Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estouro no transformador. O que pode ser?


sessentão

Posts recomendados

Comprei um transformador 110/220 3000 va, desses de marca nacional, mas fabricado na china. Usei no Ar split 9000 btus, por isso durante o inverno ficou sem uso, fui religar nesses dias quentes e deu um pequeno estouro. Resolvi abrir para ver o que tinha acontecido e encontro parte do fio queimado. Analisando as imagens, se alguem puder me dar alguma ideia do que possa ter acontecido, já que terei de comprar outro e preciso estar alerta sobre possíveis riscos.

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo isso parece um malcontato que com alta corrente vai aquecendo até se perder totalmente. Na partida há um pico considerável de corrente. você pode desconectar, raspar bem o fio pra tirar a oxidação e reconectar  outros fios numa área com grande contato e soldar com solda que tenha fluxo. Se a solda não pegar,, deve usar pasta de solda e se o fio for de alumínio, deve usar uma tal de gota mágica. Ei.. não é colírio alucinógino hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo isso parece um malcontato que com alta corrente vai aquecendo até se perder totalmente. Na partida há um pico considerável de corrente. você pode desconectar, raspar bem o fio pra tirar a oxidação e reconectar  outros fios numa área com grande contato e soldar com solda que tenha fluxo. Se a solda não pegar,, deve usar pasta de solda e se o fio for de alumínio, deve usar uma tal de gota mágica. Ei.. não é colírio alucinógino hein!

Esse mau-contato se deve pela má qualidade do transformador? Existe alguma marca decente de transformador sendo vendida no Brasil? Ou são todos xingling "made in china" que a firma importa, cola sua etiqueta e revende no mercado nacional? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se deve à má qualidade da solda. O trafo parece (aparenta) ser bom. Se você conseguir recuperar a solda, penso que pode ter alguma satisfação. E sim existem marcas feitas 100% no Brasil sim. Infelizmente por hora não posso te indicar. De fato eu nem sabia que existia autotrafo made in china.  living & learning...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato eu nem sabia que existia autotrafo made in china.  living & learning...

Sim, este é "made in china" ou pelo menos acredito ser, já que não traz nenhuma identificação do local de fabricação, somente um adesivo com o nome da marca. E se a solda é mal-feita imagine o resto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo a julgar pelas fotos percebo que "o resto" é bem feitinho sim. De fato este trafo se resume às conexões, solda, plug, tomadas ou seja, o trabalho manual mas o principal que é o trafo parece ser de qualidade boa até. Percebo boa isolação, fio não escurecido, verniz intacto e etc. O "trabalho da soldagem" é que poderia ter sido melhor mas o material não é tão ruim. Foi um golpe de azar o seu.

Se tiver a opção de comprar outro, ótimo! Mas se quiser desafiar o sistema e recuperar este, eis a missão deste forum sendo cumprida nas palavras supramencionadas...

boa sorte

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O enrolamento aparenta estar bem feito, parece até que foi feito em alguma maquina automática, o grande problema desses transformadores não brasileiros é que eles utilizam fio de alumínio, ai esta o grande problema, da muito trabalho para soldar nesse tipo de fio, ele praticamente "não aceita" a solda, mas se utilizar o produto certo vai conseguir soldar ele bem, aqui mesmo já foi citado alguns produtos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Mestre88 disse:

Em coisas feitas com alumínio, eu geralmente uso arrebites ou parafusos pra prender os fios.

Eu não sabia que tinha produtos destinados a fazer a solda.

Aqui utilizei aqueles conectores de louça ( aqueles para cabos de 10mm) são muito utilizados em chuveiros aqui na minha região, funcionou bem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...