Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Perdoem-me a ignorância, mas não consigo entender a relação custo/benefício das fontes quando entra em cena o tal do "Selo de Certificação" e o que ele realmente indica para justificar por que  uma fonte de 850W bronze é mais barata que uma 600W platinum? É a qualidade/eficiência dos componentes? Uma é mais estável ou durável que a outra? Não consigo entender essa lógica de raciocínio e não saberia distinguir qual delas me atenderia melhor nem o por quê?

Certificacao-80-plus-tipos-e-selos.jpg

• Curtir 1
Postado

Se uma fonte possui um certificado platinum, quer dizer que ela consegue entregar toda aquela potência que é esperada dela, logo, seus componentes devem ser de ótima qualidade. E com uma certificação, você tem a certeza de que pelo menos 80% (mínimo da certificação), vai ser entregue, enquanto uma fonte sem certificação, pode te entregar uns 50%. Então, o que vale mesmo é a certificação, mas não podendo esquecer a fonte necessária que você precisa para o seu computador.

• Curtir 3
Postado

@Sharkovisky e o cálculo da fonte deve ser feito somando o consumo total de cada componente dentro do percentual da certificação, deixando uma margem para um possível upgrade, correto? O difícil é identificar (e entender!) essas informações em cada item do hardware?
Então a fonte deve ser o último ítem a ser comprado para se adequar ao restante do hardware já adquirido ou pretendido?

Postado

A certificação é importante, mas ela é referente apenas a eficiência da fonte, não a qualidade das tensões nas saídas, infelizmente. Convém dar uma olhada nos antigos testes de fontes aqui do CdH para ter pelo menos uma referência ou base.

Na minha opinião e de acordo com algumas análises do CdH, as melhores fontes são da Corsair, EVGA e tem até da XFX, o que não significa que TODAS as fontes desses fabricantes são boas...

A escolha vai depender da aplicação a que se destina, se o computador vai ficar duas ou três horas por dia ligado, é mais econômico utilizar uma fonte com certificação bronze ou silver, se vai ficar o dia todo ligado, compensa mais uma fonte com certificação platinum. Isso não quer dizer que você tem que utilizar assim, vai de acordo com o seu gosto ou 'tempo disponível' ($$$).

7 minutos atrás, Petrick Escorsato disse:

@Sharkovisky e o cálculo da fonte deve ser feito somando o consumo total de cada componente dentro do percentual da certificação, deixando uma margem para um possível upgrade, correto?

Eu não acredito que o número 80 foi pensado durante um churrasco:), então o que eu penso é: Tenha uma fonte com potência real com pelo menos 20 % a mais do que o seu sistema exige (80 % da potência consumida pelo sistema). Sobra um 'espaço' para um pequeno upgrade (uns dois pentes de memória, um HD,...), caso desejado.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

O problema é que ainda mais aqui no Brasil qualquer fabricante pode sair colocando selo 80 plus na fonte. Não existe um ISO para qualificar a fonte aqui.

Se pesquisar no YT pelo canal TecLab verá diversos testes desmascarando fontes 80 plus falsas.

• Curtir 3
Postado

@André Ferreira da Silva Quando montei meu PC, eu pretendia comprar uma fonte de 600W mas o dono da loja entrou num site (que eu não sei qual foi) e foi preenchendo uma espécie de formulário indicando cada um dos ítens (mobo, memória, placada de vídeo, hd, etc) que eu estava adquirindo e que no final indicava a potência da fonte necessária. Acabei levando uma Corsair CX430W (que me atende muito bem) e o restante da grana ainda me deixou levar uma placa de video melhor, mas infelizmente não sei que site era esse e nunca consegui descobrir nada parecido. Tem alguma ferramenta que faça essa tarefa de analisar o consumo do hardware sugerido e dê uma noção de que fonte será necessária pra dar conta dessa demanda de energia?  

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Petrick Escorsato disse:

@André Ferreira da Silva Quando montei meu PC, eu pretendia comprar uma fonte de 600W mas o dono da loja entrou num site (que eu não sei qual foi) e foi preenchendo uma espécie de formulário indicando cada um dos ítens (mobo, memória, placada de vídeo, hd, etc) que eu estava adquirindo e que no final indicava a potência da fonte necessária. Acabei levando uma Corsair CX430W (que me atende muito bem) e o restante da grana ainda me deixou levar uma placa de video melhor, mas infelizmente não sei que site era esse e nunca consegui descobrir nada parecido. Tem alguma ferramenta que faça essa tarefa de analisar o consumo do hardware sugerido e dê uma noção de que fonte será necessária pra dar conta dessa demanda de energia?  

O dono da loja não te enrolou não. A CX430 é uma ótima fonte! Apesar de antiga, dá uma 'surra' em muita fonte que se diz real...

O Sr. @Phoenyx colocou um link legal aí!

• Curtir 2
Postado

Não só o dono da loja (Ghamma-Tech - Copacabana) foi gente boa como me deu uma verdadeira aula explicando os aspectos técnicos de cada peça de hardware inclusive modificando a configuração que eu tinha como sugestão e propondo até uma peça mais barata (mas que me atendia) para que eu investisse noutra melhor para ter uma máquina mais equlibrada e satisfatória. Foi tão bacana comigo quantos vocês!
Obrigado mesmo!

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
14 horas atrás, Sharkovisky disse:

Se uma fonte possui um certificado platinum, quer dizer que ela consegue entregar toda aquela potência que é esperada dela, logo, seus componentes devem ser de ótima qualidade. E com uma certificação, você tem a certeza de que pelo menos 80% (mínimo da certificação), vai ser entregue, enquanto uma fonte sem certificação, pode te entregar uns 50%. Então, o que vale mesmo é a certificação, mas não podendo esquecer a fonte necessária que você precisa para o seu computador.

Você está misturando os conceitos de eficiência e potência. Uma fonte de boa qualidade de 500W, com Selo 80 Plus Platinum, entrega 500W. Uma fonte de boa qualidade de 500W, com Selo 80 Plus White, entrega os mesmos 500W. O que muda entre as fontes é a qualidade do projeto, dos componentes, a eficiência e a estabilidade da energia entregue.

O fato de uma fonte de 500W ter eficiência mínima de 80% não significa que ela entrega no mínimo 80% de 500W. Significa que, ao extrair 500W (vamos supor eficiência de 80% para carga máxima, já que se trata de uma função e não uma constante), a fonte vai estar consumindo 500W/0,8 = 625W da tomada.

14 horas atrás, Petrick Escorsato disse:

@Sharkovisky e o cálculo da fonte deve ser feito somando o consumo total de cada componente dentro do percentual da certificação, deixando uma margem para um possível upgrade, correto? O difícil é identificar (e entender!) essas informações em cada item do hardware?
Então a fonte deve ser o último ítem a ser comprado para se adequar ao restante do hardware já adquirido ou pretendido?

Sobre a pergunta do título, nem potência e nem Certificação são decisivos. O que importa é o conjunto. Para saber mais:

E aqui está o porquê do 80 Plus ser completamente falho:

A eficiência da fonte pode ser aproximada por uma função parabólica, com derivada nula (ponto de máximo) perto dos 50% de carga:

image.png

Portanto, você quer a fonte operando, a maior parte do tempo, perto dos 50% da capacidade total. O que significa que a fonte ideal para o seu computador é aquela que tem a potência mais próxima do dobro do consumo típico (e não o máximo) da sua máquina. Por exemplo, se o uso principal é jogar, procure o consumo típico dos seus componentes em jogos nos testes de sites especializados, faça a somatória e dobre o valor.

• Curtir 1
  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!