Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível improvisar um potenciômetro?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Não sei se escolhi o titulo correto mas vamos ao que interresa, é o seguinte: estou trabalhando em um projetinho de um amplificador para celular com TDA7056B retirado de uma TV velha, para ajustar um volume ele precisa de um DC Volume Control (um capacitor de 1uF em paralelo com um potenciometro de 1M), o problema é que simplesmente não acho esse porenciometro, só tenho de 10K, 20K e 50K, seria possivel montar um circuito que permitisse aumentar a resistencia do potenciometro? tipo, (exemplo) colocar ele em serie com alguns resistores até ele atingir essa resistencia? Datasheet dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
43 minutos atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

Não sei se escolhi o titulo correto mas vamos ao que interresa, é o seguinte: estou trabalhando em um projetinho de um amplificador para celular com TDA7056B retirado de uma TV velha, para ajustar um volume ele precisa de um DC Volume Control (um capacitor de 1uF em paralelo com um potenciometro de 1M), o problema é que simplesmente não acho esse porenciometro, só tenho de 10K, 20K e 50K, seria possivel montar um circuito que permitisse aumentar a resistencia do potenciometro? tipo, (exemplo) colocar ele em serie com alguns resistores até ele atingir essa resistencia? Datasheet dele

dá sim, mas vai variar (o volume do som) muito pouco, então sugiro que realmente compre um potenciometro, senao vai ficar baixo demais o som.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Nem me pasou pela cabeça, eu tenho um problema, se eu não tiver a peça exata eu não coloco uma diferente no lugar, quando vi 22K e vi que só tinha de 20K pensei, agora deu ruim, onde vou achar isso (uns dias antes já tinha procurado um desses e não achei), já o 100k (resistor) não tenho, mas sei onde encotrar, mas antes de comprar vou colocar dois  de 50K que tenho em serie pra ver se funciona tudo OK, já tive uma experiencia de ruim de colocar uma peça de valor diferente (finham me dito que não tinha problema), funcionou mas não como deveria, desde então tento sempre colocar a exata, esse é um dos meus problemas, outro é teimar até o fim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
18 minutos atrás, José Nildo de M. Pereira disse:

já tive uma experiencia de ruim de colocar uma peça de valor diferente (finham me dito que não tinha problema), funcionou mas não como deveria, desde então tento sempre colocar a exata, esse é um dos meus problemas, outro é teimar até o fim...

Existem casos e casos onde pode ou não colocar peças diferentes ou parecidas.

No primeiro caso, o potenciômetro se baseia na corrente que vem de dentro do CI, como essa corrente é fixa tem que colocar o potenciômetro calculado pelo fabricante, no caso 1Mohm.

 

Já no segundo caso o potenciômetro é um divisor de tensão. Se é divisor de tensão não importa muito a corrente, tem uma margem grande pra ela fazer funcionar corretamente. Ali dá pra por qualquer valor de potenciômetro, basta alterar o R1 para que saia sempre o mesmo valor na mesma proporção.

Por exemplo, alterando R1 pra 270k da pra usar o potenciômetro de 50K;

Se mudar pra 47k da pra usar um potenciômetro de 10k.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...