Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade 2018: PC Gamer & Design até R$ 1500


Posts recomendados

Saudações a todos!!

Estou buscando fazer um upgrade no PC após um 'quasi mortis' da minha placa em que a BIOS deu um problema feio... e como já tem uns cinco anos e já pensava em fazer um upgrade, chegou o momento.

 

Minha atual configuração é essa:
Placa-mãe ASUS M5A78L-M LX/BR 2x DDR3 (6 anos)
HD Sata II Samsung 320GB (9 anos)
Chipset AMD 780
Processador AMD FX 43000 @ 3800Mhz (6 anos)
Memória 8Gb RAM DDR3 (6 anos)
Placa de vídeo NVIDIA ASUS GTX 1050 4Gb (comprada há dois meses)
Fonte Real ATX Cosair 500w (3 anos)

 

Obs: no arquivo, desconsiderar placa de vídeo GT640 e Monitor. XD

 

A mais nova aquisição foi a placa de vídeo, mas como quero fazer um upgrade gostaria de saber uma configuração para um PC Gamer & Design.

A minha antiga placa não disponibilizava um recurso de USB 2.0/3.0 que meu gabinete oferece.

Segundo algumas pesquisas, penso ver as seguintes peças:

 

- Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3, 4x DDR3 HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Frontal, Áudio Gamer

- Processador AMD FX 8300 Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.3GHz (4.2GHz Max Turbo) AM3+

- HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 2TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s

 

Memória adoraria colocar dois pentes de 8GB, mas apertou o orçamento aí - ao menos por hora, mas aceito sugestões para compra futura. XD

 

Essa configuração é válida?

Aceito sugestões.

Obrigada!!
 

CONFIG DESKTOP (resumo).pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Katrinnae disse:

Não entendi. O meu último é um AMD FX 4300 que nunca me deu dor de cabeça.

Quando o FX foi lançado, ele já não conseguia acompanhar a performance dos Intel. Tinha custo x benefício muito ruim. Hoje então, nem se fala. Além de ser uma plataforma já ultrapassada. Não que eles darão dor de cabeça. São confiáveis. Mas, pelo valor investido, você consegue mais performance. 

Posto isto, vá para um Ryzen. Vai gastar com memórias novas e tal, mas vai valer o investimento. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Obrigada. Consegui levantar mais capital aqui e poderei ver um da Ryzen então. Intel fica mais complicado e deixo para uma troca futura. 

Praticamente adotando sua recomendação. Somar ainda um HD, já que o meu tá antigo.

Algo extra que vale à pena?

Obrigada!

Edit: 
Estava vendo um mais recente da Ryze:

- Processador AMD Ryzen 7 1800X, Octa Core, Cache 20MB, 3.6Ghz (4.0GHz Max Turbo) 

- Placa-mãe gaming da ASUS
Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX TUF H310M-PLUS GAMING, DDR4

 

E sim, estou vendo na Kabum, onde sempre compro minhas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai manter sua VGA? Ela vai ficar limitando o desempenho do conjunto. Recomendo trocar ela, já que o desempenho dela é semelhante ao do vídeo integrado do Ryzen 2400g.

 

12 horas atrás, Katrinnae disse:

Intel fica mais complicado e deixo para uma troca futura. 

Só se a 9ªG sair muito boa e com bom preço. Hoje não compensa Intel.

 

12 horas atrás, Katrinnae disse:

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX TUF H310M-PLUS GAMING, DDR4

Esta placa é para Intel 8G. Não serve no Ryzen.

A melhor C/B que tem pra Ryzen, hoje é a B350 Tomahawk, Está saindo 500,00. Tem mais barata, mas esta é muito boa e está com preço bom. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Você vai manter sua VGA? Ela vai ficar limitando o desempenho do conjunto. Recomendo trocar ela, já que o desempenho dela é semelhante ao do vídeo integrado do Ryzen 2400g.

 Tá, me explica melhor isso. O que diz 'manter sua VGA'?

 

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 ATX TUF H310M-PLUS GAMING, DDR4

 

Esta placa é para Intel 8G. Não serve no Ryzen.

A melhor C/B que tem pra Ryzen, hoje é a B350 Tomahawk, Está saindo 500,00. Tem mais barata, mas esta é muito boa e está com preço bom. 

 Não estou contestando, apenas vendo as inúmeras possibilidades.

Segundo a própria ASUS, esse modelo também suporta Ryzen
https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-B350M-PLUS-GAMING/

Linkei a placa errada. XD

Eu tinha visto essa e entrado na página da ASUS.

O preço é o mesmo desse que linkou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Katrinnae disse:

Tá, me explica melhor isso. O que diz 'manter sua VGA'?

Desculpe, achei que era a GT640. Depois vi que é uma 1050Ti. Desconsiderar a afirmação.

 

Com relação às mobos, ambas são equivalentes. Tanto em recursos como em qualidade. Qualquer uma te atenderá bem. 

 

Vai ficar uma máquina muito boa com 1800x + GTX1050Ti. Depois faz um up para uma VGA mais potente e um monitor bom fullHD, caso já não tenha.

 

Mas atenção, o 1800x não vem com cooler de fábrica. Deverá comprar um.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Vai ficar uma máquina muito boa com 1800x + GTX1050Ti. Depois faz um up para uma VGA mais potente e um monitor bom fullHD, caso já não tenha.

 

Mas atenção, o 1800x não vem com cooler de fábrica. Deverá comprar um.

 

Monitor é um UltraHD, comprei há um ano, também da ASUS - "Eita, ela gosta da marca!"
Monitor Gamer LED ASUS 24´, Full HD, 1ms, Widescreen, HDMI, Smart View - VS248H-R

 

Vou providenciar o cooler e extra para meu gabinete.

