Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VPN e Acesso Remoto pelo NET Virtua


Ir à solução Resolvido por Rafaelaraujosouza,

Posts recomendados

Bom dia, membros do Fórum!

 

Cenário atual: Servidor (Windows Server 2016) e rede interna ligados á internet com NET Virtua. Fazemos trabalhos home office e estávamos utilizando acesso remoto em uma máquina virtual windows 7 no servidor;

 

Deficiência: acesso remoto fica lento e incomoda um certo delay até mesmo em simples digitação. Alguns programas ficam difíceis de utilizar e como são arquivos pequenos, tentamos incluir o serviço de VPN em nosso servidor;

 

Problema: VPN foi configurado e reconfigurado N vezes e funciona na rede interna em todos os protocolos testados, mas não funciona pela internet. Fizemos e refizemos os encaminhamentos de porta, mas não funciona através da internet;

 

A NET: Após ler na internet vi através de relatos que a NET de fato bloqueia algumas portas de entrada, então adotei a tática de ligar algumas vezes com o mesmo problema para ver as respostas médias. Conclusão: 1- atendente informa que é tudo bloqueado (até o acesso remoto, mas este serviço funciona); e 2- Só as portas para servidor de e-mail são bloqueadas. TODAS as demais estão abertas;

 

Não tenho mais testes a fazer nem mais ideias. Por isso queria expor essa situação aqui no Fórum para ver se alguém passou por uma situação parecida, pois a solução que estou enxergando consistem em migrar para o NET Empresas numa tentativa às cegas, mesmo sabendo que ficará mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia sr @Rafaelaraujosouza,

 

No momento, não tenho como passar clareza em minhas informações, mas conforme um dia me sugeriram.

 

Utilize o modem da NET como bridge.

e tente realizar o redirecionamento de portas por um novo roteador.

 

Obs: é somente sugestão, se trouxer respostas satisfatórias, por gentileza, nos retorne os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Creio que o maior problema que você vai enfrentar ai, seria o CGNAT, que vai inviabilizar o redirecionamento de portas. No mais, não creio que todas as portas seriam bloqueadas a ponto de deixar um serviço sem funcionamento.

 

Para saber se sua rede é CGNAT, você deverá ver um IP de faixa 100.xxx.xxx.xxx no status de porta LAN do roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do roteador e sites. 

Noip tb informa este ip.

O acesso remoto funciona. 

 

Amigos! um detalhe: numa das ligações o operador da net informou que a porta para servidor de email é bloqueada.

Lendo sobre um outro assunto, vi que as portas de 0 a 1023 são portas reservadas pra servidores. De fato: 21, 22, 25, 587, 443 e muitas outras.

Para servir uma conexão VPN precisa de outras portas nessa faixa além da 1701 ou 1703. Essa hipótese também diz porque o acesso remoto funciona (3389). Vou testar algo nessa linha e posto aqui.

Espero que dê certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Amigos, obrigado pela ajuda!

Consegui fazer o VPN funcionar, porém está estranho. Acredito que seja tema para outro post. Explico:

ao configurar o VPN, fiz a monitoração de portas por um aplicativo e somente a porta 1723 (PPTP) esta aberta para receber conexão. Localmente, me conecto via PPTP (porta 1723) e por L2TP com ipsec (portas 500, 4500 e 1701), porém, este protocolo se conecta também na porta 1723 e somente nessa porta. Fiz o teste encaminhando a porta 1723 e funcionou em PPTP (além disso reconfigurei o servidor VPN). Funcionou através da web. Quando mudo para L2TP, para de funcionar. Mesmo encaminhando as outras portas (500 e 4500 ou mesmo 1701) não funciona, pois o servidor não está com as portas do L2TP e ipsec abertas. Vou dar um tempo e depois procuro saber por que somente a porta 1723 está aberta e por que toda conexão ocorre apenas através dela. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!