Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
fredkissfree

Outro Qual linguagem utilizar no projeto? Python?

Recommended Posts

Bom dia, trabalho com ti e estou aprendendo programação, fiz cursos de lógica de programação e programo web a algum tempo (php), na faculdade vi um pouco de C e Java.

 

Estou querendo aprender um pouco de programação desktop e mobile, minha dúvida é a seguinte:

Quero desenvolver um programa para um amigo meu que tem loja, então teria um banco de dados onde eu faria o controle de estoque, cadastro de clientes e um setor de vendas para que seja registrado os produtos que vendeu, ou seja, só ai vai um banco de dados também. Qual linguagem vocês me indicam e qual banco de dados?

 

Sei que vão falar muito de "vê qual tu prefere ou vê qual tu se adapta", mas na visão de vocês que trabalham com banco de dados, desenvolvimento desktop e mobile qual me indicaria?

 

E qual banco de dados?

 

Minha ideia até seria ele na loja dele usar o programa para trabalho e depois de tudo pronto e funcionando, desenvolver para mobile para que ele consiga pelo menos ter acesso ao estoque dele.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@fredkissfree Basicamente você pode matar dois coelhos com uma cajadada.

Não precisa desenvolver um app mobile e outro "desktop".

 

Podes criar o sistema em PHP + jQuery + MYSQL  com responsividade.

Assim ele acessa otimizado tanto no PC quando no celular/tablet.

 

Mas se mesmo assim você precisa de 2 apps diferentes, segue a mesma linha.  Crie o sistema com as linguagens descritas, depois crie um outro apenas para mobile só para acessar o estoque no celular.

Para isso existe o jQuery Mobile. Que oferece recursos de desenvolvimento de apps para celulares/tablets usando o HTML5 e o jQuery mobile. ( o banco de dados ainda é o mesmo MYSQL)

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DiF Obrigado, é que trabalhei em uma empresa onde as pessoas defendem somente o Delphi, diz que hoje em dia Delphi compila para Mobile... Mas sempre vejo pessoas falando que Delphi ta morrendo... Então complicado isto... Sei que tem área para todas as linguagens e isso vai ter por muitos anos ainda principalmente porque tem sistemas antigos que precisam de manutenção, no entanto, já que vai aprender o conceito de uma linguagem nova é interessante ver uma que o mercado de trabalho procura e que vai render por muitos anos.

 

Sempre tive dúvidas em aprender para desktop: Delphi, C, Java ou Python.

 

Difícil escolha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@fredkissfree  Infelizmente há pessoas com tapa olho de cavalo na cara.

 

Delphi e uma linguagem antiga, que ainda é usada, da mesma forma que Fortran e Cobol.  

Mas o programador deve considerar a necessidade da aplicação.

 

No seu caso, como é um controle de estoque que precisa de duas vertentes: Uso no desktop e uso no celular.

Sendo que a operação será feita no desktop e a consulta pelo celular.

 

Para ela, pode usar Java, C/C++, Python, PHP...

 

Sendo a mais fácil o PHP. Mas lembre-se só porque é fácil não quer dizer que não seja robusta!

Eu faria com HTML5, CSS3 e Jquery para o front-end e o php para back-end.

 

Se quiser ir além,  dá para usar até o Node-webkit e criar uma aplicação de controle de estoque somente como javascript tendo como linguagem de programação e se conectar a um banco de dados.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×