Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gateway padrão e o mesmo que o ip


Posts recomendados

no meu roteador tp link na interface wan

o ip e o gateway padrão sao os memos

exemplo suponhando que meu ip atual esteja 186.654.897.87 o meu gareway padrão e mesmo tambem: 186.654.897.87

nao tenho muito conhecimento com isso por isso queria saber

ja tive meu dns alterado pro adware e me deu muita dor de cabeça por isso me preocupo com tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gateway padrão é o endereço para acessar o roteador!

o ipv4 é o seu endereço IP

 

Geralmente os roteadores vem de fabrica com o login e senha admin (em minúsculo), é importante mudar essa senha para evitar que o roteador seja invadido! 

Recomendo que use um bom gerenciador de senhas para isso, uso e recomendo o BITWARDEN opensource e free.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaymeson Silva Os IPs nunca são os mesmos, voce deve estar enganado. No computador abra o Prompt de Comando (CMD) e digite o comando:

ipconfig /all

O Endereço IPv4 é o IP Interno do computador fornecido pelo Servidor DHCP que é o próprio roteador também.

O Gateway Padrão é o IP Interno do roteador que também é o Servidor DHCP (normalmente)

 

ip.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

 

Pelo que entendi que saber se o teu IP Wan é o mesmo IP que recebe no equipamento.

 

Pelo que sei não.

 

Exemplo, pode pegar i IP WAN de 186.654.897.87 e o IP do teu equipamento vai ser o 192.168.1.5 e assim sucessivamente de acordo com os equipamentos que conectarem na rede.

 

Quanto ao DNS, cada operadora tem o seu, essa informação pode ser verificada no próprio modem.

 

Pode também alterar para outro DNS manualmente se acha que o seu está muito lento (Google por exemplo, entre vários outros)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então referente a sua questão o endereço que está na sua wan é entregue pelo seu provedor de internet, sob o qual você não tem gerencia, esse seu endereço pode ser público ou privado para que seu roteador possa sair para internet.

Mais como não é possível pela escassez de endereço versão 4 te entregar mais de um endereço público o seu roteador tem uma uma forma para a tradução de endereços privados para endereços públicos chamada NAT.

 

 

Então se a sua lan tiver um endereço v4 privado 192.168.10.0/24 o gateway geralmente é 192.168.10.1, este primeiro endereço geralmente é usado pelo seu servidor DHCP como gateway da rede interna, logo após ele tem uma range de 253 endereços (dependendo da configuração do seu roteador) disponíveis para a maquinas na sua rede local, sendo que o último endereço desse range é de broadcast (192.168.10.255).

 

Em 07/09/2018 às 16:36, Jaymeson Silva disse:

no meu roteador tp link na interface wan

o ip e o gateway padrão são os mesmos

exemplo suponha que meu ip atual esteja 186.654.897.87 o meu gateway padrão e mesmo tambem: 186.654.897.87

nao tenho muito conhecimento com isso por isso queria saber

ja tive meu dns alterado pro adware e me deu muita dor de cabeça por isso me preocupo com tudo

Quando seu roteador deseja enviar uma pacote para alguma aplicação na internet ele vai encaminhar o pacote para esse gateway que por sua vez vai encaminhar para o seu provedor de internet utilizando-se do NAT para fazer a tradução do seu endereço privado para o endereço publico que sua operadora entrega.

 

Em 08/09/2018 às 13:51, Jaymeson Silva disse:

eu não falo do endereço para acessar o roteador e sim ao ip da internet que sempre que resetarmos o modem ele muda

 

Esse endereço muda porque geralmente o seu provedor de internet usa algum método de entrega de endereços para os clientes (PPPoE, DHCP), que muitas vezes entregam os endereços de forma dinâmica e não estática, então quando seu roteador para de enviar os pacotes de confirmação de que ainda está na rede usando esse endereço, ele remove este endereço do seu cadastro e entrega para o próximo cliente que esteja logando no momento. Quando seu roteador volta a solicitar uma conexão ele entrega o próximo endereço disponível, podendo ser o mesmo ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Saudações, 

Peço ajuda para entender a seguinte situação:

O gateway da minha LAN leva o mesmo endereço que IP do servidor, o que me faz pensar que o servidor  está actuando como um routeador, entretanto na LAN tenho um router wi-fi, que por acaso não não consigo chegar nele pelo navegador. 

 

Consultando o pessoal do IT para perceber se a internet passa 1º pelo router depois é distribuída pelo outros, os técnicos dizem que sim. Mas eu continuo com dúvidas, por isso peço ajuda para perceber como isso é. 

 

OBRIGADO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...