Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Existe uma linguagem de programação que trabalhe diretamente com pixels?


Posts recomendados

Existe alguma linguagem de programação que trabalhe diretamente com pixels,  algo análago a HTML ou CSS,  as quais trabalham com quadros e grid de pixels e cores,  só que estas linguagens são utilizadas na internet. Mas em outros programas como por exemplo "Corel Draw", "Ilustrator",  "Autocad",  "Alias",  "Solidworks",  que tipo de linguagem é utilizada para gerar os pixels que o usuario esta desenhando, bem como tambem nos próprios sistemas operacionais,  que tipo de algoritmo é utilizado para por exemplo dar "zoom",  gravar uma foto ou uma imagem na memória,  mandar imprimir,  exibir no monitor,  ou até mesmo nos celulares e tablets de hoje.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem o piet, mas eu não sei muito sobre ela. mas como a pergunta foi se existe, então sim, existe. mas ela é uma linguagem esotérica a definição proposta pela wikipedia é essa: "Linguagem de programação esotérica (ou esolang) é uma linguagem de programação projetada para testar os limites dos projetos de linguagem de computadores, como uma aplicação da teoria, ou como uma brincadeira destinada a mostrar como algo não deve ser feito.", ou seja não é muito viavel fazer uso da mesma

adicionado 8 minutos depois

leia esse site bem resumido, nele explica como funciona os pixels:

http://especialmente.com.br/ciencia/ciencia-da-computacao/pixel/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cachorro_louco disse:

tem o piet, mas eu não sei muito sobre ela. mas como a pergunta foi se existe, então sim, existe. mas ela é uma linguagem esotérica a definição proposta pela wikipedia é essa: "Linguagem de programação esotérica (ou esolang) é uma linguagem de programação projetada para testar os limites dos projetos de linguagem de computadores, como uma aplicação da teoria, ou como uma brincadeira destinada a mostrar como algo não deve ser feito.", ou seja não é muito viavel fazer uso da mesma

adicionado 8 minutos depois

leia esse site bem resumido, nele explica como funciona os pixels:

http://especialmente.com.br/ciencia/ciencia-da-computacao/pixel/

 

4 horas atrás, Cachorro_louco disse:

tem o piet, mas eu não sei muito sobre ela. mas como a pergunta foi se existe, então sim, existe. mas ela é uma linguagem esotérica a definição proposta pela wikipedia é essa: "Linguagem de programação esotérica (ou esolang) é uma linguagem de programação projetada para testar os limites dos projetos de linguagem de computadores, como uma aplicação da teoria, ou como uma brincadeira destinada a mostrar como algo não deve ser feito.", ou seja não é muito viavel fazer uso da mesma

adicionado 8 minutos depois

leia esse site bem resumido, nele explica como funciona os pixels:

http://especialmente.com.br/ciencia/ciencia-da-computacao/pixel/

 

adicionado 13 minutos depois

@Cachorro_louco  Pelo que você me disse então, existe uma linguagem, mas pelo que entendi ela é uma espécie de linguagem de teste, não sendo utilizada na prática. Mas então como será que  os programadores de sistemas operacionais fazem, bem como também os programadores de programas gráficos, que tipo de linguagem será que eles usam para trabalhar diretamente com pixels, por que eu imagino que eles devam desenvolver um algorítimo para trabalhar diretamente com eles, pois diferentes de outros programas em que você pode desenhar a interface num software gráfico, num software gráfico propriamente dito, precisa-se desenvolver um código ou algorítimo que trabalhe diretamente com vetores de pixels, por exemplo quando o usuário, desenha uma linha com o mouse, ele ela aparece na tela do computador, até num programa relativamente simples como clássico Paint. Nos sistemas operacionais, seja ele de um computador, tablet ou celular, ele precisa trabalhar diretamennte com píxels, como por exemplo, uando o usuário tira uma foto no celular, ou salva uma imagem no computador, ou dá um zoom em alguma coisa. Acredito que para isto deva existir uma linguagem, ou trecho de código numa linguagem conhecida que trabalhe diretamente com os píxels, para executar tais funções citadas acima

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte  a sua dúvida é entender como as imagens são processadas?

