Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, povo.

Hoje meu i5 6600 chegou a 87º enquanto eu jogava (AC: Odyssey, CPU bound, 100% de uso o tempo todo), para ser justa foi um dia bem quente e estou sem ar condicionado (ele não costuma passar dos 72º mesmo sem ar, por isso dispenso ser algo relacionado a pasta térmica e sim ao clima), mas o verão tá chegando e moro no Rio então sei que há dias ainda mais quentes que esse pela frente. 

Não entendo nada de cooler e queria a opinião de vocês se um air cooler seria suficiente e qual (pasta térmica também). Dei uma olhada nos da Coolermaster pois sempre vejo recomendações aqui no fórum e não achei o preço ruim, porém não sei qual modelo escolher (pode ser outra marca também). 

Orçamento: Até R$170 com a pasta (se acharem que nesse valor não suprirá me digam algo que seria mais apropriado e verei se cabe).

PC: 

i5 6600 (cooler box)
H110M-C/BR (mATX)
1x8GB DDR4 (pretendo colocar mais um pente ano que vem, então tem que ver que o cooler não cubra nenhum dos dois slots)
GTX 1060 6GB
Seasonic S12II 620w
Gabinete PCYes Java (Mid Tower com uma ventoinha na frente, uma atrás, uma na lateral, todas 120mm da PCYes mesmo)

Obs. Fora as dimensões do gabinete em si, não achei no site da PCYes  informações especifícas sobre dimensões para coolers, também não achei nada do tipo no site da Asus (placa-mãe). É algo padronizado o tamanho dos coolers ou tenho que medir aqui?

• Curtir 1
Postado

Cooler não é padrão não a altura e tenho um gabinete parecido com esse por dentro (muda apenas a marca) e nem sempre caberá um cooler muito alto. Você terá que tirar a ventoinha para instalar ele dependendo do caso, pois caso contrário em cooler com clip a chapa superior não deixa espaço para a inclinação necessária na hora de instalar.

• Curtir 1
Postado

Faça uma estimativa medindo a largura útil entre a placa-mãe e a tampa lateral.
Segundo um usuário do fórum a distância foi de 165 mm.

Então a altura do cooler teria que estar dentro desse limite.

Sei de alguém que conseguiu instalar o Gammaxx 400 (155mm de altura).
O Hyper T4 deve caber também.

Pelo que sei eles vem com sachê de pasta.

Se achar necessário guardar um tubo de reserva, já teve promoção das pastas Deepcool Z3, Z5 e Z9.
Já usei o Z5 e recomendo.

Existem outras opções mas vai depender da medição que fizer.
Tem o Hyper 212X (158mm) e se gostar de RGB, acho que vale a pena conferir o MA410P (158.5 mm).
Eles vem com uma bisnaga de pasta, o suficiente para algumas aplicações.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@EdsonSM @RS Faria Olhei esse Gammax e gostei bastante, irei medir aqui o gabinete mais tarde mas já dei uma pesquisada e parece caber sim.

Quanto a pasta térmica, qualquer uma dessas recomendadas serviriam? Tenho que me atentar para algo relacionado a marca da pasta e do processador e/ou cooler? Na Pichau tem o cooler e a Deepcool Z5, bom combo? Está saindo a R$154 com frete, então ficou ótimo pelo lado financeiro.

3 minutos atrás, LuisFGH disse:

Um cooler que acho muito bom é o Cooler Master Hyper T4. 

Eu olhei este por ver muita gente falando bem, porém ele não suporta LGA1151.

Postado
57 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

Quanto a pasta térmica, qualquer uma dessas recomendadas serviriam? Tenho que me atentar para algo relacionado a marca da pasta e do processador e/ou cooler? Na Pichau tem o cooler e a Deepcool Z5, bom combo? Está saindo a R$154 com frete, então ficou ótimo pelo lado financeiro.

Seria um bom combo sim.. Eu não lembro se o Contiusa testou essa pasta no tópico dele, mas ele recomendava ela, então...

O T4 serviria em 1151 sim.. O soquete é o mesmo na linha LGA 115x, mudando a pinagem da CPU.. Mas, ele andava caro e seria pior que o Gammaxx..

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, RS Faria disse:

O T4 serviria em 1151 sim.. O soquete é o mesmo na linha LGA 115x, mudando a pinagem da CPU.. Mas, ele andava caro e seria pior que o Gammaxx..

Mmm, no site do T4 não lista o 1151 e do Gammaxx lista então pensei serem diferentes, mas como o Gammaxx é melhor e ficou bom no orçamento, devo ir nele mesmo :thumbsup:

Só falta medir aqui para confirmar.

• Curtir 1
Postado

Já vi promoção do T4 em 79,90 acho que foi em julho na Kabum.

Eu diria que a melhor opção fica mesmo a critério de cada um, facilidade de montagem, preço, estética.

Com a Black Friday chegando quem sabe não vem mais alguma promoção. 

