Ir ao conteúdo

Como recuperar transformador queimado

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Já mencionei aqui no CdH, um transformador que foi ligado na tensão errada, saiu um cheiro de queimado forte e uma fumaça branca, na verdade, o que eu fiz foi ligar o fio de 110v junto com o 220v, ao invés de ligar o 220v com o neutro ou vice-versa. Medi a resistência no primário e não deu nada, medi o secundário em 20k e deu "0.12", apenas o primário foi danificado ou o secundário também foi condenado? Esse transformador apresenta 3 fios no primário (2 amarelos e 1 verde no centro) e o secundário apresenta 3 fios (1 branco no centro, 1 vermelho e outro preto), tem algum processo o menos trabalhoso possível para recuperar esse transformador?

Postado

Ola.

Normalmente quando a fiação é com 3 cores diferentes representa o primário ( para modelo  bivolt ), e o lado que tem 2 cores iguais e uma cor diferente no meio é o segundário. ( com tap central )   tipo   entrada 110/220  e saida 12+12 com 'x' amperes .

os preços cairam bastante então dependendo da potência fornecida pode sair mais em conta comprar um novo.

'_'

• Curtir 2
Postado

Aparentemente o que você acha que é primário é secundário, se realmente for isso, até mais mais fácil, pois só precisa refazer a bobina do secundário dele, mas como o amigo a cima disse dependendo a potencia não vale a mão de obra e materiais para recupera-lo.

Postado

Cara, estou pensando em montar um transformador, mesmo que seja um trabalho que exija muita paciência (o que eu não tenho), acho que vou começar isso hoje, uma pergunta, eu quero fazer um trafo de 220v para 12v (só o 220, não precisa ser bivolt), quantas voltas de fio devo dar no primário? Outra coisa, você sabe me dizer se o primário (0.12 em 20k) ainda presta?

Postado

O primeiro passo é determinar quanta potencia seu núcleo suporta, para depois começar a calcular ele, eu acredito que sim, provavelmente só o secundário que foi ligado no 127 ou 220 que estragou.

Postado

Pelo tamanho do trafo e pelo tamanho do secundário (que eu já desenrolei) acredito que este trafo tenha de 500mA até 1A (um pouco de exagero, mas pode ser)

adicionado 3 minutos depois

@Matthwus Como posso calcular quanto o núcleo suporta, ele tem mais ou menos 3 cm de espessura. Quero que na saída tenha 12v AC e uma corrente de no mínimo 800mA.

Postado
6 minutos atrás, Gu1426 disse:

Pelo tamanho do trafo e pelo tamanho do secundário (que eu já desenrolei) acredito que este trafo tenha de 500mA até 1A (um pouco de exagero, mas pode ser)

Para determinar a potencia desse seu núcleo, precisa medir a área dele.

images.png.c49953d3992bb40e1e967103d2295a64.png

Precisa pegar as medidas desse lugar, onde o carretel de plastico fica encaixado, olhando de cima ele vai ser mais ou menos um quadrado (alguns até retangulares).

medidas.png.5f3c1f763d3c3aee8bcba8b047007abf.png

precisa pegar a medida dos dois lados dele.

Postado

2 cm x 2,5 cm

adicionado 7 minutos depois

Posso usar o fio que tinha quando eu liguei no 220v o secundário? Ou tenho que usar um fio novo?

Postado

Enrolar o secundário é mais fácil, o ruim é o primário que tem fios finos igual a cabelos. 

Uma maneira mais fácil de reenrolar o cobre é assim:

Já que você tirou tudo, com o transformador montado de algumas voltas de fio no secundário, veja quantas precisa pra dar 1V. 

Então é só multiplicar o resultado por 12 e terá 12V. 

Eu fiz isso aqui com um trafo velho que eu tenho e deu certo. Transformei as tensões originais de 36 e 10V para 10, 12 e 24V com correntes diferentes. 

• Curtir 2
Postado

Então o primeiro passo é calcular a secção do núcleo:

SN=X.Y

SN= Secção do núcleo

X= medida de uma lado

Y medida do outro lado

Segundo passo calcular a potencia do núcleo:

P=SN²

P= potencia

SN=Secção do núcleo

Terceiro passo calcular a corrente do primario:

I=P/E

I=Corrente

P=Potencia

E= Tensão (nesse caso a tensão de alimentação do primario 127/220)

Quarto passo calcular a secção do fio

SF=I/D

SF= secção do fio

I= Corrente

D=Densidade

**

quando se tem um núcleo novo você pode pegar o datasheet dele e consultar sua densidade...

Como a maioria dos núcleos são reciclados pode utilizar essa regra:

POTENCIA ATÉ 500W DENSIDADE 3

POTENCIA DE 500W A 100W DENSIDADE 2,5

POTENCIA A CIMA DE 1000W DENSIDADE 2

Quinto passo calculando espira por volts

ESP/V=         10^8

----------------------

4,44.F.SN.B

ESP/V= Espira por volt

F= Frequencia da rede

SN= Secção do núcleo

B= densidade magnetica

Em núcleo novo eles traz o valor da densidade magnetica...

por via de regra pode utilizar esse valor com 10000.

Após achar o valor da espira por volt basta multiplicar pela tensão que pretende.

para determinar a espessura do fio em awg basta procurar uma tabela de conversão em awg mm², o valor obtido no quarto passo é o valor do fio em mm² ai só utilizar a tabela ver em awg.

Repita o terceiro e quarto passo no secundário para achar a corrente suportada e também a espessura do fio.

