Ir ao conteúdo

Como Prolongar A Vida útil De Seu Hd

gu4r4n4rox

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Clemente Silva+13 out 2004, 09:04QUOTE (Clemente Silva @ 13 out 2004, 09:04) Constrator@12 out 2004, 21:24

Estou comprando um daqueles "Cooler de HD em cobre" com duas ventoinhas. Eles são bons? Realmente ajudam a refrescar o HD??? O meu Maxtor de 40Gb 7200RPM está ficando (em dias de temperatura agradável) há 39ºC (sem o cooler).... será que colocando o cooler vai ajudar bastante?

Pode colocar sem problemas, vai ajudar à reduzir um pouco a temperatura, pelo menos uns 5°C à menos.

Eu também tenho um idêntico (Maxtor 40 GB 7200 rpm) e normalmente ele fica entre 42°C e 50°C, dependendo do dia. Nos dias de temperatura mais elevada, uso o gabinete aberto com um ventilador voltado pro HD.

Esse Maxtor eu só uso para backup, e mantenho desligado na maior parte do tempo. Mas se eu usasse esse HD mais frequentemente, com certeza eu colocaria um cooler.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por mar_tchello+13 out 2004, 17:39QUOTE (mar_tchello @ 13 out 2004, 17:39)
Postado Originalmente por Clemente Silva@13 out 2004, 09:04

Constrator@12 out 2004, 21:24

O meu Maxtor de 40Gb 7200RPM está ficando (em dias de temperatura agradável) há 39ºC (sem o cooler)

Eu também tenho um idêntico (Maxtor 40 GB 7200 rpm) e normalmente ele fica entre 42°C e 50°C, dependendo do dia.

então podemos dizer que HDs Maxtor aquecem mais?

Por que tenho um samsung, slim, 7200rpm 40gb que mantenho a uns 23ºC até uns 26ºC mesmo com bastante calor.

Postado

pessoal tenho um HD de 80gb da seagate e ele fica direto entre 45 a 51 graus .....

mesmo ele ter sido formatado e não está sendo usado ..pois uso ele só p/ backup , eu o maxtor de 20 gb não esquenta nada ...porque será isso ....vou colocar um cooler nele ....acho que estou correndo risco ....poderiam dar uma opnião ?

Postado

pessoal tenho um HD de 80gb da seagate e ele fica direto entre 45 a 51 graus .....

mesmo ele ter sido formatado e não está sendo usado ..pois uso ele só p/ backup , eu o maxtor de 20 gb não esquenta nada ...porque será isso ....vou colocar um cooler nele ....acho que estou correndo risco ....poderiam dar uma opnião ?

olha se você não o utliza recomendo deixá-lo guardado, livre de movimentos diários, mas caso necessite deste ligado, um cooler seria uma ótima opcão dando uma melhor refrigeração, você terá uns 5 a 10 º a menos..

valeu...

Postado

Eu realmente vi sim, uns problemas dos coolers não ajudarem no trabalho do resfriamento do HD, mas assim, acho o que acontece é que além da temperatura ambiente, a refrigeração interna do gabinete, pois acho que o cooler do HD não tem bons lugares onde pegar o ar frio que vem de fora, se o gabinete tiver encaixes para coolers na frente, coloque um pois aí ele manda o ar de fora e o cooler pega esse ar e ajuda a esfriar melhor o HD.

Mas acho que também pode ajudar a melhorar a temperatura um pouquinho, é o que o gu4r4n0x falou sobre a desfragmentação, pois se o disco estiver muito fragmentado a cabeça de leitura trabalha mais ao procurar os dados, dando isso um pouco de aquecimento, desfragmentar ajuda isso um pouco, cerca de uns 3 graus por aí, mas já é uma ajuda muito boa quando ela está trabalhando muito. Aí a desfragmentação pode ser feita ou em um dia frio ou mesmo de noite.

Bem, talvez essa minha ideia pode se útil em muitos casos.

falou! :bandeira:

Postado

Tem um certo tempo q eu estou "away" do fórum, mas tive que passar aqui para elogiar esse tópico, que usou uma linguagem bem direta e objetiva, principalmente esclarecedora. Obrigado aos que contribuiram com as informações, não só é uma utilidade como uma curiosidade, pois o HDD é um dos dispositivos mais legais de se conhecer o funcionamento, não é verdade?

