Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Johnny Leal

Projeto driver dc dc + led

Recommended Posts

Fala, galera!

Quero umas sugestões do que é possível ser feito pro seguinte objetivo:

Preciso alimentar um power chip LED:
 Potência [W]: 5W
Corrente Direta [mA]: 1500mA (Máx.)
Tensão Direta [V]: 3,3-3,5V

Mas a ideia é que o LED aceite duas possibilidades de fontes:
12V - 3A 

24v - 5A

 

É possível regular alguma placa dc dc que suporte as duas opções sem mudar tanto a propagação luminosa do LED?
Quais ideias vocês têm pra isso ser possível?

 

PS: Pouco me importa quantos mA o LED pode precisar... pode ser outro LED, desde que atinja os 5W em qualquer uma das opções de fontes.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vou resolver totalmente sua dúvida (acho que tem alguma coisa escondida ainda), mas sim, tentarei ampliar o seu horizonte para que você possa visualizar melhor sua pretensão real.

 

É possível sim e o sistema de controle que eu adotaria, por considerar a mais eficiente neste caso, é o PWM (traduzido, modulação por largura de pulso). Na fonte de 12 V, você conta com 36W e na de 24, com 120W. Dá e sobra. Sob alimentação de 12V, o ciclo ativo será o dobro do ciclo sob 24V. Eu adotaria por exemplo 15% em 24V e 30% em 12V (não é uma relação ideal, mas possível). 

 

Já a  corrente que é  fornecida para manter o brilho total do led, é que não pode ser inferior à consumida por ele, para não haver perda de emissão luminosa. Perceba que ela é muito importante, e nem um pouco desprezível.

 

Note que as informações que nos presta do led, pela corrente e tensão, apontam uma potencia maior do que 5W, no melhor dos casos. P=I² X U, ou "a potencia é igual ao quadrado do produto da corrente, pela tensão" = 7,4W (para corrente = 1,5A e tensão de 3,3V), normal, mas consideremos que há uma perda pelo calor.

Um circuito para atendê-lo, entretanto, já é algo mais complicado do que dar minha opinião sobre o que pede, ou seja, de qual forma e como conseguir fazer com que o led não perca rendimento de brilho.

 

A propósito: Eu nasci burro e pelado, como todo mundo. Não tenha vergonha de não saber, e  sim de não buscar a informação que satisfaça o que quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No datasheet do LM317 tem uma sugestão de conversor. 

adicionado 2 minutos depois

42_1291008740.jpg

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×