Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel como usar a função datadif


Posts recomendados

Olá Pessoal!!

Estou tentando usar a função DATADIF, mas o trem degringola aqui. De acordo com o suporte o uso dela é assim:

=DATADIF(data_inicio;data_final;"d"). No lugar do d pode ser A para ano e M para meses. Vi até alguns exemplos que considera uma celula

Ex. =DATADIF(B5;C5;"D") . Toda esses formato não retornam o valor. Nem errado nem certo. Dá erro.  O único que retornou o valor e correto foi esse:

DATADIF("25/05/1961;31/08/2018;"D"). Sei que  a primeira data é a mais antiga.

Será que eu estou ficando louco ou cometendo um daqueles erros banal??

Obrigado!!

adicionado 10 minutos depois

Desculpe Pessoal!

No ex. anterior que deu certo é esse:

=DATADIF("25/05/1961";"31/08/2018";"D"). So colocando  a data entre aspas.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Kleber!

Obrigado pela resposta.

Eu fiz essa formação da celula, mas no entanto não funcionou também.

Talvez seja porque essa função é do Lotus . Mas colocando aspas nas datas o resultado dá certo. E mais, se voce fizer como no seu exemplo, apenas inverter as celulas: =B1 - A1, uma subtração comum, também da a  quantidade de dias sem usar o datadif.

Vou aqui tentando. Se eu achar posto aqui.

Joa Batista.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , mas eu acho que eles fizeram alguma limitação ou formato diferente. Eu to aqui na USP e o pessoal da informatica também não conseguiu fazer com o 2016. Bem, isso não limita o que eu estou fazendo, porque posso usar a subtração e fazer os calculos e até concatenar ano,  mes e dias e fazer tudo numa mesma celula.

Tinha alguns artigos em inglês, mas parece que eles usam a virgula ao invés do ponto e virgula. Eu tentei aqui mas não tive sucesso. Eu aindo to gatinhado no excel.

Mas se eu descobrir algo, falo para você.

Obrigado.

Joao Batista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, boa tarde

 

Quanto aos parâmetros, há um erro de tradução (tecnicamente "localização") dessa função (não-documentada) para nossa língua: apesar do nome da função ter sido traduzida, de DATEDIF para DATADIF, o último argumento tem de ser usado na forma norte-americana. Sintaxe:

=DATADIF(dataInicial; dataFinal; "Tipo")
onde tipo pode ser:
  "Y" - para diferença em anos
  "M" - para diferença em meses
  "D" - para diferença em dias
 "YM" - para meses decorridos no último ano
 "MD" - para dias decorridos no último mês

Por outro lado, é uma das poucas funções de data que aceita que os argumentos dataInicial e dataFinal sejam inseridos tanto como string e também como data serial.

Então as seguintes maneiras de usar são equivalentes:

=DATADIF("25/05/1961";"31/08/2018";"Y")
=DATADIF(DATA(1961;5;25);HOJE();"Y")
=DATADIF(22426;43346;"Y")

Logicamente que se a(s) data(s) estiver(em) em células, tanto na forma de texto quanto na forma serial, pode-se passar só a referência da célula mesmo.

 

Por exemplo, para saber seu tempo de vida:

 

="Tempo de Vida: " & DATADIF("25/05/1961";HOJE();"Y")& " anos, " & DATADIF("25/05/1961";HOJE();"YM")& " meses e " & DATADIF("25/05/1961";HOJE();"MD")& " dias."

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal!!

Olá Edson!

Você deu o veredito certinho.

Como eu disse num post anterior, se você colocar as aspas nas datas ele aceita. porém se você colocar as datas com aspas dentro de duas células e depois fazer o cálculo ele não aceita. Assim não da para pegar os dado direto na forma como eles são colocados. Bem , para mim.Acho que vcs conseguem isso facilmente. Mas eu to batalhando aqui para achar uma maneira.

Obrigado pelas informações.

adicionado 43 minutos depois

Ola Pessoal!

Depois de muito penar, descobri.

Tem que colocar o numero das células entre parênteses:

=DATADIF((Q31);(S31);"D")

E mais. No meu caso, como eu tinha aumentado o tamanho da célula, tive que apagar todo o conteúdo da celula e só escrever a data. Eu não sei, mas acho que ele considerava os espaços em branco que   estivesse la, porque não aparecia nada. Depois que eu selecionei a célula e apaguei o conteúdo e digitei novamente, ele aceitou.

É isso ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, JOAO BATISTA DEJANO disse:

...Eu não sei, mas acho que ele considerava os espaços em branco que   estivesse la...

 

Provavelmente você copiou e colou de algum lugar como uma página da internet, por exemplo, onde vêm alguns lixos de carona, muitas vezes invisíveis.

Ou é o problema clássico do Excel manter valores como texto quando são colados mesmo eles sendo números, sendo necessário intervir para "acordar" o valor com técnicas já bem conhecidas: F2 e Enter ou Texto-para-Colunas dentre outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pla Edson!!

Acho que não. Acho que é porque eu sou novato, então eu fico apagando muito e reconsertando. Erro muito, refaço, e então acho que eu mesmo deixei residuo. Embora, o excel é chato para manipular. Ah, eu usei aquela equação cumprida que você fez, mas eu quebrei ela em pedaços, para mostrar os anos,  meses e dias numa tarja.

Uma outra coisa que eu vi foi que as vezes, dependendo da formatação da celula ele mostra a data no modo serial e outras faz

uns calculos estranhos. Aparece o ano de 1930 e eu não digitei isso. Bem, até eu entender tudo isso vai demorar.

Vamos que vamos...

Joao Batista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!