Esse caso é bem raro, seu pc travar do nada, o windows estava rodando perfeitamente mas congelou? Pode ser mal contato do cabo do HD, verifique-o e confira se ele está bem encaixado, pois já vi acontecer casos como esse.

Hmm...... seria o meu, Phantom? :rolleyes: Há algum tempo postei no fórum de Hardware Outros sobre isso, meu cabo de energia estava (está) com mal-contacto. Por enquanto, deixo o disco desconectado e caso precise desligo a máquina e o conecto novamente. Não me faz falta, por ser um slave de apenas 10Gb com poucos documentos importantes. Mas, se aconteceu comigo, pode acontecer com qualquer um né, é bom ficar de olho.

Abraços

Postado
Postado Originalmente por gu4r4n4rox@14 out 2004, 20:35

...porque será isso ....vou colocar um cooler nele ....acho que...

olha se você não o utliza recomendo deixá-lo guardado, livre de movimentos diários, mas caso necessite deste ligado, um cooler seria uma ótima opcão dando uma melhor refrigeração, você terá uns 5 a 10 º a menos..

valeu...

Tenho um HD Seagate de 40GB, eu fiz, a algum tempo, um esquema de refrigeração para todo o meu computador e tomei muito cuidado em melhorar o fluxo de ar para assim baixar a temperatura do mesmo!

O HD foi um componente que teve a sua temperatura muito melhorada, pois tem dois ventiladores de 8cm jogando vento nele!

Tenho o programa PC Probe da ASUS e o DTemp(monitora temperatura do HD) instalados no meu computador para assim monitorar a temperatura e pude verificar que quando o sistema de refrigeração fica desligado a temperatura do HD chegou aos 49ºC e quando ligo os ventiladores ela baixa para incríveis 36ºC. :zoio:

Essa grande diferença de temperatura é mais uma prova da grande importância de se ter um bom sistema de refrigeração!! :P

Quem tiver querendo ver algumas fotos do meu gabinete, é só entrar na "home" que tem na minha assinatura!

Um abraço a todos!

Fui... :palmas:

Postado

é sim PedroFP

um bom sistema de refrigeração é a melhor coisa que podemos ter e fazer, não adianta termos os melhores coolers, melhores fans, se não há um ótimo sistema de ventilação em seu gab, o idal é uma formaçao de corrente

como você montou o seu???

Postado
Postado Originalmente por gu4r4n4rox@18 out 2004, 17:12

é sim PedroFP

um bom sistema de refrigeração é a melhor coisa que podemos ter e fazer,...

..., o idal é uma formaçao de corrente

como você montou o seu???

Eu coloquei 3 ventiladores de 8 centímetros, fiz um conte na parte inferior do gabinete e coloquei um ventilador, fiz outro corte na parte superior do gabinete e coloquei mais outro e na parte frontal do meu gabinete , onde já tinha um lugar pronto par a receber ventiladores, coloquei o ultimo ventilador!!

Outra medida que tomei, foi retirar a fonte da parte interna do gabinete, eu a fixei na lateral pelo lado de fora, isso ajudou muito a melhorar o fluxo de ar interno!!

Quem quiser dá uma conferida nas fotos é só entrar em:

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/pedro_pir...r=/aff4&.src=ph

Este foi o resultado!!! :P :palmas:

:joia: Fui...

Postado

Boa a solução de tirar a fonte, já que seu gabinete é de 3 baias.

Mas, o tamanho dos Cabos deu beleza?

Se eu fizer isso no meu ( 4 Baias ) melhoraria o desempenho? Acho que a temperatura diminuiria já que a Fonte tambem é uma fonte de Calor.

Postado
Postado Originalmente por Diogo Rios@24 out 2004, 11:24

Boa a solução de tirar a fonte, já que seu gabinete é de 3 baias.

Mas, o tamanho dos Cabos deu beleza?

Se eu fizer isso no meu ( 4 Baias ) melhoraria o desempenho? Acho que a temperatura diminuiria já que a Fonte tambem é uma fonte de Calor.

Melhorou muito o fluxo e baixou muito a temperatura interna do gabinete!!!

