Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curto em componentes SMD em VGA com artefatos


Posts recomendados

Olá,

 

Medindo alguns capacitores SMD que ficam em volta da GPU da placa de video que testei a uns dias atrás, constatei que todos eles se encontram em curto, até mesmo os que estão na mesma posição só que do lado contrário da PCB. Isso me gerou algumas dúvidas pois eu liguei esta placa na semana passada em duas ocasiões e ela apresentou artefatos, fiz teste de Vram no hiren's e apresentou diversos erros.

 

DSC05892.jpg

Foto dos artefatos após ter dado tela preta na área de trabalho. A placa não suporta 15 segundos na area de trabalho até dar tela preta.

 

 

 

654654.jpg

Foto dos capacitores em curto destacados em vermelho, os que se encontram na mesma posição só que do outro lado da pcb também estão em curto.

 

 

Como a fonte (Corsair CX430) permitiu que a placa ligasse e mostrasse artefatos se esses capacitores estavam em curto ? Ou é normal esses capacitores apresentarem curto em ambos os polos ? Ou pode ter sido eletricidade estática que os danificou nesse período de tempo que fiquei tentando diagnosticar o defeito ?

 

 

Uma outra pergunta, caso eu substitua um resistor SMD com resistência de 120ohms por um de 350ohms, poderia dar algum problema na placa ? Os resistores que me refiro são aqueles extremamente minúsculos que não possui números na superfície.

 

A placa é uma 9800GTX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estão em curto ou com resistência baixa? As gpus e chipsets de placa-mãe trabalham com resistência baixa, na faixa de 10 ohms dependendo da placa. E se mostra imagem não é problema de curto, ou é solda BGA ou defeito em algum módulo de memória (geralmente linhas horizontais indicam problema de vram).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Na escala de 200 ohms, os capacitores ficam entre 1.1 a 1.6ohms

 

Sobre as memórias, estou pensando que pode ser o resistor que eu soldei nas trilhas da memoria de 320 ohms, como era um componente que foi arrancado da placa e eu não sabia o valor, coloquei qualquer um no lugar. Só hoje, quando tava quebrando cabeça pra achar o defeito dessa placa, que resolvi medir os outros resistores que ficam bem ao lado desse resistor que eu soldei de 320ohms, todos os 6 que medi me deram resistências entre 120 e 145 ohms.

 

De acordo com Jpad, artefatos podem ser causados por bga GPU, bga VRAM, componentes faltando na placa e solda fria. Será que poderia ser esse resistor de 320ohms na trilha das memórias que poderia está causando artefatos ? Vou fazer a troca por um de 125ohms (foi o único que achei que fica entre 120 e 145ohms) e testar, caso não funcione acho que o jeito terá que ser o reballing pois já medi cada centímetro dessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sim, uma yaxun 886d+. Mas tenho bastante dificuldade em trabalhar com esses tipo de placa (VGA) com ela, sempre e uma dificuldade pra retirar componentes SMD com o ar mesmo ela estando na temperatura máxima e com o air em 60%. A dificuldade é só em VGAs porque em outros tipos de placas os componentes saem instantaneamente, coisa de 5 a 6 segundos.

 

Considerando que minhas placas são ultrapassadas, espero que a dificuldade em retirar componentes permaneça só nessas placas mais antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem placas que usam uma solda bem dura, eu gosto de estanhar os terminais do componente com o ferro e depois usar a estação pra retirar ele mais rápido e usando a vazão do ar quase no máximo. Você pode aquecer a gpu pela parte de trás da placa pra ver se não é solda fria como nesse post: https://eletronicabr.com/forums/topic/56029-o que-é-me-bga/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste aqui com o resistor e continuou com artefatos, aliás, o curto em ambos os polos daqueles capacitores é normal, pois a placa liga sem problemas.

 

Removi ela e fiz o procedimento de tacar calor na parte traseira do chip com a estação no máximo (temp e air). Deixei bem mais do que 30 segundos porque no video ele também deixa bem mais que 30 segundos, acho que foi 1 minuto e 30 segundos com a estação em 449°C e vazão no nível máximo. Fiz o teste com a placa e curiosamente ela voltou a funcionar sem artefatos e sem sumir imagem :lol:.

 

Removi ela e fiz uma limpeza no dissipador+cooler, troquei os thermal pads e liguei novamente pra vê como ela se comportava. A primeira coisa que notei foi que a temperatura em idle fica em 64°C com o fan a 46% (fan blower), isso é normal pra esse tipo de  placa ? Nesse caso, a temperatura dropou de 60°C para 43°C quando ele setou o fan a 60%, tentei fazer o mesmo mas só desceu 4°C (60°C). Algumas dicas ? A pasta térmica que usei foi uma Cooler Master V1 IC Value.

 

Poderiam recomendar algum programa que vê as temp do mosfet da VGA ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, GreatField disse:

Fiz o teste aqui com o resistor e continuou com artefatos, aliás, o curto em ambos os polos daqueles capacitores é normal, pois a placa liga sem problemas.

Foi o que eu falei.

 

Não se anime muito porque esse "reflow" não dura muito tempo, eventualmente vai ter que fazer o reballing na gpu. Acredito que a temperatura esteja normal para uma vga com cooler blower.

 

37 minutos atrás, GreatField disse:

 

Poderiam recomendar algum programa que vê as temp do mosfet da VGA ?

Tem que usar um termômetro, não existe programa para isso mas eles ficam bem quentes, cerca de 70 a 80 graus. Eu uso um termômetro IR para esse tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Foi o que eu falei.

 

Não se anime muito porque esse "reflow" não dura muito tempo, eventualmente vai ter que fazer o reballing na gpu. Acredito que a temperatura esteja normal para uma vga com cooler blower.

 

Já vou providenciar as esferas. Essa série de GPUs usa esferas de quantos mm ?

 

3 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Tem que usar um termômetro, não existe programa para isso mas eles ficam bem quentes, cerca de 70 a 80 graus. Eu uso um termômetro IR para esse tipo de coisa.

 

Vou ter que abrir novamente pra vê como os thermal pads estão posicionados, pois tenho quase certeza que alguns não estão bem posicionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, GreatField disse:

Já vou providenciar as esferas. Essa série de GPUs usa esferas de quantos mm ?

Geralmente as vgas mais antigas usam esferas 0.55, entre no site da tech power up e veja qual o modelo da gpu, ex: gk104, 215-0922006, etc, depois procure por "template direct heat + modelo da gpu" e vai aparecer o tamanho das esferas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!