Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!!

 

Alguem aí que entende poderia me ajudar a ligar uma Bomba dágua com bóia automatica numa Chave Magnetica ??

Eu sei mais ou menos, tenho algumas dúvidas.

Anexei fotos da chave. 

A Ligação será em 220v. Bomba 3cv Monofasica.

Penso que eu tenha que ligar uma Fase no L1, a outra Fase no L3. Depois ligar a Bomba dágua no T1 e T3. Seria essa a Ligação das Fases com a Bomba ??

Aí vem a bóia automática, na foto coloquei o numero 1 e 2 num plug do seletor da chave, eu ligo o fio da boia ali ?? Como é só um fio eu devo colocar um pedacinho de fio pra ligar nos dois numeros ( 1 e 2 ) ??

 

Tenho uma duvida tambem quanto a corrente. A Chave pode ser regulada com 15a - 19a - 23a. A bomba é de 3cv que necessita de 15a A 18a em 220v. Eu posso regular a Chave para funcionar em 23a, mesmo a bomba funcionando abaixo disso ?? Penso que a chave não pode ter uma corrente menor, certo ??

IMG_20180806_180158.jpg

IMG_20180806_180030.jpg

 

 

 

IMG_20180806_180246.jpg

IMG_20180807_110841.jpg

  • Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Penso que eu tenha que ligar uma Fase no L1, a outra Fase no L3. Depois ligar a Bomba dágua no T1 e T3. Seria essa a Ligação das Fases com a Bomba ??

Correto.

 

6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Aí vem a bóia automática, na foto coloquei o numero 1 e 2 num plug do seletor da chave, eu ligo o fio da boia ali ?? Como é só um fio eu devo colocar um pedacinho de fio pra ligar nos dois numeros ( 1 e 2 ) ??

Suponho que a boia automática tenha dois fios, então é o seguinte:

Um dos fios da boia você liga na Fase L1, o outro no terminal 95NC do relé térmico.

O terminal 96NC você liga com um pedaço de fio ao terminal A1 do contator (aquele que fica mais embaixo).

E por último o Terminal A2 você liga na Fase L3.

 

Tem esse botão aí, não entendi como é os contatos dele. Se quiser usar tire uma foto mais detalhada.

 

6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Tenho uma duvida tambem quanto a corrente. A Chave pode ser regulada com 15a - 19a - 23a. A bomba é de 3cv que necessita de 15a A 18a em 220v. Eu posso regular a Chave para funcionar em 23a, mesmo a bomba funcionando abaixo disso ?? Penso que a chave não pode ter uma corrente menor, certo ??

Se o Motor pode chegar a 18A, então deixe a chave um pouco pra cima do 19. Assim terá o desarme caso o motor chegue a 20/21A se tiver uma sobrecarga.

  • Curtir 1
Postado

@Mestre88 Obrigado pela ajuda.

 

A Chave ja veio assim toda montada. O Plug Branco (1 e 2 ) é pra uso do botão vermelhor ( Automatico, Desliga, Manual ). Se deixar no Automatico vai funcionar no automatico da boia. 

A boia tem um fio só, o Neutro. O fio 1,5mm sai do poste vai pra Caixa da Casa entra no fio preto da boia sai com o fio azul e desce até a caixa de captação da bomba, onde vou colocar outra boia nivel inferior pra não secar a caixa, aí o fio entra no fio preto da boia e sai com o fio marrom que tem que entrar nessa Chave. Aí to na dúvida se coloco mais uma perninha e ligo nos 2 buracos do Plug Branco ( 1 e 2 ) ou se coloco só em um, ou em outro lugar tambem rsrs.

 

Vou colocar aqui as ligações que tem na Chave:

O Botão Vermelho tem --> Automatico - ligado no A1 /

                                           Manual - ligado no Plug Branco (1 e 2) que liga no A1

                                           Off - ligado no 95NC

                                           

                                           Tem um fio ligado do L1 no 96NC

                                           Tem um fio ligado do L2 no A2

 

Fase 1 Ligo no L1

Fase 2 Ligo no L3 ( Esse fio L2 no A2 tenho que mudar pro L3 ? Ou ligar a Fase 2 no L2 saindo com T2 ? )

Ligar o fio da boia nos 2 buracos do Plug Branco (Pra testar se funciona assim), sera que pode dar problema na chave se tiver errado assim ? 

 

Coloquei outra foto pra ver se ajuda no entendimento.

Postado

@Bob Isponja , por acaso essa bomba está montada num motor com carcaça em chapa de aço (liso) ou em ferro fundido (aletado)? Estou achando muito baixo o rendimento do motor para 3cv, pela sua informação varia entre 57% e 68%. Também achei estranho informar que a corrente é entre 15A e 18A. Na etiqueta metálica do motor encontrará o valor correto.

Sobre a regulagem do relé térmico, a corrente de ajuste é igual a corrente nominal do motor. Na corrente de ajuste se tem o valor no qual o relé ou o fusível retardado (as curvas de atuação são idênticas) deixará passar sem atuar. Com aproximadamente 20% de sobrecarga é que o elemento de proteção entra na temporização da curva de atuação. É uma curva que suporta as correntes de pico de partida e ao mesmo tempo abre caso tais picos se repitam a intervalos muito curtos.

Proteção elétrica tem os seus melindres. Veja como a WEG sugere o uso desse componente. O manual completo se encontra em https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hac/ha3/50042397_portuguese_web.pdf

Sem título.png

Postado

@Sérgio Lembo Esta na Etiqueta dela, em 220v --> 15a - 18a / 127v --> 31a - 

É uma Multiestagio (6 estagios) de 3cv  2100w da Eletroplas.

É Chapa de aço, acho que a ponta onde entra o tubo de água é ferro.

 

To pensando em testar assim:

Regular a Chave em 19a.

Ligar Fase 1 no L1

Ligar Fase 2 no L3

Sair com T1 e T3 pra bomba

Ligar o fio (Neutro) da boia automatica naquele Plug Branco, só não sei se ligo somente no 1 ou se puxo uma perna pro 2 também. (Ver Plug Branco na foto com (1 e 2).

 

O que acha ?

23559468_1GG.jpg

Postado

Sem título.png

O funcionamento do relé térmico lembra uma ratoeira: mexeu no queijo e esta desarma. No caso do relé tripolar, temos 3 lâminas bimetálicas (1 por fase) que pressionam a ratoeira. O balanceamento mecânico dessa ratoeira prevê que as 3 lâminas estarão empurrando para o desarme. Caso apenas 2 exerçam a pressão será necessário um esforço físico por lâmina (corrente elétrica)  maior para finalizar o disparo.

  • Curtir 2
Postado
14 horas atrás, Bob Isponja disse:

Esta na Etiqueta dela, em 220v --> 15a - 18a / 127v --> 31a - 

É uma Multiestagio (6 estagios) de 3cv  2100w da Eletroplas.

É Chapa de aço, acho que a ponta onde entra o tubo de água é ferro.

 

To pensando em testar assim:

Regular a Chave em 19a.

É um erro calibrar uma proteção pensando numa posição onde nunca desarme. Tem que se pensar numa posição onde haja o desarme pois é este que te protege. Se for para pensar num funcionamento que nunca desarme faça ligação sem relé térmico que ainda economiza no custo do relé. Se o motor é de 18A, calibre para 18A.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...