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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rafael Nicolai

Layout fonte simétrica ajustável (LM317, LM337)

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Postado (editado)

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês o meu layout para uma fonte simétrica ajustável e +12V fixos.

Utilizei o LM317 (+20V ajustáveis), LM337 (-20V ajustáveis), LM7812 (+12V fixos). Estou deixando o top silk e o layout. Espero que gostem, abraços!

 

 

topsilk.PDF

fonte simetrica ajustavel.PDF

 

 

 

fontecorrigdo.jpg

Editado por Rafael Nicolai
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Postado (editado)

@Rafael Nicolai ,

 

Tem alguma coisa errada, ou melhor, algumas ....

 

Se entra 15V AC, após retificação e filtragem nao terá 15V DC, e sim algo perto de 20V . Tanto a parte positiva como a parte negativa.

 

A sua fonte ajustável de tensão negativa .... diz que entra -15V , então como sai -20V ??????

 

Na verdade entra cerca de -20V , e sai regulado entre -1,2 e uns -17 Volts ( com bem pouca carga ), se puxar uma corrente maior  a tensão de saída pode nem chegar a -13V .  Vai depender das características do transformador que vai alimentar tudo isso.

 

As observações acima também vale para a sua fonte ajustável positiva, apenas retirando o sinal de - .

 

Não olhei com calma todos os circuitos, mas mude isso, pois de repente pega algum iniciante que monte para obter 15 V DC e pode queimar a montagem pois vai sair 20V.

 

Lembre-se : um transformador que voce compra como saida de 15V AC  tem esse valor RMS !!! Para obter a tensão de pico, que é a obtida no ponto máximo da senóide, tem de multiplicar por 1,41  ( raiz quadrada de 2 ).

 

A retificação com ponte em onda completa vai manter o pico da tensão quando a corrente exigida for baixa, então multiplique 15 * 1,41 = ~ 21 V, menos a queda de dois diodos ( 1,4 V ) resulta em 19,6 V . Eu chutei uns 20 kkkk

 

 

Paulo

Editado por aphawk
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Opa, valeu meu amigo !

 

12 minutos atrás, Rafael Nicolai disse:

Estava pensando em usar um transformador convencional de 15+15 / 1A

 

Ok, vale o que eu falei acima, pois 15V + 15V na saída de um transformador significa valor RMS, e não de pico, portanto vai ter mesmo as tensões perto de 20V sem carga.

 

Vamos imaginar agora com carga de 1A :   o nível DC na saída da ponte retificadora vai cair bastante, e terá na saída da ponte cerca de 14 V DC, com um baita ripple de alguns volts.

 

Os reguladores vão perder pelo menos uns 3 Volts para trabalharem de forma confiável, então a tensão máxima que conseguirá entregar na saída será em torno de 11 Volts. 

 

Significa que o seu regulador de 12v fixo também não vai conseguir manter os 12V na saída....

 

Percebeu o porque hoje em dia se usa fontes chaveadas, e não lineares ?

 

Mas de qualquer maneira é o primeiro projeto que todos montam, então sua contribuição vale bastante para os iniciantes, ok ? Basta lembrar que vai funcionar bem com correntes de até uns 500 mA, o que atende quase todos os tipos de montagens.

 

Paulo

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@Rafael Nicolai ,

 

Sim, aqui mesmo no Fórum tem bastante coisa, use a ferramenta de pesquisa e procure FONTE CHAVEADA, tem até um pequeno tutorial.

 

Mas te adianto que não é para principiantes, tem de ter conhecimento de como funcionam indutores toroidais, circuitos de chaveamento, etc.

 

Antigamente fazer uma boa fonte custava bem caro.

 

Hoje em dia, existem fontes chaveadas de 12V e de 24V para uso com LEDS, fornecem até 15A e custam bem barato.... embora tenha umas que são porcaria, tem outras com uma qualidade/ripple aceitável.

 

Eu uso uma no meu rádio que fornece 12V por 15A e trabalha bem gelada, com ripple bem baixo. Se me lembro bem , paguei menos de 100 reais nela !

 

Tem muitas opções no Mercado Livre, não vale a pena montar, pois só um transformador para isso custa mais do que 100 reais hoje !

 

Mas nada te impede de montar um circuito linear para ajustar a tensão de saída, mas precisa usar um baita dum dissipador se for utilizar altas correntes .

 

Paulo

 

 

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Postado (editado)

Aproveitando o tópico, eu também fiz uma fonte simétrica dessas.

No meu caso fornece 4 tensões diferentes com corrente máxima de 4 amperes no total:

  • +5V regulados com 7805 e TIP147, destinado a alimentação de circuitos lógicos e digitais;
  • +12V diretos sem regulador, destinado a testes de peças mais "brutas" como peças de automóvel;
  • +1,2 a +30V com regulador LM317 e transistores 2N3055, destinado a aplicações gerais;
  • -1,2 a -30V com regulador LM337 e transistores 2N3055, destinado a aplicações gerais.

Tem também o voltímetro digital que com uma chave se seleciona qual tensão deve ser mostrada, se é a negativa ou a positiva.

Deixando a chave no meio temos a soma das duas tensões, sendo o máximo de 60V.

O voltímetro tem um sistema automático de escala, onde abaixo de 18V temos no display o valor de duas casas depois da vírgula, como por exemplo: "17,53V" depois de 18v aparece "18,7v".

Coloquei também um teste de diodo zener, ao colocar o diodo nos terminais o display mostra a sua tensão zener.

Quanto aos componentes que usei, muitos (como capacitores e diodos) eram sucatas, por isso são meio diferentes do habituais.

Os transistores por serem 2N3055 falsificados, acabei colocando dois em cada lado.

E o transformador eu mesmo enrolei, ele tinha tensões de 10+10VAC e 36+36VAC. Mudei para 12+12V, 24+24V e 10+10V para alimentar o voltímetro, já que o ICL7107 não ia funcionar direito se compartilhasse a mesma alimentação.

 

imagem243.thumb.GIF.ebf847362dc2d1536b6ff863aa37c18a.GIF

 

 

Editado por Mestre88
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