Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga, cooler gira e logo em seguida para


Posts recomendados

Boa Tarde pessoal, 

 

Conheço um pouco de hardware, e já fiz alguns testes aqui.

Meu problema é o seguinte...

Meu pc estava sujo, desmontei tudo e fui limpando, como sempre, placa-mãe tomo o maior cuidado, passei somente o pincel (cabo plastico e cerdas de nylon) bem de leve, pra tirar o excesso de poeira.

Terminando a limpeza, montei tudo, e fui testar. Porém, o computador nem deu vida, fiz outra tentativa, e reparei que o cooler girava bem pouco, somente um ameaça de se movimentar.

Comecei a me preocupar, e fui fazer alguns testes. Desmontei tudo, e deixei somente, placa-mãe, processador, memoria e fonte, na bancada. Testei, e dava o mesmo problema, testei com outra CPU, e o mesmo problema tanto com o i7 e com o i5. Pesquisando, vi que a placa-mãe poderia estar em curto no 12v do processador, e realmente estava (como 02 mosfets em curto). Fiquei mais tranquilizado, pois fiz outros testes sem a CPU, e sem o conector 12v, e realmente ela ligava... Ótimo, procurei aqui na cidade, alguma placa, e encontrei uma. Cheguei em casa, fui testar, e a surpresa, com o i5 funcionou de boa, já com o i7... O cooler da CPU gira um pouco, para e automaticamente, aciona novamente, sem desarme da fonte como no primeiro caso. Estou MUITO preocupado, pois caso tenha dado pau no i7 eu me mato. Caso precisem de mais informações para me auxiliar, estarei por aqui pra responder o mais rápido possível. Agradeço imensamente quem puder ajudar.

 

Config.

 

i7 4770

12GB RAM Hyper X

placa-mãe  ANTIGA - MSI H81-E33 /// placa-mãe NOVA - Asus H81M-C

Fonte EVGA 430W

GTX 1060 6GB

SSD e HD de 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance dele girar, para e voltar podem ser várias coisas... Mas o mais provável é que alguma configuração ela não pegou direito e ai detecta, desliga e liga com as novas infos, isso acontece com OC errado, novo hardware etc...

 

Já verificou se a pilha da placa-mãe está boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente as chances do i7 ter queimado são grandes, quando o mosfet de entrada entra em curto ele joga os 12v da fonte direto pra linha de alimentação do processador, algumas placas tem proteção mas ainda assim acontece. O jeito seria testar em mais uma placa-mãe só pra ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Esse lance dele girar, para e voltar podem ser várias coisas... Mas o mais provável é que alguma configuração ela não pegou direito e ai detecta, desliga e liga com as novas infos, isso acontece com OC errado, novo hardware etc...

 

Já verificou se a pilha da placa-mãe está boa?

OC eu nunca fiz, a pilha esta boa, pois esta placa é nova... 

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Infelizmente as chances do i7 ter queimado são grandes, quando o mosfet de entrada entra em curto ele joga os 12v da fonte direto pra linha de alimentação do processador, algumas placas tem proteção mas ainda assim acontece. O jeito seria testar em mais uma placa-mãe só pra ter certeza.

Diz isso não cara kkkk

Mas supondo que a CPU se foi... A placa não ligaria normalmente? Porém, não daria vídeo, nem a CPU esquentaria ?

Porque, ela nem inicia, liga menos de 03 segundos, parece que tem algo barrando a inicialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@gustavoomt

Achei que ela só dava esse tranco e ligava :)

Liga com o i5, atualiza a BIOS e ai veja se o i7 vai, se não for, é o que @Daniel Lee  falou mesmo...

BIOS atualizado, então creio que me lasquei mesmo... É tão fácil a queima do processador assim ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt

Depende do caso... Depende muito do caso...

Por exemplo, as placas Asus tem um sistema de proteção muito rígido, tão rígido que as vezes vira até um problema, mas mesmo assim eu já queimei um 6900k com uma asus porque os mosfet dela estavam ruins, defeito de fabricação mesmo, ponto de solda errado.

A fonte também ajuda, uma fonte categoria platinum e titanium com controle separado de trilho e tal, são muito boas para evitar tragédias também.

Algo que já aconteceu comigo, eu tinha uma extensão no 8 pinos e essa extensão devia ter algum problema, ela derreteu, estava atrás da placa-mãe e nem vi, fiquei insistindo, toda vez eu forçava o PC ele desligava, a extensão derreteu na conexão com a psu e com o cabo que ligava na placa-mãe, troquei o cabo e toquei a vida como se nada tivesse acontecido, só não posso usar mais um conector da fonte. A mobo era uma x79 deluxe e a fonte uma ax860, tudo de primeira, me salvou legal...

