Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Fuinha6

RESOLVIDO Dual Channel com memória Assimétrica

Recommended Posts

Oi gente, to montando meu primeiro PC focado pra trabalho com computação gráfica e, claro, alguns joguinhos

Atualmente tenho visto o pessoal dizendo que ter apenas 8GB de RAM é bem "o limite", e como eu gosto de ter uma folga, pensei em colocar 12GB de RAM, um de 8GB e um de 4GB, sendo ambos da mesma marca (Hyperx fury) e mesma frequencia (2400)

Entretanto, pesquisando um pouco vi que o pessoal não recomenda esse tipo de combinação, só não entendi o porque e pra quem não é indicado, porque já vi alguns notebooks que vinham com uma dinamica parecida.

 

No mais, se for relevante, o computador é um Ryzen 1600 c/ placa-mãe MSI Tomahawk B350. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhum problema usar esse tipo de combinação. O recomendado apenas é que ambos pentes sejam da mesma velocidade e latências. E o Dual channel funciona sem problemas também.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só seria "problema" se você usasse placa de vídeo integrada. Mesmo assim, o processador e a GPU iriam reservar o dual channel pelo mínimo denominador comum, que são os 4 GB do pente menor, e você teria bom desempenho da mesma forma.

 

Mesmo misturando velocidade  ou módulo diferente, é só setar tudo pelo componente mais lento. Nesse caso não fica tão recomendável, mas também funciona. Só que aí sim há risco de alguma incompatibilidade. Se ela não acontecer, funciona como se estivesse com 2 pentes iguais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×