executada e verificada se a primeira parte for falsa. Portanto nunca acessa a posição que não existe.

Mas se tivesse invertido a ordem das duas partes ficando:

frase[i-1] == ' ' || i == 0

Realmente ocorreria um acesso a uma posição do vetor que não existe.

Logo, você precisa já saber que este é o modo/sequência em que o código é executado, e como se comporta, e organizá-lo tal que não ocorra o acesso errado.

Isso não é algo exclusivo da linguagem C, todas as linguagens de programação que já usei fazem este tipo de otimização em operações booleanas (só executa e avalia a segunda parte se ela for afetar o resultado).

Veja o caso do E:

"Falso E qualquer-coisa" sempre resulta em Falso. Logo, se a primeira parte é falsa não checa a segunda parte.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Drigs Olá. Para facilitar a resolução desse exercício recomendaria dividir o mesmo em duas partes.

1. Trate da 1ª palavra da frase

2. Trate do restante da frase

Foi essa a forma q usei p resolver o exercício

adicionado 23 minutos depois

Só q o @isrnick não pensou assim. Resolveu tudo em um for só.

Editado por giu_d
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
5 horas atrás, Simon Viegas disse:

As letras com acentos, e outras como 'ç', ficam entre 'a' e 'z' ou para tratar esses casos precisaria utilizar outras faixas?

É outra faixa sim que integra certa dificuldade de implementação. A complexidade engloba até codificação de arquivos. Não é difícil de fazer, é difícil de ensinar. 

Editado por AnsiC
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@AnsiC É correto usar o termo "Capitalizar" a primeira letra de cada palavra para um exercício como esse?

Editado por giu_d

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, giu_d disse:

@AnsiC É correto usar o termo "Capitalizar" a primeira letra de cada palavra para um exercício como esse?

Acho que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais