Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente, tenho um PC com i7 2600 3.4 GHz sem overclock, juntamente uma placa de vídeo r9 280x com overclock de 10%. Minha fonte é uma corsair cx 600, depois que instalei o afterburn passei a monitorar mais as condições dos componentes, notei que quando eu vou jogar pubg meu processador beira os 90 graus  e em idle ele fica entre 45-56 graus (já chegou a picos de 92 no pubg em dia frio) mesmo que o processador fique com a cpu usage em 39-50%. o que pode ser? seria problema na fonte?

Já verifiquei a pasta térmica e tá tudo ok, meu pc possui o cooler do processador e a fan do gabinete cougar. grato pela ajuda 

Postado
8 minutos atrás, Lucas Betini disse:

Já verifiquei a pasta térmica e tá tudo ok

E o que seria verificar? você trocou a pasta termica depois que checou como estava ou simplesmente botou o cooler de volta no lugar?

Postado
1 hora atrás, RobertoGB disse:

Veja como aparece no Ryzen Master

Mas o Ryzen Master é para processadores Ryzen, não funciona nem com FX da AMD, que dirá com Intel. :huh:

1 hora atrás, Lucas Betini disse:

notei que quando eu vou jogar pubg meu processador beira os 90 graus  e em idle ele fica entre 45-56 graus (já chegou a picos de 92 no pubg em dia frio) mesmo que o processador fique com a cpu usage em 39-50%. o que pode ser?

A Intel não informa o TJunction de nenhum i7 de segunda geração, apenas o TCase, que é do ar máximo dentro do gabinete. No caso do 2600, é de 72,6ºC. Coloca 25ºC em cima que é a média de funcionamento dos cooler a ar padrão, teríamos uma temperatura de 97,6 ºC. Este é o máximo teórico que o processador pode suportar. Você deve manter a temperatura sempre abaixo disto.

Sobre os valores jogando PUBG, ele é um jogo mal otimizado que usa muito a CPU. O CPU usage fica em 50%, mas vai ter thread operando a 100%, aquecendo o processador. 

Como resolver? Tem 3 formas;

- Não jogar PUBG. :D

- Investir num cooler melhor.

- Fixar o FPS no VSync para 60, dando um alívio para o hardware geral e verificar se a temperatura se mantém regular. 

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, Lucas Betini disse:

@rusty1 olhei se estava ressecada, apenas

adicionado 3 minutos depois

@Kleber Peters mas mesmo não jogando pubg, achei 45-56 um valor meio alto pra um dia frio, não? (aqui estava fazendo uns 23 graus a noite)

você poderia me indicar um cooler bom?

45~56 para 23 de temperatura ambiente fica dentro daquela margem de 25 que os coolers a ar conseguem dissipar. Então é um valor correto. O processador nunca vai trabalhar na temperatura ambiente. Principalmente um i7.

Bons coolers? Do tipo bom e barato, Hyper TX3. Do tipo muito bom, Gammax S40 ou Gammax 400. Ou então parte para um water cooler. 

Lembrando que sua meta é manter ele abaixo de 95 ºC. E quanto mais baixo, melhor. 

• Obrigado 1
Postado

Alguns processadores acabam desenvolvendo esse defeito de superaquecer sem explicação. Somente um técnico em eletrônica especializado em placas mãe poderia explicar com mais certeza  o que poderia ser.
Para ser prático:

Invista num watercooler. Você não vai se arrepender. Eu tinha um FX 8150 que passava dos 90 graus quando eu tentava renderizar vídeos e o pc desligava. Eu instalei um h110 da Corsair, um watercooler caro e um claro exagero de minha parte, mas em idle o processador não passava dos 11 graus hehehehe... Renderizando ou jogando no Ultra, o que antes era 90 graus, não passava dos 40.

Você não precisa cometer o mesmo exagero que eu, mas recomendo fortemente você instalar um water. Vai fazer seu processador durar anos.

• Obrigado 1
Postado

Troca a pasta amigo, o cooler box da Intel aguenta de boa esse cpu pois ele não faz over... eu tive um i7 2600 por 4 meses (comprei usado) e usei num CM 690-II com o cooler da Intel mesmo mas usei Arctic Silver 5 de pasta e não passava de 75ºC no verão jogando na época com uma GTX 970 SSC da EVGA.

Veja se o seu gabinete não está muito abafado e facilite a saída do ar quente carregado pelos fans traseiros/superiores e a entrada de ar frio pela frente e pela lateral (se for possível).

Postado

@Lucas Betini compre uma pasta térmica de qualidade para substituir a que está agora. Se você olhou a pasta, você deve ter desistalado o cooler. Você só pode fazer isso se for trocar a pasta, pois agora ela perdeu o contato, ou está com bolhas da instalação anterior.

Pastas boas e baratas: DeepCool Z5, Xigmatek PTI-G4512 ou até uma Ceramique 2. 

Sobre as temperaturas, você já está em uma faixa crítica. A temperatura ideal dos Intel é abaixo de 75ºC, preferencialmente abaixo de 65ºC. Acima de 80ºC você já está correndo o risco de desgastar o chip, especialmente acima de 85-90ºC. Não estou achando o tjunction do i7-2600, mas costuma ser na faixa dos 100ºC. Mas isso já é uma medida para o chip não queimar no ato. 

Recomendo desabilitar o turbo temporariamente até você limpar o cooler, aplicar uma pasta nova de qualidade e ver se melhora. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...