Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações amigos programadores.

Bom, sou leigo em Banco de dados,  e tenho algumas perguntas a fazer aos mestres do forum! 

Então, criei uma interface gráfica e fiz a conexão com MySQL, usando o Netbeans e WampServer. O software tá funcionando direitinho kkk ficou massa! Porém agora tenho milhões de duvidas:

1)Como usar esse software em outro PC.

2)O PC precisa estar conectado a internet pra salvar os dados no banco de dados?

3) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso instalar o WampServer neste PC?

4) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso programar o banco de dados de novo?

Me desculpem a ignorância.

Obrigado a todos que puderem me ajudar!

• Moderador
Postado

@menezesjneto Olá, primeiramente sempre é bom perguntar e buscar conhecimento.

Como são várias perguntas, vamos por partes.

10 minutos atrás, menezesjneto disse:

1)Como usar esse software em outro PC.

O Netbeans é uma IDE de desenvolvimento. Inicialmente ela era para Java, porém depois tornou-se compatível com diversas linguagens. Digo isso, porque não sei a linguagem que você programou a sua "interface grafica"

Se for Java, você vai gerar um arquivo .jar e se quiser pode até converter para .exe com algum programa.

Este arquivo compilado você vai poder disponibilizar para qualquer um que tenha java instalado no pc.

13 minutos atrás, menezesjneto disse:

2)O PC precisa estar conectado a internet pra salvar os dados no banco de dados?

Sim, como será usado um banco de dados. A ideia é que seja online. Por isso você vai ter um servidor, e nele você vai ter o banco de dados que seu app o acessará. Portanto, sim, é necessário internet.  A não ser que você esteja fazendo algo para você e rodar localmente. 

Lembrando que o wamp server, easyphp, xampp... todos são um conjunto de servidor apache e mysql para acesso local e testes. Você vai ter que configurar no seu servidor o banco e dados.

15 minutos atrás, menezesjneto disse:

3) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso instalar o WampServer neste PC?

Não, porque você usará o banco de dados online, pelo endereço que o seu servidor vai oferecer e configurar o BD.

16 minutos atrás, menezesjneto disse:

4) Quando eu for transferir esse software pra outro PC, preciso programar o banco de dados de novo?

Não também! O que você vai transferir é  o seu aplicativo(cliente) e ele vai se conectar em um banco de dados na internet.. então não precisa modelar de novo. Basta uma vez... com todos os relacionamentos e índices desejados.

• Curtir 1
Postado

Sim, estou usando a tecnologia JAVA atualmente.

Esclareceu bastante!

Porém ainda tenho outra dúvida, em relação a segunda pergunta.

Eu tenho uma ideia de criar um software em que eu possa acessar os dados offline (como se fosse um estoque de produtos), tipo, quando eu fechar o programa e abri-lo de novo, ele permaneça com as mesmas configurações(igual está acontecendo com este programa com MySQL que eu fiz). Para tanto, eu preciso necessariamente usar um banco de dados?

É um tipo de programa comum, por exemplo, um programa em que eu possa salvar cadastros no meu computador e deixa-los numa tabela da interface gráfica do meu programa, no qual permaneceria lá, com ou sem internet. No mesmo sentido, se eu fechasse o programa e o executasse novamente, a tabela ainda estaria lá.

OBS.: Eu desconectei o meu computador da internet e executei o programa (também sem abrir o WAMPSERVER), e funcionou direitinho, salvando dados, e recuperando dados da minha tabela no MySQL.

adicionado 1 minuto depois
agora, menezesjneto disse:

@DiF

Sim, estou usando a tecnologia JAVA atualmente.

Esclareceu bastante!

Porém ainda tenho outra dúvida, em relação a segunda pergunta.

Eu tenho uma ideia de criar um software em que eu possa acessar os dados offline (como se fosse um estoque de produtos), tipo, quando eu fechar o programa e abri-lo de novo, ele permaneça com as mesmas configurações(igual está acontecendo com este programa com MySQL que eu fiz). Para tanto, eu preciso necessariamente usar um banco de dados?

É um tipo de programa comum, por exemplo, um programa em que eu possa salvar cadastros no meu computador e deixa-los numa tabela da interface gráfica do meu programa, no qual permaneceria lá, com ou sem internet. No mesmo sentido, se eu fechasse o programa e o executasse novamente, a tabela ainda estaria lá.

OBS.: Eu desconectei o meu computador da internet e executei o programa (também sem abrir o WAMPSERVER), e funcionou direitinho, salvando dados, e recuperando dados da minha tabela no MySQL.

• Moderador
Postado

@menezesjneto Então,  quando respondi, achei que sua ideia seria ter um servidor e outras pessoas acessar o " banco de dados".

Nesse caso, sim precisa da internet.  Mas agora como você esclareceu que é um app offline,  Nesse caso  há duas alternativas.

Ou a pessoa terá que ter o banco de dados instalado e configurado no momento do primeiro acesso do programa( isso você desenvolve um código para gerar o banco de dados.  

Ou você usa um arquivo  JSON, para fazer como se fosse um banco de dados.

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-json-em-java-o-pacote-org-json/25480

https://www.devmedia.com.br/leitura-e-escrita-de-arquivos-json-em-java/27663

Basicamente o JSON tem uma estrutura que pode servir como banco de dados e poder acessar os elementos dele. Ele pode ser gerado e/ou lido offline.

Podes usar XML também... mas eu acredito que o JSON é mais fácil de manipular.

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, DiF disse:

@menezesjneto Então,  quando respondi, achei que sua ideia seria ter um servidor e outras pessoas acessar o " banco de dados".

Nesse caso, sim precisa da internet.  Mas agora como você esclareceu que é um app offline,  Nesse caso  há duas alternativas.

Ou a pessoa terá que ter o banco de dados instalado e configurado no momento do primeiro acesso do programa( isso você desenvolve um código para gerar o banco de dados.  

Ou você usa um arquivo  JSON, para fazer como se fosse um banco de dados.

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-json-em-java-o-pacote-org-json/25480

https://www.devmedia.com.br/leitura-e-escrita-de-arquivos-json-em-java/27663

Basicamente o JSON tem uma estrutura que pode servir como banco de dados e poder acessar os elementos dele. Ele pode ser gerado e/ou lido offline.

Podes usar XML também... mas eu acredito que o JSON é mais fácil de manipular.

@DiF Caramba, muito obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!