Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde pessoal!

vou direto ao assunto.

comecei a fazer um curso de eletrônica, to no primeiro modulo, curso EAD.

gostaria de receber de  alguém que entende do assunto , que já estudo ou esta estudando eletrônica, a indicação de material didático, que facilite a compreensão dos assuntos relacionado a eletrônica, "por exemplo, material que contenha uma explicação que possibilite uma didática, que leve o aluno a entender de forma simples, os funcionamentos "conceitos" relacionados aos componentes eletrônicos, e que tenha uma apresentação completa das formulas matemáticas". Em relação a matemática, os materiais que eu encontrei vem muito resumido, exemplo , o livro te apresenta uma formula  matemática e em um determinado ponto, aparece um resultado , que acaba sendo somado , subtraído ou multiplicado, mais você não sabe de onde veio aquele valor, até que depois de muita pesquisa você encontra informação de que aquele valor é o resultado do mmc. Eu acho que certas coisas deveriam estar impressa de forma completa  no material didático, eles colocam tantas figuras, e corta o mais importante que é no caso da eletrônica, os conceitos e as formulas matemática  eles acabam resumindo muito, isso acabe sendo ruim pra quem estuda a distancia.

emfim se alguém me poder indicar um material bacana desde já eu agradeço 

• Membro VIP
Postado

O livro " Eletrônica" do Gabriel Torres é muito bom (tenho a segunda edição em pdf), apesar dele ser bem extenso, ele é bom no sentido de explicar da onde vem as fórmulas e explicar de uma maneira bem simples os conceitos (explicação simples, porém completa).

• Curtir 2
Postado

@jc200507 ,

O livro do Gabriel Torres é uma referência muito boa, sem se aprofundar demais na matemática. Eu começaria por ele !

Quando voce atingir todos os conceitos expostos, poderá passar para livros mais técnicos, que necessitam de um prévio conhecimento tanto de Eletrônica como de Matemática ( e eu diria que um mínimo de Física ajuda bastante... ).

Na minha época de faculdade, usava este aqui :

http://www.introni.it/pdf/Millman Halkias - Integrated Electronics.pdf

Originalmente escrito na década de 1970, abrange todos os conceitos sobre semicondutores.

Depois dele, creio que você precisará estudar mais a fundo sobre transistores Fet e Mosfets, bem como Amplificadores Operacionais modernos, e claro, elementos de controle de potência como SCR, TRIACS e tantos outros mais modernos que existem atualmente.

Felizmente, hoje temos a Internet, e com poucos minutos de Google você encontra muito mais material didático do que poderia estudar em milênios !

E temos também o lado dos microcontroladores, que existem hoje convivendo com a Eletrônica em quase tudo que existe por aí, como um simples celular.... mas aí você já estará craque !

Paulo

• Curtir 2
Postado

@jc200507 ,

Se existe, eu não conheço.

Mas para o cálculo dos valores dos componentes usados, os cálculos são sempre simples em mais de 95% dos casos, basta o uso da Lei de Ohm , cálculo de reatâncias e saber resolver sistema de duas ou mais equaçoes para aqueles casos em que usamos análises de malhas.

Casos mais complicados envolvem os famosos equivalentes de Thevenim e Norton, e funcionamento básico de um transistor.

Outros circuitos analógicos que usam apenas Amplificadores Operacionais envolvem apenas a compreensão do funcionamento desse bloco simples.

Alguns circuitos não precisam de quase nada que eu citei acima, apenas contas simples, como por exemplo circuitos que envolvem uso do famoso 555, o CD4066, o CD4046 e por aí vai.

Meu conselho :

Se preocupe mais em entender os principios, e não se preocupe com a Matemática.

É mais importante ter um amplo

conhecimento geral, conheçer um monte de Circuitos Integrados, decorar os blocos básicos dos Amplificadores Operacionais, e claro, a prática de montagens será muito importante para fixar os conhecimentos.

Paulo

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!