 

Primeiramente para que serve uma linguagem de programação?

elas servem para intermediar o programador e o computador, não diretamente mas com o uso de compiladores e interpretadores (geralmente em linguagens de alto nível), ou somente o compilador (para linguagens em que seu código fonte já o código objeto). nesse processo (incluindo as linhas de código visíveis a gente) não tem utilidade diretamente ao computador ela serve para os programadores, o que o computador utiliza é o código processado, ou seja o objeto em sí.

 

Mas o que isso tem haver com imagens?

é a mesma coisa as imagens não tem utilidade para o computador (me refiro a parte gráfica das imagens) tanto é que os primeiros computadores no maximo tinha luz acendendo e apagando, mas nós precisamos das saídas de dados porque essa é a funcionalidade do computador receber dados, processar e retornar os dados (ou não). existem dois típos de imagens, as imagens bitmaps e as imagens vetoriais, as imagens bitmaps são menos eficientes já que cada pixel (ou seja a menor unidade de uma imagem) tem a sua informação guarda no código fonte e as vetoriais são baseadas em vetores.

 

acredito que sejam algoritmos baseados no sistema RGB para conseguir montar as cores visíveis no espectro de luz, o código fonte é usado pelo processador que passa as informações para o monitor e as cores "surgem" seja em telas LCDs (liquid crystal display) ou CRTs (catodic ray tube),da mesma forma o computador pega algo vindo de uma entrada de dados (por exemplo a linha) depois processa, e retorna uma saida que é a linha propriamente dita.

 

tentei resumir, e muito resumo pode gerar equívocos então se tiver algo muito generalizado, ou seja errado por favor corrijam.

não sei se essa era sua dúvida se não foi desconsidere.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é quase isto que você acabou de dizer. Só fiquei curioso em saber que tipo de linguagem  (C, Java, PHP, PYTON) , e que tipo de algorítimo código é utilizado para processar imagens, fico pensando se seria algo similar ao HTML e CSS, pois tais linguagens trabalham diretamente  com pixels em alguns aspectos, mas como citei no inicio desta conversa, são linguagens voltadas a web. Não sei se C  ou java, ou pyton da para trabalhar de forma semelhante ao html, as quais formam imagens na tela de um site, trabalhando diretamente com os pixels da mesma, ou u array matricial de vetores. Até ja utilizei vetores em C, para exibir caratcteres em displays matriticiais de LED utilizando arduino, ACREDO QUE EM UM DISPLAY DE lcd  OU led TFT, seja um processo semelhante, mas ai tem o sinal sinal PWM  que controla a luinosidade dos píxels, até ja trabalhei com displays TFTs coloridos da Nextion e Arduino. Só que tais displays possuem o software próprio, no qual você desenha a interface gráfica, e a envia diretamente para um circuito integrado microcontrolados do próprio display, e não se tem acesso a este código fonte. Tenho ua certa curiosidade em saber como é o mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Só fiquei curioso em saber que tipo de linguagem  (C, Java, PHP, PYTON) , e que tipo de algorítimo código é utilizado para processar imagens, fico pensando se seria algo similar ao HTML e CSS

A linguagem de programação tem funções e/ou bibliotecas(conjunto de classes e métodos) que auxiliam a manipulação da imagem.

 

Quase toda linguagem de programação tem.  C/C++,  Java, PHP, Python e outras..   Já HTML e CSS não são linguagens. Então esquece eles.

Estas duas são chamados de linguagem de marcação e de estilização respectivamente. Estas são interpretadas pelo navegador.

 

10 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Não sei se C  ou java, ou pyton da para trabalhar de forma semelhante ao html, as quais formam imagens na tela de um site, trabalhando diretamente com os pixels da mesma

Como mencionei mais acima, as linguagens de programação tem recursos e funções para trabalhar com imagens.

É possível "desenhar"  como se fosse um ´pincel, ou mostrar uma imagem. 

Por exemplo, no Javascript, usando canvas podemos criar um editor de imagem como o paint e poder desenhar.

