Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória reservarda para hardware


Posts recomendados

Olá pessoal, ontem chegou minha memória RAM nova (8GB), instalei e o pc ligou normalmente, mas ao ir verificar a memória no windows tem o seguinte problema:

12GB (8Gb utilizavél). 2x8

4GB está reservado para Hardware.

 

Procurei a solução(troca de slots, clear bios, atualizar bios, msconfig, regedit), mas nenhuma resolveu.

A bios reconhece os 16GB, assim como outros programas como CPU-Z e o Speccy.

 

Ainda não testei alterar a frequência da ram na bios (está automático).

Não achei "Memory Remmaping".

 

Minha placa-mãe só possui 2 slots (brancos) para a memória RAM.

Modelo: GA-78LMT-S2 (bios já está atualizada)

Processador: FX-6300

 

Memória slot 1: HyperX KHX1866c10D3/8

Memória slot 2: HyperX HX318C10FK/8

Ambas tem 8GB(8000 MB), windows: "8192 MB", 889MHz

 

Está: 16,0GB Single-Channel

 

Se alguém puder me ajudar, agradeço 😃

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passei por isso (memória reservada para hardware), tentei msconfig, atualização do driver do chipset e nada, mudando de posição as memórias resolveu, depois de algumas reinicializações e trocas de posições das memórias.

Pelo que pesquisei é um bug do sistema, tem gente que resolve alterando o valor de memória em configurações do sistema, outros alternando as posições e quantidades de memórias (meu caso).

Primeiro, já atualizou o driver do chipset? Já que atualizou a BIOS, não custa atualizar o do chipset.

 

Você tem 2 slots, chame um de 1 e outro de 2. As memórias de A e B. Teste as posições:

1A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

2B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

- Inversão de memória e slot:

2A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

1B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue. A partir daqui já passou por todas as possibilidades, você pode refazer tudo de novo se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Shredder AMI disse:

Já passei por isso (memória reservada para hardware), tentei msconfig, atualização do driver do chipset e nada, mudando de posição as memórias resolveu, depois de algumas reinicializações e trocas de posições das memórias.

Pelo que pesquisei é um bug do sistema, tem gente que resolve alterando o valor de memória em configurações do sistema, outros alternando as posições e quantidades de memórias (meu caso).

Primeiro, já atualizou o driver do chipset? Já que atualizou a BIOS, não custa atualizar o do chipset.

 

Você tem 2 slots, chame um de 1 e outro de 2. As memórias de A e B. Teste as posições:

1A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

2B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1A e 2B. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

- Inversão de memória e slot:

2A. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue.

1B. Ligue, deixe carregar o sistema e desligue.

1B e 2A. Ligue, deixe carregar o sistema e veja no gerenciador de tarefas se reconheceu e liberou o total de memória. Se não, desligue. A partir daqui já passou por todas as possibilidades, você pode refazer tudo de novo se quiser.

 

Notei um problema.

Ao tentar ligar sozinha a nova memória ram (em qualquer um dos slots) o computador liga, e fica alterando a RPM da ventoinha e não da tela(nem a bios inicia).

Mas ao ligar as duas ram juntas ocorre o que está no tópico.

O que pode ser?

RAM Nova: HX318C10FK/8

 

Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Shredder AMI disse:

Aconteceu isso comigo, ou algo parecido. O sistema ficava tentando dar o arranque (ficava reiniciando direto, a ventoinha rodava e parava, rodava e parava), sem dar tela. Após algumas tentativas ele ligou (eu não fazia nada, só observava apreensivo kkkk). Por acaso seria isso?

A ventoinha ela fica acelerando e desacelerando ou ligando e desligando. Não inicia a bios e também não da tela.

Você fez alguma coisa para parar com esse problema? (ou só ficou tentando de novo e de novo).

Tentei 2 ou 3 vezes. 

.-.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Shredder AMI disse:

Você esperou o computador ligar ou você desligou/reiniciou o computador? No meu caso e fiquei esperando o computador ligar. Demorou, pensei em desligar/reiniciar/tirar as memórias, mas aguardei e uma hora ligou.

Aguardei alguns minutos(+7) ligados, mas realmente nada 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente testar essa memória em outro computador, se der problema é o módulo com defeito, daí entre em contato com o vendedor e solicite troca/reembolso.

Caso funcione em outro computador, converse com o vendedor, veja se não tem como efetuar a troca por outro modelo por incompatibilidade com sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, resolvi o problema.

Aparentemente o AutoClock(bios) da RAM só funciona se tiver apenas 1. Então alterei manualmente o clock na bios para o máximo suportado dessa placa-mãe(1333) e o problema foi resolvido.

Intercalação precisa estar desativada também.

Memória instalada (RAM): 16,0GB

Reservada para Hardware: 2,5MB

 

CPUZ: Dual Channel 16GB 2008.8 MHz

 

Obrigado Shredder por tentar me ajudar 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!