Não tive nenhum problema com os cabos, ficou tudo beleza!! :P

Pode ter certeza q vai melhorar bastante o fluxo de ar e a temperatura vai baixar!! :joia:

Se seu computador tiver com a temperatura interna alta é bom fazer isso q eu fiz, pois no meu caso melhorou muito!!! :P :palmas:

• 2 semanas depois...
Postado

Outra coisa a se previnir, tente evitar ao máximo usar o modo de espera ou ligar/desligar o HD demais. Pois quando o HD liga, ela exerce uma força para poder girar e chegar na rotação máxima, dá para saber se um HD está com o motor cansado só pelo tempo que ela demora para girar o motor até sua rotação máxima, portanto esse processo de desligar/ligar o computador e entrar e sair do estado de espera faz o motor do HD enfraquecer precocemente, por tanto evite ao máximo ligar e desligá-la.

Achei muito legal esse tópico, mas fiquei com uma dúvida: no Windows Xp tem a opção Hibernar, esse negócio de se evitar usar o modo de espera também se aplica a isso?

Postado

Achei muito legal esse tópico, mas fiquei com uma dúvida: no Windows Xp tem a opção Hibernar, esse negócio de se evitar usar o modo de espera também se aplica a isso?

no meu ponto de visa sim

porque quando hiberna o Hd chega a uma rotação muito baixa... tendo que posteriormente retomar sua velocidade....

Postado

Que eu saiba quando voce ultiliza a opção "hibernar" do windows XP ele não fica em baixa rotaçao, ele desliga mesmo.

Por isso é necessario(se não me engano) pelo menos 250 mb livres em disco, ele literalmente grava tudo que voc esta fazendo e ao ligar joga tudo de novo pra memoria ram.

Se o hd ficasse em baixa rotaçao o pc ainda estaria "ligado" o que tornaria impossivel o que costumo fazer como por exemplo desconectar tudo e levar em outro lugar , isso tudo com ele "hibernado".

teh! :-BEER

• Membro VIP
Postado

Em espera, o HD é desligado e o que tava na memória continua lá, mas se faltar energia os dados serão perdidos.

No modo de hibernação, o HD é desligado e todo o resto também, mas o que tava carregado na memo é gravado no HD. Nessa opção o PC é desligado e poderá ser removido da tomada, que mesmo assim, volta ao estado que tinha antes. Em espera, o PC não é desligado, apenas o HD, vídeo, processador. A placa-mãe, fans, etc continuam alimentados.

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@07 nov 2004, 02:57

Em espera, o HD é desligado e o que tava na memória continua lá, mas se faltar energia os dados serão perdidos.

No modo de hibernação, o HD é desligado e todo o resto também, mas o que tava carregado na memo é gravado no HD. Nessa opção o PC é desligado e poderá ser removido da tomada, que mesmo assim, volta ao estado que tinha antes. Em espera, o PC não é desligado, apenas o HD, vídeo, processador. A placa-mãe, fans, etc continuam alimentados.

hehehe, isso aí Meiraneto, sempre dando otimas respostas.

Quanto a hibernaçao, foi essa a ideia que escrevi, não sei se fui estão claro.

Red Storm  Postado em 07 nov 2004, 14:30

:ZZZ:

:tantan: não entendi porque esse post, que off topico eim rapaz, eheh.

Postado
Postado Originalmente por Edvaldo J. Frederico@28 set 2004, 21:00

gu4r4n4rox parabens :joia: pelo topico B) , só uma pergunta o HD depois que liga fica virando só na velociade maxima :huh: .

Abraços :bye::bandeira:

Não o hd varia a sua velocidade dependendo do setor onde ele está lendo :tantan:

Postado
Postado Originalmente por Constrator@12 out 2004, 22:10

Estou comprando um daqueles "Cooler de HD em cobre" com duas ventoinhas. Eles são bons? Realmente ajudam a refrescar o HD??? O meu Maxtor de 40Gb 7200RPM está ficando (em dias de temperatura agradável) há 39ºC (sem o cooler).... será que colocando o cooler vai ajudar bastante?