No PHP, temos algumas bibliotecas, na  qual permite manipular imagens... adicionar efeitos...

Isso tem no Java, tem no C++.. e por ai vai.

 

Você mencionou em arduino.. você já está misturando os assuntos. Mas comentando sobre, é possível desenvolver uma simples interface gráfica em html , css e javascript e enviar ao CI. A linguagem geralmente é o C ou C++

 

Lembre-se de que não precisamos desenvolver um algoritmo do zero para manipular imagens. As linguagens já fornecem funções para tal e/ou possui as bibliotecas que possuem estes métodos.

 

Então respondendo de forma geral, toda linguagem tem recursos para manipular imagens, seja apenas um quadrado, uma foto e/ou um desenho.

@Tarcisio Zewe Duarte

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DiF disse:

A linguagem de programação tem funções e/ou bibliotecas(conjunto de classes e métodos) que auxiliam a manipulação da imagem.

 

Quase toda linguagem de programação tem.  C/C++,  Java, PHP, Python e outras..   Já HTML e CSS não são linguagens. Então esquece eles.

Estas duas são chamados de linguagem de marcação e de estilização respectivamente. Estas são interpretadas pelo navegador.

 

Como mencionei mais acima, as linguagens de programação tem recursos e funções para trabalhar com imagens.

É possível "desenhar"  como se fosse um ´pincel, ou mostrar uma imagem. 

Por exemplo, no Javascript, usando canvas podemos criar um editor de imagem como o paint e poder desenhar.

No PHP, temos algumas bibliotecas, na  qual permite manipular imagens... adicionar efeitos...

Isso tem no Java, tem no C++.. e por ai vai.

 

Você mencionou em arduino.. você já está misturando os assuntos. Mas comentando sobre, é possível desenvolver uma simples interface gráfica em html , css e javascript e enviar ao CI. A linguagem geralmente é o C ou C++

 

Lembre-se de que não precisamos desenvolver um algoritmo do zero para manipular imagens. As linguagens já fornecem funções para tal e/ou possui as bibliotecas que possuem estes métodos.

 

Então respondendo de forma geral, toda linguagem tem recursos para manipular imagens, seja apenas um quadrado, uma foto e/ou um desenho.

@Tarcisio Zewe Duarte

DiF,  obrigado por sua resposta. Entendi o que você falou,  vi que você se enganou no texto acima ao dizer que "HTML e CSS não são linguagens" mas depois no próximo parágrafo  vi que você corrigiu, dizendo que elas são linguagem de marcação. Isto é verdade,  mas de fato  não deixam de ser linguagens (código fonte) assim como C,  C ++, C#, Java, Assembler,  PHP,  Pyton,  Go e etc.

Apesar do primeiro grupo ser uma linguagem de marcação,  a uma certa similaridade com o segundo grupo,  que é uma linguagem de programação,  quando por exemplo você cita as "classes"  existentes em C. Ora em C tambem existem classes. Com relação ao arduino,  existem diversas diferenças entre ele e o computador,  mas por outro lado,  o raciocinio para formar uma imagem num display Nextion,  acredito que seja quase o mesmo que o computador utiliza para gerar imagens no monitor,  pois ambos trabalham com um array matricial,  ou vetor de bits ou pixels para formação das imagens na tela.  Onde eu queria chegar é o seguinte: gostaria de aprender uma função ou algorímo,  da linguagem C por exemplo (embora eu ainda não saiba se é possivel fazer isto com ela,  ou teria de usar uma outra linguagem),  para "linkar" diretamente uma imagem feita no Corel Draw ou Illustrator por exemplo,  no qual exista um algorítimo na linguagem que diga por exemplo,  que uma determinda imagem, é uma imagem de fundo, outra é um botão,  e que algo deve ser feito quando a mesma for ticada no desenvolvimento de uma interface gráfica. A Nextion que citei acima,  fabrica uma série de displays de cristal liquido coloridos TFT,  e disponibiliza um programinha para você desenvolver tua interface para aplicação em Arduino e Rasp Barry,  este programa te entrega tudo pronto e de mão beijada,  você não precisa se preocupar com nada. Contudo eu sou curioso,  gosto de entender como as coisas funcionam, desenvolver minhas próprias coisas sem precisar depender de uma determinada plataforma. E tambem Arduino e Rasp Barry,  são plataformas de teste e aprendizado,  não sendo utilizadas em produtos comerciais. Muitas vezes no mundo real as coisas não são tão "bonitinhas" assim,  em muitos casos par desenvolver uma interface grafica para um produto comercial,  o código tem que ser feito do zero,  e é isto que eu gostaria de aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

