Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Splitter para Fan


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

Então, estou querendo comprar 5 fans da Corsair modelo PWM LL120 (pra dar um up no visual) minha placa-mãe é uma ASUS PRIME A320M-K/BR, a pergunta é irei precisar da controladora da Corsair (que é cara demais, meu deus) ou posso conecta-las apenas com o splitter? E aproveitando ja quero começar a fazer os upgrades no pc com base na minha configuração abaixo por onde me recomendam começar?

 

AMD Ryzen 5 1400

placa-mãe PRIME A320M-K/BR 

8GB RAM

GTX 1060 6GB

Fonte 500W 80plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2018 às 22:26, renf disse:

Você vai precisar do controlador até pra 1 fan. Então esqueça splitter. Necessita dele neste modelo.

 

Eu pra ser sincero não trocaria nada neste PC. Está ótimo. Deve rodar tudo.

@renf

Boa tarde, 

No meu caso ja ate comprei as fans e a controladora vem junto.

 

Depois de pesquisar bastante percebi que minha pergunta inical foi ate sem sentido ja que tenho que conectar a fan tanto na controladora quanto na alimentação. Como minha placa so tem um conector de fan adicional para liga-los direto na placa-mãe eu teria que utilizar esse cabo splitter, mas ae me surgiu outra duvida. Conectando as 3 fans que comprei direto nesse unico conector de 4pinos da minha placa corro risco de sobrecarga? Consultei o suporte da ASUS e deram uma resposta evasiva e dizendo que perderia a garantia, então olhei no manual e la diz que nesse conector da minha placa o suporte maximo de energia é de 1a e as fans que comprei tem consumo de 0,3a cada totalizando 0,9a ae nao sei se corro esse risco. Outra duvida caso eu conecte as fans direto na fonte como tem a controladora a rotação seria controlada de forma automatica ou rotacionariam em velocidade unica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então. Eu que não estou entendendo direito a sua ideia.

Ligando direto na fonte funciona em rotação máxima.

Ligando no controlador você escolhe a velocidade através da chave na frente do gabinete.

Ligando na placa-mãe ela escolhe a velocidade.

Quanto a corrente. Sinceramente não vale a pena arriscar plugar tudo em 1 conector da placa-mãe. Se fossem 2 fans beleza. Mas 3 fica meio em cima. E como não sei se da pra confiar no fabricante do fan melhor evitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/08/2018 às 11:27, Stefano Ribeiro disse:

@renf

Boa tarde, 

No meu caso ja ate comprei as fans e a controladora vem junto.

 

Depois de pesquisar bastante percebi que minha pergunta inical foi ate sem sentido ja que tenho que conectar a fan tanto na controladora quanto na alimentação. Como minha placa so tem um conector de fan adicional para liga-los direto na placa-mãe eu teria que utilizar esse cabo splitter, mas ae me surgiu outra duvida. Conectando as 3 fans que comprei direto nesse unico conector de 4pinos da minha placa corro risco de sobrecarga? Consultei o suporte da ASUS e deram uma resposta evasiva e dizendo que perderia a garantia, então olhei no manual e la diz que nesse conector da minha placa o suporte maximo de energia é de 1a e as fans que comprei tem consumo de 0,3a cada totalizando 0,9a ae nao sei se corro esse risco. Outra duvida caso eu conecte as fans direto na fonte como tem a controladora a rotação seria controlada de forma automatica ou rotacionariam em velocidade unica?

 

Então @Stefano Ribeiro o que você quer é ligar um spliter de fan nos 3 fans da corsair que comprou numa conexão pwm da placa-mãe? Primeiro problema a ser resolvido é se o conector do fan da corsair é compatível (sim parece absurdo, mas a corsair está com uma política de tornar seus produtos tão exclusivos que é capaz de nem serem mais compatíveis com os padrões ATX e molex - ligue apenas um fan pra ver se funciona normalmente). Resolvido essa parte você pode conectar até 3 fans no mesmo conector sem problemas, eu mesmo faço isso e é seguro - mas não mais que isso porque aí sim você sobrecarregará a placa - mas "normalmente" isso afeta somente a velocidade e desempenho dos fans, mas não custa ter cuidado. Mas lembrando que seu cabo spliter tem somente um plug realmente com 4 pinos (isso se ele for 4 pinos, muitos são somente 3 pinos mas permitem controle de velocidade por software), fazendo com que só a velocidade deste seja medida/sentida pela placa-mãe, e isso faz com que os 3 operem na mesma velocidade através da modulação de sinal que a placa-mãe vai mandar pelo cabo. Mesmo usando o controlador da corsair (hub vendido junto com as ventoinhas) isso se repete.
Opção 1 - usar o cabo spliter para conectar os 3 fans: não precisa outra conexão de energia, a energia fornecida no conector da placa é suficiente para tocar os 3 fans com segurança. Apesar do spliter "ser pwm" somente uma ponta tem essa função, em resumo, as 3 fans operarão na mesma velocidade mas no software da placa-mãe aparece somente uma conexão e uma fan (mas você sabe que são 3 naquele conector). Pronto.
Opção 2 - Depende de qual controlador da corsair veio nos seus fans. Normalmente eles fornecem apenas um "hub" que no fundo vai funcionar exatamente como o cabo spliter, só o controlador tem ligação direto na fonte e possibilita ligar mais fans.

Opção 3 - Se você adquirir o commander pro (aquele caríssimo) ele tem uma conexão USB que possibilita você marcar qual fan está conectada em cada ponto/conexão dele e dizer onde está essa fan pelo software da própria Corsair, o que então possibilitará você controlar individualmente cada fan sem usar o software da placa-mãe. O tal commander pro permite inclusive você conectar o CPU FAN nele - eu mesmo nunca recomendo fazer isso, deixo sempre esse principal conectado na sua conexão padrão da placa-mãe para evitar problemas. Pelo preço desse controlador, ele também controla leds, então seus LL120 ficariam melhor sob controle desse item da própria Corsair. Seus rins e córneas estão legais? kkkk

Inclusive no seu caso, não conecte fans "muito importantes" (CPU ou bomba de água) no spliter, pode ser que precise de um controle mais fino/preciso e isso pode ser um problema nesses itens. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...