Ir ao conteúdo

Qual as tensões normais de uma fonte, minha fonte está ruim?

Ir à solução Resolvido por Dutra 1010,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, sou novo por aqui, estou com um problema intermitente, as vezes meu computador trava, a luz do HD apaga(Como se tivesse tirado da energia), estava precisando trocar, então comprei outro, não resolveu.

Esse problema acontece quando vou jogar, necessariamente quando algo esquenta, mas a temperatura do CPU e da GPU estão normais, desconfio que seja fonte, mas o problema é que as vezes acontece, e as vezes não... fiquei uma semana sem dar problema, troquei de S.O. o problema voltou... a fonte, a minha dúvida é:

+12V  =  11.60

+5V  =  4,75

+3V  =  3,07

Essas tensões estão muito críticas? Pode ser esse o problema, desconfio que seja fonte ou memória ram...

Já fiz:

Limpeza em todo o pc.

Troquei pasta térmica de todos os componentes.

Troquei o HD.

Formatação Limpa.

Alterar slot da memória ram/borracha.

Mais uma dúvida, uso um estabilizador, na minha percepção uma fonte ruim seria menos prejudicial em um estabilizador, estou errado? Deveria tirar essa fonte e ligar direto na tomada? O que acham? 

• Solução
Postado

Apenas a +3,3V que está um pouco desregulada, o mínimo é 3,14V e está em 3,07V. Você mediu essas tensões enquanto jogava? Se tiver feito a possibilidade dessas tensões estarem bem desreguladas é maior. Faça o teste puxando carga(jogando o que tiver de mais pesado).

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Dutra 1010 disse:

Apenas a +3,3V que está um pouco desregulada, o mínimo é 3,14V e está em 3,07V. Você mediu essas tensões enquanto jogava? Se tiver feito a possibilidade dessas tensões estarem bem desreguladas é maior. Faça o teste puxando carga(jogando o que tiver de mais pesado).

Aqui amigo, ele travou uma vez só comigo jogando, a luz do hd apaga, depois ela acende e o pc destrava(Só lembrando que HD é novo, todos os testes e tudo OK), deixei o programa de monitoramento rodando pra ver as informações depois, o resultado foi esse abaixo, o que me diz? Poderia ser a fonte ocasionando esse desligamento do HD e consequentemente o travamento do sistema?

Achou estranho que ele volte a funcionar, não tem um tempo certo mas ele volta, talvez a oscilação faça ele "Ligar de novo" né?

Estou acreditando que seja fonte, mas não entendo muito bem ainda essa questão da tensão. 

Atual          Mínimo      Máximo        Média

voltagens.PNG.343a3db762c5dae68a50fab03bdebd21.PNG

• Membro VIP
Postado

Essas leituras de tensão tomadas via software são tão confiáveis quanto nota de R$ 3,00

Notade3reais.jpg

Para se ter a verdadeira noção das tensões da fonte do PC só mesmo medindo-as com um multímetro.

Portanto, sem uma leitura efetiva, com um multímetro, qualquer dedução será puro "bolodório"

Postado

Concordo com o Faller que não dá pra tirar conclusões com esses programas, mas esse "bolodório" te deve dar um norte. Faça o mesmo teste com um multímetro.

Qual é a fonte(marca/modelo)?

Postado

Concordo com o Faller que não dá pra tirar conclusões com esses programas, mas esse "bolodório" te deve dar um norte. Faça o mesmo teste com um multímetro.

Qual é a fonte(marca/modelo)?

Certo, não tenho acesso a um multímetro, mas utilizei algumas aplicações só pra tentar achar uma direção...

A fonte é uma OnePower 500W, daquelas bem vagabundas!

Postado

Pois é, vou trocar a fonte primeiro então, obrigado a todos que se dispuseram a me esclarecer algumas dúvidas!

Obs:Me livrei do estabilizador, muitos anos usando, já estava acostumado, mas fiz uma força e joguei fora! 😅

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Resolvido

Apesar de ter feito a leitura das voltagens com um software, foi suficiente pra constatar que a fonte era o problema, já imagina por ser uma fonte vagabunda, fiz troca por uma fonte de marca boa e todos os problemas foram resolvidos, abs, obrigado pelos esclarecimentos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!