Sobre o cooler, algum a recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Olha, infelizmente não conheço nenhum da Asus. :D

HUHEUHEUHEUHEUEHUEH TUDO BEM!!! XD

É um TOC meu, desencana! Sempre me dei bem com a marca, não tenho me arrependido.

Sou daquelas que, se tem que investir em algo, que seja bom e durável.

 

44 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Gammax 400 ou Cooler Master Hyper T4. São bons coolers. 

 Já pesquisando aqui.

adicionado 22 minutos depois

Por hora, a configuração está assim:

ASUS TUF-B350M-PLUS-GAMING. 
Processador AMD Ryzen 7 1800X, Octa Core, Cache 20MB, 3.6Ghz 
Cooler para Processador DeepCool Intel/AMD GAMMAXX 400 Silente 

Memória DDR4 4Gb 2x-4x

 

A minha dúvida é se minha fonte Corsair 500w suportaria tudo isos ou tem risco de ter de comprar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kleber Peters disse:

NÃÃÃÃOOOOOO!!!! Intel em Ryzen não funciona...  Tem que ser a ASUS TUF-B350M-PLUS-GAMING. 

Sim, sua Corsair dá conta do recado tranquilamente. 

AAAAHHH COPIOU ERRADO DE NOVO!!! CALMA!!! HUEHEUHEUHE
Corrigido, não infarta! XD
Obrigada, Kleber. 
Meu copiar+colar bugando aqui.
Na minha lista e 'carrinho de compra está exatamente o B350M. heuheuheuheue
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Katrinnae

 

Olha, apesar que o Ryzen 7 1800X vai ser um baita upgrade, como você não tem problemas com o seu atual, o FX 4300, pensaria com carinho em um Ryzen mais em conta, como os Ryzen 5 1500X, 1600 e 2400G. que estão entre 630 e 740. Eu daria preferência para os 1xxx para não ter dor de cabeça com BIOS desatualizada, como eu tive rs.

 

Além dessa economia, eles já vem com o cooler, se não me engano rs. Também, caso não vá usar todos os recursos dessa placa-mãe que citou, poderia procurar alguma A320, possivelmente da Asus que você prefere, ou outra marca

 

placa-mãe ASUS Prime A320M-K - R$ 351 ou A320M-K/BR R$ 360 na Kabum (parece que essa aceita os Ryzen 2xxx sem dor de cabeça).

 

Essa economia você pode usar para pegar SSD, que não vi ali na lista do que já tem ou da que pretende comprar, ou melhorar outra parte que ache melhor. Ainda deve sobrar um pouco.

 

SSD Kingston A400 240 GB - R$ 285

 

Outra opção, bem menos gastona, seria manter o que já tem, comprar o SSD, o HD novo e maior, e ir levando com o seu conjunto atual. Para usar um USB 3, poderia comprar uma placa separada para isso, mas seria somente na traseira do PC, as do gabinete realmente continuaria sem uso.

 

Placa Empire PCI-Express 4 Portas USB 3.0 - R$ 50

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Estou sme fazer um upgrade há (pelo menos) cinco anos. Eu já pensava em trocar o processador, mas a placa de vídeo foi mais urgente. Agora aconteceu da minha placa-mãe dar pau de vez e estou buscando investir em algo que demore a levar-me a fazer outro upgrade. Inclusive, ainda estou pagando a placa de video.

Trabalho MUITO com edição de imagem, passo o dia com Photoshop aberto, tenho treinado com tábua digitalizadora com ilustração. Quero alguns jogos mais recentes e então quero investir numa máquina boa que dure e me ofereça desempenho.

 

Nas contas aqui ainda vou incluir o cooler e HD interno - o meu tem dez anos, 320GB que não sei se ainda dá para aproveitar, se sim pretendo manter apenas para programas instalados. -  e em mais memória RAM. Dentro dos cálculos, consegui dobrar o orçamento para R$ 3500 - na verdade estava mindigando mesmo. huehuehuehueh
Já tenho um HD externo e queria mais um com 1TB para jogos mesmos. O externo uso para material de trabalho mesmo.


Penso que, se é para ter algo bom e que dure os próximos quatro anos, está ótimo. A minha configuração atual durou seis anos abusando demais dela. XD

 

Um SSD é uma possibilidade sim. Conforme for, insiro n lista sem problema.

USB uso para teclado, mouse, HD externo e impressora. Basicamente no meu atual fechava as portas traseiras e restando duas frontal liberadas - mas a azul nunca funcionou porque a minha placa-mãe atual não dava suporte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Katrinnae , bem, se há verba disponível e você ainda trabalha com isso, também não vejo porque não fazer o upgrade, em especial se a placa-mãe estiver nas últimas, porque uma nova AM3+ é praticamente o mesmo preço da AM4 né. Só quis dar uma opção mesmo.

 

Mas ainda acredito que ir de cara num Ryzen 7 1800X não acabe compensando tanto a mais do que pegar um Ryzen 5. Claro, só minha opinião, mas eu mesmo saí recentemente de um i3 4150 e fui para Ryzen 5 2400G, que esteve em promoção mês passado.

 

SSD vale a pena investir sim, e instale nele o Windows, Photoshop e outros programas, e deixe o futuro HD novo para os jogos, que ocupam muito espaço. Se o seu trabalho atual também couber, deixe no SSD, depois mova para o HD por exemplo.

 

O HD antigo tem sim utilidade, só veja se ele está em ordem, há programas como o CrystalDiskInfo que informam a saúde dele. Pode deixar para jogos, ou filmes e músicas também, ou o que a imaginação permitir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!