Claro! Ajudam bastante na vida útil do hd

Postado
Postado Originalmente por Gilles+07 nov 2004, 22:30QUOTE (Gilles @ 07 nov 2004, 22:30) Constrator@12 out 2004, 22:10

Claro! Ajudam bastante na vida útil do hd

Postado

O hd não muda de rotaçao em certas partes do disco não, a diferenca é o tempo pois como o hd tem uma cabeca de leitura, mesmo que haja mais de um disco, elas estarao fixas e nenhuma se mexe independente, por isso que se sente que demora mais pois tem que acessar um dado que esta muito longe, mas não diminui a rotacao não, pois se diminuisse ficaria fora de sincronia e o hd logo para por causa disso.

bem, é só isso

T+

• Membro VIP
Postado

Postado Originalmente por Gilles+07 nov 2004, 22:26QUOTE (Gilles @ 07 nov 2004, 22:26) Edvaldo J. Frederico@28 set 2004, 21:00

só uma pergunta o HD depois que liga fica virando só na velociade maxima

Não o hd varia a sua velocidade dependendo do setor onde ele está lendo

• 4 semanas depois...
Postado

estava eu lendo e aprendendo aqui no forum e acabei de responder uma pergunta de um de nossos colegas num outro topico. sobre ter ou não problema de passar com o notebook no raio X dos aeroportos. acredito que uma das partes que poderiam ser afetadas seria o HD. Acredito que possa haver risco no notebook em geral pois os funcionarios dos aeroportos do japao perguntam se portamos notebooks justamente para não passar no RAIO X.

daih surgiu uma duvida, vi uma vez um modelo de notebook para uso extremo, esse modelo dizia ser a prova de choque(queda) , chuva e poeira.

No que diz respeito a parte do choque mecanico, o modelo de HD usado nestes tipos de notebook é o mesmo que equipa os notes convencionais??

se é um modelo diferenciado, poderiam me informar qual seria?

e se esse modelo tem alguma protecao anti-magnetica?

pelo que li aqui neste topico, o HD é estão sensivel que não suportaria tais condicoes se não fosse um modelo "diferenciado". certo?!

abraços.

Gen :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por gensaito@06 dez 2004, 03:53

estava eu lendo e aprendendo aqui no forum e acabei de responder uma pergunta de um de nossos colegas num outro topico. sobre ter ou não problema de passar com o notebook no raio X dos aeroportos. acredito que uma das partes que poderiam ser afetadas seria o HD. Acredito que possa haver risco no notebook em geral pois os funcionarios dos aeroportos do japao perguntam se portamos notebooks justamente para não passar no RAIO X.

daih surgiu uma duvida, vi uma vez um modelo de notebook para uso extremo, esse modelo dizia ser a prova de choque(queda) , chuva e poeira.

No que diz respeito a parte do choque mecanico, o modelo de HD usado nestes tipos de notebook é o mesmo que equipa os notes convencionais??

se é um modelo diferenciado, poderiam me informar qual seria?

e se esse modelo tem alguma protecao anti-magnetica?

pelo que li aqui neste topico, o HD é estão sensivel que não suportaria tais condicoes se não fosse um modelo "diferenciado". certo?!

abraços.

Gen :bandeira:

Talvez como forma de proteçao de raios-x e magnetismo as partes mais sensiveis estejam revestidas por algum material muito denso como o chumbo :wow: , mas ai voce arranja outro problema, a espessura dele não pode ser muito fina mas se for grande é pesado que dói o braço de qualquer um apos algum tempo carregando.

O hd tambem deve ter alguma construçao diferenciada, como a agulha mais afastada dos discos , caso haja uma queda não ha risco dela balançar o suficiente a ponto de toca-los, mas isso somente se ele estivesse delsigado...

não sei te dizer mesmo hehe, mas to dando minha opiniao, de repente não é nada disso que to falando , citei o chumbo por que sei que ele barra os raios-x e eletromagnetismo, mas não é o unico.

Postado

excelente topico! Muito bom mesmo :)

Parabens e obrigado pelas informações novas ^^

Realmente muito interessante

Sobre os HDs de notebooks:

Eles possuem uma arquitetura diferenciada que visa maior resistencia a pancadas e choques mecanicos que podem ser fatais para os HDs convencionais. Mas estes foram feitos para ficarem quietinhos no seu case heheheh

Os HDs desenhados para serem portateis possuem uma segurança maior a respeito do choque entre o arm e as placas que causa os famosos badbatendo no laptop ligado igual um loco não há HD q aguente :)

Podem notar que um HD de note bem cuidado dura muito mais do que os HDs convencionais, mas tem um precinho bem menos convencional tb heheheheh

Bem, é isso.

Parabens d novo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...