Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou trabalhando em um projeto de uma caixinha de som bluetooth com 12v, porém estou com medo de queimar meu alto falante, é normal o alto falante solta uma pequena faísca (pequena mesmo, sem irônia) ao ser conectado em uma fonte de 12v/2Ah ? Posso queimar o alto falante se deixar o circuito ligado por mas tempo (testei apenas por alguns segundo)? Se 12v for muito, qual seria a tensão ideal para o projeto?

Será que essa faísca apareceu por que eu liguei o alto falante direto na fonte de alimentação ao invés de ligar em um circuito de som? isso fez diferença?

Por favor me ajude!

Postado
21 minutos atrás, 777MarcioJosé disse:

Estou trabalhando em um projeto de uma caixinha de som bluetooth com 12v, porém estou com medo de queimar meu alto falante, é normal o alto falante solta uma pequena faísca (pequena mesmo, sem irônia) ao ser conectado em uma fonte de 12v/2Ah ? Posso queimar o alto falante se deixar o circuito ligado por mas tempo (testei apenas por alguns segundo)? Se 12v for muito, qual seria a tensão ideal para o projeto?

Será que essa faísca apareceu por que eu liguei o alto falante direto na fonte de alimentação ao invés de ligar em um circuito de som? isso fez diferença?

Por favor me ajude!

O alto falante jamais deve ser conectado diretamente a uma fonte qualquer. voce vai queimar a bobina se fizer isso.

Não importa para os alto falantes, qual a tensão da fonte que vai alimentar o conjunto, por que quem alimenta o alto falante é o amplificador. O alto falante deve estar nas especificações do amplificador, e a fonte nas specs do amplificador.

• Obrigado 1
Postado

@Dutra 1010 Entendo mais como se trata de uma bobina achei que não haveria problema em liga-lo de tal forma, porém me esqueci da corrente dessa fonte que é elevada, por isso a faísca que comentei, mais não há um problema grande é se fazer isso, o que acontece é que quando você liga o alto falante na fonte de alimentação, de forma normal, a bobina vai pra frente, quando liga de forma inversa, ela vai para trás, foi por isso o fiz.

Postado
4 horas atrás, 777MarcioJosé disse:

@Dutra 1010 Entendo mais como se trata de uma bobina achei que não haveria problema em liga-lo de tal forma, porém me esqueci da corrente dessa fonte que é elevada, por isso a faísca que comentei, mais não há um problema grande é se fazer isso, o que acontece é que quando você liga o alto falante na fonte de alimentação, de forma normal, a bobina vai pra frente, quando liga de forma inversa, ela vai para trás, foi por isso o fiz.

Alto falantes são feitos para funcionar em corrente alternada, nunca em corrente contínua como a da bateria. 

O amplificador, apesar de ser alimentado com CC, libera sinal de áudio que é CA. 

Mesmo caso dos transformadores, nunca devem ser ligados direto numa bateria. 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 Eu sei, só existe uma situação em que é compreensível ligar um alto falante em corrente CC pelo o que eu saiba, só para saber quais são os polos positivo e negativo.

@777MarcioJosé Sim, você fez isso para saber qual é o polo positivo e o negativo, se o alto falante subir já dá para ter noção quais são os polos. E como eu disse, se a potência não exceder a potência que o alto falante suporta não tem problemas, a bobina vai funcionar como eletroímã. Inclusive existem técnicos de som que fazem isso para saber qual é a polaridade, com o intuito de se precaver do efeito de cancelamento caso o sistema use mais de um alto falante.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...