vi que você se enganou no texto acima ao dizer que "HTML e CSS não são linguagens" mas depois no próximo parágrafo  vi que você corrigiu, dizendo que elas são linguagem de marcação. Isto é verdade,  mas de fato  não deixam de ser linguagens (código fonte) assim como C,  C ++, C#, Java, Assembler,  PHP,  Pyton,  Go e etc.

Não! eu não me enganei! Realmente não são linguagens de PROGAMAÇÃO.  Não pode dizer que são iguais ao C, C++ e etc.

Porque? Pelo simples fato de eles não possuírem estrutura de condicionais.

Então jamais você vai dizer "estou programando em html e css". isso é completamente errado. O HTML é  baseado em tags de marcação, então você usa somente para uma estrutura. Assim como XML. 

 

4 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Onde eu queria chegar é o seguinte: gostaria de aprender uma função ou algorímo,  da linguagem C por exemplo (embora eu ainda não saiba se é possivel fazer isto com ela,  ou teria de usar uma outra linguagem),  para "linkar" diretamente uma imagem feita no Corel Draw ou Illustrator por exemplo,  no qual exista um algorítimo na linguagem que diga por exemplo,  que uma determinda imagem, é uma imagem de fundo, outra é um botão,

C e C++ são linguagens de alto nível. Não existe uma função que faça essa integração. Alias é bastante provável que nunca vai existir.. porque não tem sentido algo assim. Quando você desenha algo no corew, e exporta, você pode importar na linguagem de programação e trabalhar com a imagem.

 

Porém, botões e etc, você "construir" na própria linguagem.

Como disse anteriormente e reafirmo,  a maioria das linguagens de programação já possuem bibliotecas específicas para desenvolvimento de interface gráfica.

 

No exemplo do C++ tem o  XWindow,  GTK e outros.  No caso do GTK ele foi usado para criar o programa GIMP, aquele programa similar ao photoshop.

O ALLEGRO pode ser usado para criar jogos.

 

Enfim,

4 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

A Nextion que citei acima,  fabrica uma série de displays de cristal liquido coloridos TFT,  e disponibiliza um programinha para você desenvolver tua interface para aplicação em Arduino e Rasp Barry,  este programa te entrega tudo pronto e de mão beijada,  você não precisa se preocupar com nada.

Sim, mas isso não quer dizer que você necessariamente precisa usar o que eles fornecem. se você conhece a linguagem,podes desenvolver a sua aplicação sem problemas.

 

4 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Muitas vezes no mundo real as coisas não são tão "bonitinhas" assim,  em muitos casos par desenvolver uma interface grafica para um produto comercial,  o código tem que ser feito do zero,  e é isto que eu gostaria de aprender.

Nem sempre precisa ser do zero.  As empresas e muitos programadores usam classes que eles mesmos desenvolvem para ter a reusabilidade. Ou seja, eles podem reaproveitar o mesmo código para diversas aplicações diferentes, com propósitos diferentes. 

 

Por exemplo,  pode-se criar uma classe e/ou um a biblioteca que monta uma GUI(interface grafica) para um programa interagir com o arduino. Porém o conteúdo desta interface gráfica é diferente do outro, mas desenvolvido pelo mesmo código/função/classe.

 

Acho que se você tem a curiosidade de saber como tudo funciona, creio que você deveria pegar o bonde desde o início começando pela linguagem Assembly  que é a linguagem de baixo nível que é a mais próxima da máquina. Obviamente não estou dizendo para você aprender a programar nele, mas sim começar suas leituras sobre programação a partir dele. saber a evolução... e etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!