Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite.eu tenho um ventilador que funciona em uma potencia muito elevada fazendo um ruido insuportavel e um vento muito forte para o tamanho do ambiente.procurei pela internet e vi pessoas aconselhando a troca do capacitor para um com a potencia mais baixa.ao abrir o ventilador vi que o capacitor é identico ao da foto e gostaria de saber como é medida a potencia dele para poder comprar um que seja um pouco mais fraco...obrigado pela ajuda!

IMG_20180927_235518.jpg

Postado

Capacitor é medido em capacitancia. 

É esse valor marcado como 3,5uF (lê-se três e meio micro farads). 

Pode colocar outro de valor menor como 3, 2.5 ou 2.

Só tome cuidado porque se colocar um muito baixo o motor fica sem força e não gira, só fica fazendo barulho e pode até queimar. 

Importante que o valor abaixo da tensão seja o mesmo de 250VAC.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Saten disse:

boa noite.eu tenho um ventilador que funciona em uma potencia muito elevada fazendo um ruido insuportavel e um vento muito forte para o tamanho do ambiente.procurei pela internet e vi pessoas aconselhando a troca do capacitor para um com a potencia mais baixa.ao abrir o ventilador vi que o capacitor é identico ao da foto e gostaria de saber como é medida a potencia dele para poder comprar um que seja um pouco mais fraco...obrigado pela ajuda!

IMG_20180927_235518.jpg

Bom amigo faço das minhas  palavras do nosso amigo acima,o ideal é colocar um capacitor com uns 2.5 micro farads custa barato,o importante reforçando é que a tensão  do capacitor seja de 240 Volts igual esse seu ai,e reforçando também para não colocar um muito fraco pois se não o ventilador não ira girar.

Postado
agora, Willian_Souza disse:

Bom amigo faço das minhas  palavras do nosso amigo acima,o ideal é colocar um capacitor com uns 2.5 micro farads custa barato,o importante reforçando é que a tensão  do capacitor seja de 240 Volts igual esse seu ai,e reforçando também para não colocar um muito fraco pois se não o ventilador não ira girar.

obrigado pela ajuda! a tensão tem que ser exatamente a mesma? poi fui em uma loja hj cedo sem saber muito bem e o atendente tmb nao sabia e se me lembro bem ele disse que tinha um de 2.5 mas a tensão era pouca coisa diferente 

Postado
12 minutos atrás, Saten disse:

obrigado pela ajuda! a tensão tem que ser exatamente a mesma? poi fui em uma loja hj cedo sem saber muito bem e o atendente tmb nao sabia e se me lembro bem ele disse que tinha um de 2.5 mas a tensão era pouca coisa diferente 

Bom provavelmente sua casa deve ser tensão 220 volts, então um capacitor de 240 a 250 é o mínimo que você teria que ter, pois se a tensão deve ser menor pode explodir ocasionando um sério acidente, então tente procurar por um de 240 a 250 vac com 2.5 Uf. 

Postado

Os capacitores têm que ter a tensão sobrando se a tomada é de 110V se usa o de 250V, igual esse aí. 

Quando é de 220V se usa o capacitor de 400V.

Em 110V você ainda pode usar o de 200V caso não encontre o de 250.

Em 220V também pode usar o de 350V. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!