Postado

Peraí, eu vou ter que ligar o primário na tomada? Ele ainda presta? Não tem perigo?

adicionado 5 minutos depois

Eu terei de encaixar todos os ferros do núcleo?

adicionado 11 minutos depois

Lembrando que o primário nos fios da extremidade deu 0,12 na escala 20k

Postado
13 minutos atrás, Gu1426 disse:

Peraí, eu vou ter que ligar o primário na tomada? Ele ainda presta? Não tem perigo?

adicionado 5 minutos depois

Eu terei de encaixar todos os ferros do núcleo?

Sim, se ligar ele sem os ferros vai queimar o primario, coloque o ferros em formato de E aternados um de cada lado

tipo coloca um virado assim E e o outro ao contrario.

Postado
4 minutos atrás, Gu1426 disse:

Sim, eu sei. Mas não tem risco do primário estragar?

Se você removeu todo o secundário não, você pegar um pedaço de fio pode ser com capa mesmo fio normal, de umas 5 voltas onde era o secundário, colocar todas as chapas no trafo, liga ele e mede a tensão nessa bobina com 5 voltas, ai da para achar a proporção e fazer ele para 12v, pode colocar uma lampada encandeceste em serie com o primário para servir de proteção.

Postado
agora, Gu1426 disse:

Eu nao tenho uma lâmpada incandescente, pode ser sem?

Tenho que encaixar os I do núcleo?

pode ser sem, ela era só para proteção, acredito que pode deixar sem os I, coloque só os E, como vai ser por curto prazo apenas para medir a tensão nessa bobina, liga mede e já desliga.

Postado
1 hora atrás, Gu1426 disse:

Não passou corrente por ele na hora da ligação errada, então ainda presta. 

Se tiver com as chapas funciona, sem as chapas ele queima. 

Lembrando que o primário nos fios da extremidade deu 0,12 na escala 20k

São 120R, é resistência de primário mesmo. Na saída se tinha algo próximo a 10R.

No primário os três fios são preto, branco e vermelho. 

Preto é o comum, com uma ponta do multímetro nele ache o de resistência maior, este será o enrolamento de 220V. 

Postado
3 horas atrás, Mestre88 disse:

Não passou corrente por ele na hora da ligação errada, então ainda presta. 

Se tiver com as chapas funciona, sem as chapas ele queima. 

São 120R, é resistência de primário mesmo. Na saída se tinha algo próximo a 10R.

No primário os três fios são preto, branco e vermelho. 

Preto é o comum, com uma ponta do multímetro nele ache o de resistência maior, este será o enrolamento de 220V. 

Ok, o preto é o comum e o vermelho é o 220v (primário), este trafo ficou entorno de 10 segundos ligado na tomada de maneira errada, coloquei os I também, e uma coisa, eu posso usar o fio que tinha anteriormente no primário ou tenho que usar um fio novo. Se tive que usar um fio novo, posso usar um um pouco mais fino, isso altera alguma coisa na corrente? Esse fio possui meio milímetro de espessura (eu não sei medir certo os "AWG", sei lá).

adicionado 32 minutos depois

@Mestre88 @Matthwus Não tem nenhum risco de segurança nesse teste? (Desculpa, mas sou meio medroso)

Postado

Posso ligar os fio que deram 120R no 220v tranquilamente?

adicionado 7 minutos depois

E outra coisa: posso fazer múltiplas tensões? Exemplo: Fazer número x de voltas para obter 12v, e depois continuar enrolando, até obter o dobro do número x e ter 24v

Postado

Ok, o preto é o comum e o vermelho é o 220v (primário)

Como eu suspeitei. É que eu já vi transformador onde o vermelho era 110V, por isso perguntei outra vez.

este trafo ficou entorno de 10 segundos ligado na tomada de maneira errada

A partir do momento que o fio derreteu, não fazia diferença nenhuma se estava ligado ou não.

Entenda que o outro lado, o primário no caso ficou lá com os fios em aberto então não tinha corrente passando por ele. Para que exista corrente elétrica é precisa que o circuito esteja fechado.

eu posso usar o fio que tinha anteriormente no primário ou tenho que usar um fio novo.

Use fio novo, o que tava antes não serve já derreteu o verniz.

Se tive que usar um fio novo, posso usar um um pouco mais fino, isso altera alguma coisa na corrente?

Fio mais fino diminui a corrente sim.

coloquei os I também

Ótimo. Assim fará o teste com o transformador da forma que deve ser, sem os is ele fica mais fraco.

Esse fio possui meio milímetro de espessura (eu não sei medir certo os "AWG", sei lá).

Deve ser o 24AWG ele é para aproximadamente 500mA mesmo.

7 minutos atrás, Gu1426 disse:

Posso ligar os fio que deram 120R no 220v tranquilamente?

Pode.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88Coloquei 4 voltas de fio agora, pode ligar? (Minha preocupação deve estar te estressando kkkkkk)

Ué, não ligou ainda? :lol:

Pode ligar, lendo tudo que você diz a respeito do transformador não vejo nada de errado.

E esse fio que você colocou para teste, tem que ser encapado, beleza?!

• Obrigado 1
Postado

@Mestre88 Medi em Corrente Alternada na escala 200 e mostrou 00.1, isso seria 1 volt? Não há escalas menores em AC no meu multímetro.

adicionado 3 minutos depois

Liguei duas vezes, e reparei que ao ligar, há um pequeno estralinho, mas acho que isso é na tomada velha que eu escolhi para testar.

Postado
5 minutos atrás, Gu1426 disse:

Medi em Corrente Alternada na escala 200 e mostrou 00.1, isso seria 1 volt? Não há escalas menores em AC no meu multímetro.

Isso são 100mV. Me parece muito pouco.

Apertou bem as espiras no carretel?

Se enrolar frouxo não funciona.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!