Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
clrpinto

M748lmrt V.3.3 - Problemas De Boot

Recommended Posts

Ola Pessoal

Seguinte, to com um micro PIII 550 PC100, 128MB PC100 e MB PCChips M748LMRT V3.3 .

Acontece que ta dando a louca na maquina :

1 - Quando tudo conectado (CD , HD e Drive 1.44), ela liga o monitor, não exibe nada, mas apita 1 vez, le o Drive de disquete, apita + 1 vez e le o drive de disquete - fica neste ciclo constante e não mostra nada na tela.

Se eu der um RESET, vai continuar na mesma. Mas se eu desligar e religar, ela não apita, mostra na tela o processador e fica travado em WAIT - não mostra a HD e não continua.

2 - Se eu desligar o cabo de dados do CD - a maquina passa do post e inicia o sistema sem problemas. Mas se eu der um reset, ela fica com o comportamento de bip relatado acima ( item 1)

3 - Se eu desligar ambos os cabos (CD e Drive de 1.44), ela mostra o post, passa por ele e inicia o S.O. - Se eu der um reset, ele liga e soa um 8 BIPS, uma pausa e mais 8 bips. Ai eu procedo um Liga Desliga e ele liga monitor, e mostra o post, passando para o S.O.

---------------------------

Fiz os seguintes testes

Liguei com o HD + Drive 1.44 ligados, entrei na BIOS e só ai liguei o cabo IDE do CD ROM - pedi para ela encontrar o CD - foi bem sucedido - salvei e ela sai do post, iniciou o S.O. e travou. - Fiz um teste com um disco de 1.44 e o check it 7.0

- Travou no momento em que tentava encontrar o HD / CD .

Liguei o micro sem o Drive 1.44 e CD - Entrou no S.O. sem problemas !

Liguei o micro c/ o Driver 1.44 - Entrou no S.O. sem problemas !

Liguei o micro c/ o Driver e CD - não passou do post.

Sem mencionar que eu tive de ligar desligar , duas vezes a cada teste, pois sempre apitava conforme eu informei.

-------------------------------

Ao meu ver, esta placa esta com problema na controladora, mas segundo tabela de BIPS AMI, - 8 bips indica que o problema esta na memoria da placa de video, mas ela é onboard, como vai ter problemas ai - até porque eu testei com 4 pentes diferentes ( um de 64MB, dois de 128M , um de 256 - todos PC100 )

Alguem já teve problema semelhante com esta placa-mãe ??

Alguem sabe o que quer dizer os 8 Bips da PCChips M748LMRT ?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Severino,o estável@16 set 2004, 19:20

Parece que a fonte não está aguentando alimentar o sistema quando está tudo conectado. Seria bom testar o micro com uma fonte melhor.

Boa sorte !

Ola - Tambem achei isso !

Mas não é a causa - A fonte original é AT 300W. E a placa suporta 2 tipos de fonte (AT e ATX).

Eu coloquei uma ATX da Satellite de 400W - A mesma que eu uso em meu DESK ( AMD ATHLON XP 2600 c/ Cooler Volcano 11 + MB ASUS A7N8X-E c/ ventilador GAB + Grav DVD + HD 80G SATA + HD 120G IDE.) e o problema continuo .... Alias, tiprou, pois a placa sequer apitou e não mostrava nada - tive que ligar e desligar muito mais vezes para no fim conseguir o mesmo que eu consegui com a fonte dela...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Severino,o estável@16 set 2004, 19:20

Parece que a fonte não está aguentando alimentar o sistema quando está tudo conectado. Seria bom testar o micro com uma fonte melhor.

Boa sorte !

Ah, alem do mais , eu só desliguei o cabo de comunicação do CD e Driver - os da fonte permaneceram ligados !! Por esta razão, eu não descartei problemas de fonte

Compartilhar este post

Link para o post

:rolleyes: Salve, meu companheiro ! Já vi este problema tb e descobri que estava conectando o CD e o HD como master no mesmo canal IDE, ou seja com o mesmo cabo IDE. Verifique isso. Se o jumper do CDROM estiver configurando o dispositivo para master, mude para slave. Esta placa tem 2 canais IDE, daí você pode conectar cada dispositivo num canal, bastando ter mais um cabo flat IDE. É fundamental tb que você configure corretamente o BIOS, pois se você o configurou para encontrar um HD no primary master e um CDROM no primary slave (HD e CD no mesmo cabo, conectado no canal IDE nº 1) e isso não estiver acontecendo, o sistema fica travado em "Wait" tentando encontrar os dispositivos. Pra facilitar, coloque o HD num Flat e o CD em outro (HD no canal 1 e CD no 2); configure o "Standard CMOS Setup Page" com as opções de "Pri Master", "Pri Slave", "Sec Master" e Sec Slave" todas em "auto". Ligue o PC e veja no que deu.

Deve resolver. Se não der certo, considere que o CDROM pode estar com defeito e causando conflito, já que ao desliga-lo o sistema funciona.

Um Abraço e boa sorte!

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais