Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto driver dc dc + led


Posts recomendados

Fala, galera!

Quero umas sugestões do que é possível ser feito pro seguinte objetivo:

Preciso alimentar um power chip LED:
 Potência [W]: 5W
Corrente Direta [mA]: 1500mA (Máx.)
Tensão Direta [V]: 3,3-3,5V

Mas a ideia é que o LED aceite duas possibilidades de fontes:
12V - 3A 

24v - 5A

 

É possível regular alguma placa dc dc que suporte as duas opções sem mudar tanto a propagação luminosa do LED?
Quais ideias vocês têm pra isso ser possível?

 

PS: Pouco me importa quantos mA o LED pode precisar... pode ser outro LED, desde que atinja os 5W em qualquer uma das opções de fontes.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou resolver totalmente sua dúvida (acho que tem alguma coisa escondida ainda), mas sim, tentarei ampliar o seu horizonte para que você possa visualizar melhor sua pretensão real.

 

É possível sim e o sistema de controle que eu adotaria, por considerar a mais eficiente neste caso, é o PWM (traduzido, modulação por largura de pulso). Na fonte de 12 V, você conta com 36W e na de 24, com 120W. Dá e sobra. Sob alimentação de 12V, o ciclo ativo será o dobro do ciclo sob 24V. Eu adotaria por exemplo 15% em 24V e 30% em 12V (não é uma relação ideal, mas possível). 

 

Já a  corrente que é  fornecida para manter o brilho total do led, é que não pode ser inferior à consumida por ele, para não haver perda de emissão luminosa. Perceba que ela é muito importante, e nem um pouco desprezível.

 

Note que as informações que nos presta do led, pela corrente e tensão, apontam uma potencia maior do que 5W, no melhor dos casos. P=I² X U, ou "a potencia é igual ao quadrado do produto da corrente, pela tensão" = 7,4W (para corrente = 1,5A e tensão de 3,3V), normal, mas consideremos que há uma perda pelo calor.

Um circuito para atendê-lo, entretanto, já é algo mais complicado do que dar minha opinião sobre o que pede, ou seja, de qual forma e como conseguir fazer com que o led não perca rendimento de brilho.

 

A propósito: Eu nasci burro e pelado, como todo mundo. Não tenha vergonha de não saber, e  sim de não buscar a informação que satisfaça o que quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!