Então acho que é mais questão de sorte mesmo, mas quando o problema é no mosfet, a coisa fica bem mais difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers

Entendi. No meu caso, a placa ruim era a MSI... Enfim, mais duvidas kkk, testei na MSI que estava ruim, o i5 também, e dava o mesmo problema é claro... Eestou usando numa boa aqui com a placa Asus... A questão é o seguinte, se a placa MSI, supostamente queimou o i7, não deveria ter ido junto o i5 ? Pelo fato, de eu ter testado do mesmo jeito os dois ? Outra coisa, não há a possibilidade da fonte estar com problema ? Quando há queima da CPU, os sintomas são esses ? Pois vi, que quando há queima, o sistema liga, mas não da vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt

O mosfet foi pro saco, levando a CPU que estava nele, depois ele já perdeu a utilidade, já não funciona mais, por isso que ele não levou o i5 também, pior que MSI ganhou fama a uns tempos atrás por mosfet ruim... depois arrumaram, assim como evga na série 9, hoje eu tenho uma placa MSI, não pego asus depois que ela matou meu 6900k, acho que é o ciclo da vida! hehehehe

 

A fonte não deve ter sido a culpada não, pode ter sido culpada por omissão apenas, mas se ela tivesse queimado sua mobo, teria queimado a nova também, e dificilmente fonte causa isso, ela pode explodir, pegar fogo, parar, mas as proteções são tantas que dificilmente ela leva os problemas dela para o PC, essa EVGA é qual categoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Que processador estava encaixado na primeira vez que você tentou ligar a placa após a limpeza?

@Daniel Lee O i7, infelizmente...

adicionado 2 minutos depois
8 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@gustavoomt

O mosfet foi pro saco, levando a CPU que estava nele, depois ele já perdeu a utilidade, já não funciona mais, por isso que ele não levou o i5 também, pior que MSI ganhou fama a uns tempos atrás por mosfet ruim... depois arrumaram, assim como evga na série 9, hoje eu tenho uma placa MSI, não pego asus depois que ela matou meu 6900k, acho que é o ciclo da vida! hehehehe

 

A fonte não deve ter sido a culpada não, pode ter sido culpada por omissão apenas, mas se ela tivesse queimado sua mobo, teria queimado a nova também, e dificilmente fonte causa isso, ela pode explodir, pegar fogo, parar, mas as proteções são tantas que dificilmente ela leva os problemas dela para o PC, essa EVGA é qual categoria?

@Rolf William Gewers Entendi... Já bateu a tristeza agora, fiquei mol tempo procurando ele... Tenso. A fonte é 80 plus bronze... Outra coisa, o que causou o curto no mosfet ? Sendo que antes estava tudo ok, tirei, limpei, só montei novamente... Mesmo procedimento de sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, gustavoomt disse:

@Daniel Lee O i7, infelizmente...

adicionado 2 minutos depois

@Rolf William Gewers Entendi... Já bateu a tristeza agora, fiquei mol tempo procurando ele... Tenso. A fonte é 80 plus bronze... Outra coisa, o que causou o curto no mosfet ? Sendo que antes estava tudo ok, tirei, limpei, só montei novamente... Mesmo procedimento de sempre.

Minha teoria é de que os capacitores da placa ainda estavam carregados e a poeira pode ter fechado curto entre os terminais do mosfet na hora da limpeza já que ela pode ser condutiva, ou então foi dano por estática já que mosfets são especialmente fáceis de queimar com estática. Não acho que a fonte tenha culpa nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Minha teoria é de que os capacitores da placa ainda estavam carregados e a poeira pode ter fechado curto entre os terminais do mosfet na hora da limpeza já que ela pode ser condutiva, ou então foi dano por estática já que mosfets são especialmente fáceis de queimar com estática. Não acho que a fonte tenha culpa nisso.

@Daniel Lee Faz sentido, pois comecei a limpeza, pouco tempo depois de desliga-lo... Infelizmente dei o azar... Em relação a estática, mesmo com pincel de plastico causa isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que já havia energia estática ali, depende se sua tomada tem aterramento, se você estava usando pulseira anti-estática, se o pincel era comum ou apropriado para limpeza de eletrônicos, etc. Da dó perder uma placa-mãe e um 4770 mas fazer o que, pelo menos agora você sabe dos riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Pessoalmente sempre limpo com spray de ar e um pincel comum mesmo, nunca tive problema, o máximo que faço é usar um chinelo :) Não digo isso para falar que é o certo, mas apenas para vermos como destino é fogo nisso...

 

A teoria do @Daniel Lee  faz total sentido, ainda mais você falando que começou a limpeza logo após desligar, sempre espere um tempo, pelo menos 30 min, com ele totalmente desligado, esses capacitores demoram muito para perder a energia, na PSU mesmo tem capacitores que podem demorar até meses para perder a energia toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!