O Z5 tem bom custo benefício, acho que só não é a mais citada por existir marcas mais populares como o Gelid Extreme (ou PcYes OCX Gelid), MX-4, Master Gel. 
Segundo um teste feito aqui, a diferença foi mínima com a Gelid, vulgo margem de erro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@EdsonSM @RS Faria

Gente, o que vocês acham desses coolers? PCYES ZERO KZ3  e COOLER MASTER HYPER H411R

Eu tinha gostado muito do Gammaxx 400, mas medi o gabinete e, para desencargo de consciência, entrei em contato com a PCYes e eles recomendaram no máximo de 150mm, o que foi o que medi. O Gammaxx 400 é 154.5mm, o que não é lá muito maior (talvez até caiba), mas prefiro ficar do lado seguro. O Hyper T4 também cai um pouquinho maior do que o recomendado em 152mm. Novamente, acho que cabe, mas...

Então pesquisei aqui e gostei desse da própria PCYes (que li que é meio ruim de montar, o que é uma preocupação já que não tenho experiência) e o Hyper H411R. 
Olhei também o Gammaxx 300, mas imagino que não tenha a mesma qualidade dos anteriores. (?)

Pergunta boba, mesmo eu indo em outro marca, ainda posso usar a pasta térmica da Deepcool, correto?

Postado

Pelo que vi tanto o Pc Yes como o Gammaxx usam sistema de fixação por pinos similar ao usado pelo cooler da Intel.

O H411R é uma opção mais básica que usa fan de 92.

O Gammaxx 300 vem com a pasta térmica pré-aplicada.
Fica a critério usar a pasta de fábrica ou não.

O tubo de pasta seria recomendável mais em caso de emergência, se precisar refazer a instalação.

Tem um review do CdH aqui.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@EdsonSM Nos comentários que vi quase todo mundo reclamando que para instalar o da PCYes necessita muita força, a maioria com preocupação quanto a placa-mãe, por isso fiquei com o pé atrás nela.

Li essa review do Gammaxx e acho que ele seria suficiente, mas sei lá, em comparação ao 400 ele parece um pouco fraco e a diferença no preço não justifica. Estou quase indo no 400 mesmo porque a diferença do tamanho é tão pequena, mas e o medo de dar ruim? (deixar aberto não é uma opção por razões de gatos). 

Agora estou de olho no Thermaltake Frio Silent 12 (li várias reviews positivas), passa do orçamento, mas como tive um gasto imprevisto acabarei comprando só no fim do mês, então  talvez na Black Friday ou Cyber Monday eu consiga um preço mais em conta, por outro lado talvez seja exagero para um processador bloqueado. Por esse ângulo já olhei para o Gammaxx 200T que aí sim tem uma economia considerável, mas vi gente falando que para climas mais quentes não é recomendado.

Postado

As reclamações do PcYes não seriam com o socket AMD, pelo mecanismo de retenção ser do tipo trava?
Concordo que esse tipo de fixação pode ser chato mesmo.

O TT usa um suporte de metal que é fixado por cima do socket.
Existem relatos da placa-mãe ter entrado em curto pelo metal encostar nos capacitores.
Veja aqui e aqui.

Embora na parte inferior do suporte tenha uma espuma para isolamento, acho que não dá para dizer que seja 100% confiável. 

• Curtir 1
Postado

Eu uso pra esfriar meu i7 7700, um cooler master hyper612, tem um anuncio no ML dele usado em otimas condiçoes por 190, ele ganha de muitos water coolers de entrada, com 2 fans entao, meu proc nao passa de 60 graus jogando

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@EdsonSM Sim, realmente eu fui ver e não só no da PCYes, mas muitos coolers existem reclamações com dificuldade de instalar em AMD, achei até bastante curioso. E uma pena isso do TT, realmente tinha gostado dele apesar do preço.

Enfim, li muitas reviews e pensei bem. A verdade é que o 6600 no geral não é esquentado e é bloqueado, então um cooler para ele realmente é só para amenizar nos dias de calor juntando isso com o fato de que tive uns gastos imprevisíveis e só poderei comprar no fim do mês ao invés de agora, acabei decidindo pegar uma rota mais custo/benefício. Primeiro pensei no Gammaxx 300, mas não achei que ele vale considerando o que oferece, é bom, mas não achei o preço condizente. E li muitas reviews positivas do 200T então estou muito inclinada a ir nele.

Dito isso, duas dúvidas de iniciante: 

1 - Ele já vem com pasta pré aplicada, mas é nele (óbvio) isso significa que eu não preciso passar pasta no processador, é só limpar a pasta antiga e instalar o cooler? Se precisar passar no cooler, pode ser outra marca ou tenho que descobrir qual marca/modelo vem no cooler e comprar igual?

2 - Não é bem uma dúvida, mas qualquer dica para instalar será bem-vinda. Irei ler o manual e ver vídeos, pelo que vi a instalação do 200T é similar ao do próprio cooler stock, mas qualquer dica/macete que tenha.

@Victor zacaron Agradeço a dica, mas acabei decidindo ir em algo mais barato pelos motivos que disse acima. Além disso, nesse caso, por ser algo que eu não tenho experiência, prefiro pegar algo novo.

Postado

Pode ser usada qualquer pasta de preferência, não precisa ser do mesmo fabricante.

A instalação é semelhante ao do cooler da Intel, veja aqui.

Acho que uma boa dica está no item 7, fixar as presilhas em diagonal, formando um X, para a pasta espalhar uniformemente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!