Ir ao conteúdo

Como recuperar transformador queimado

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado
4 minutos atrás, Gu1426 disse:

posso usar fio esmaltado agora?

Se tiver em bom estado, pode.

Pegue um pedaço do fio velho que não esteja descascado pra fazer o teste.

5 minutos atrás, Gu1426 disse:

quantas voltas você acha que dá 1 volt?

Umas 4 ou 5.

Só não entendi porque não funcionou, acho que sua tomada está com mal contato.

Postado

Não, esta tomada é boa, sempre a uso para testes. O problema é que o fio tem uma capa meio rígida e não fica muito bem preso ao carretel. Vou usar um fio esmaltado dos anos 90 que tirei de um estabilizador de tensão.

adicionado 12 minutos depois

9 voltas de fio esmaltado no secundário agora, vou testar.

adicionado 21 minutos depois

@Mestre88O enrolamento apresentou 0.03 em 200R

Postado

@Mestre88 Não, essa é a resistência mesmo, na verdade isso aí é falha do multímetro, não há resistência alguma. Posso ligar mesmo assim?

adicionado 5 minutos depois

@Mestre88 E se eu ligar vários fios um pouco mais finos enrolados no secundário? Poderei obter uma boa tensão sem sofrer perda de corrente?

• Solução
Postado
21 minutos atrás, Gu1426 disse:

Não, essa é a resistência mesmo, na verdade isso aí é falha do multímetro, não há resistência alguma. Posso ligar mesmo assim?

Nesse caso a resistência não importa, são míseras 5 voltas de fio. O importante mesmo é a tensão que sai quando põe o primário na tomada. 

23 minutos atrás, Gu1426 disse:

E se eu ligar vários fios um pouco mais finos enrolados no secundário? Poderei obter uma boa tensão sem sofrer perda de corrente?

Sobre vários fios, tem que pegar e torcer bem pra parecer que é um fio só. 

Quanto a tensão e a corrente, primeiro precisa saber o máximo que esse transformador pode lhe entregar de potência. 

Se você disse que ele tem 12V e 500mA (a julgar também pela espessura do fio), então ele tem 6W de potência. 

Pode enrolar como quiser, mas a potência de saída sempre será 6W.

Pode por exemplo colocar um fio mais grosso com menos voltas e conseguir 6V e 1A ou um fio muito fino com o dobro de voltas e 24V e 250mA.

• Obrigado 1
Postado

@Mestre88 Ok, vou ir testando com vários fios e ver no que dá.

adicionado 42 minutos depois

O transformador está fazendo um ruído médio. O que é isso? Na outra vez não aconteceu.

Postado

@Mestre88@Tito Fisher@Matthwus Aqui estão algumas imagens do transformador, e um papel com as medidas do núcleo. Os três fios do primário eu vou substituir pois estão rachando. O secundário infelizmente não tenho fio para fazê-lo. Todos os fios esmaltados que tenho estão raspados. Terei que encontrar fio para construir o secundário. E quem puder me dizer o que era aquele ruído. (Detalhe: Essas fotos foram tiradas com uma TekPix, é sério. kkkkk)

PICT0001.JPG

PICT0002.JPG

PICT0003.JPG

Postado
44 minutos atrás, Gu1426 disse:

Os três fios do primário eu vou substituir pois estão rachando.

Tome cuidado pra não quebrar os fiozinhos finos quando for fazer isso.

46 minutos atrás, Gu1426 disse:

E quem puder me dizer o que era aquele ruído.

O zumbido das chapas vibrando?

É normal, depois de pronto as chapas devem ser coladas igual tava antes pra não vibrar. Geralmente usam resina ou verniz.

Isso não impede o funcionamento do transformador, é apenas pra não fazer barulho.

Postado

@Mestre88 Infelizmente minha cidade (Sombrio - SC), é uma cidade bem pobre quando o assunto é eletrônica, não há nenhuma loja de componentes aqui, até tem umas manutenções de motores elétricos que devem ter esse fio esmaltado aos montes. Porém é raro achar algo nessa cidade, pra ti ter noção, nem aquelas baterias de 9v xing-ling (que tem em todo canto) se vende por aqui, é só aquelas Duracell e Panasonic e nunca por menos de 25 reais.

adicionado 3 minutos depois

Bem, acho que esse tópico já pode ser fechado, vou guardar a carcaça do trafo pra algum projeto futuro.

Postado
22 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Infelizmente minha cidade (Sombrio - SC), é uma cidade bem pobre quando o assunto é eletrônica, não há nenhuma loja de componentes aqui, até tem umas manutenções de motores elétricos que devem ter esse fio esmaltado aos montes. Porém é raro achar algo nessa cidade, pra ti ter noção, nem aquelas baterias de 9v xing-ling (que tem em todo canto) se vende por aqui, é só aquelas Duracell e Panasonic e nunca por menos de 25 reais.

adicionado 3 minutos depois

Bem, acho que esse tópico já pode ser fechado, vou guardar a carcaça do trafo pra algum projeto futuro.

Sim, entendo. Comprar componentes eletrônicos hoje está muito difícil, até aqui que é cidade vizinha a capital SP já não encontro várias coisas e quando encontro é falso.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!