Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 e as VRM's, devo me preocupar?


Ir à solução Resolvido por domingos87,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou ajudando um amigo Arquiteto/Gamer a montar um setup..

Quando fui pesquisar sobre os Ryzen, vi que ainda existe os problemas de VRM nas placas de entrada, assim como eu contornei esse problema quando montei meu setup FX8350+970UD3P a 4 anos atrás com a ajuda aqui no fórum, até hoje rodando no talo..

 

Ele já tem 2x4gb DDR4 3000mhz + R7 360x


Eu ia pegar uma promo do Ryzen 7 1700 pra ele, porém o orçamento não deu, e parti para os Ryzen 5 1600/1600x, mas olhando o TDP é o mesmo, devo me preocupar com as VRM's? pois estava inclinado a pegar um 1600x se conseguisse preço bom + A320 com Slot 4x DDR4 para ele poder dar up nas memos para 16gb futuramente.. Uma A320 Top que oferecesse o maior recurso possível mas ainda antes do custo de uma B350..

Ele é do tipo de pessoa que não entende muito e fica muitos anos com a mesma configuração, então sei que ele não vai fazer Overclock, apesar de parecer besta pegar um 1600"X" com A320, é a opção maior clock/desempenho por núcleo no valor desejado com a A320 podendo ter upgrade de RAM no futuro, já que uma B350 com 4xDDR4 fica muito caro e ele não irá usar os recursos de over, por isso segui este raciocínio... Além de que por ser um PC também para trabalho, vi vantagem em cima dos Intel por ser 6/12

A MB pretendida é essa: https://www.kabum.com.br/produto/93296/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am4-matx-ga-a320ma-m-2-ddr4
 

Segura um R5 1600/1600x sem dar problema nas VRM's sendo usado pra trabalho e jogos?

Agradeço desde já!
Um Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tem relato de problema tem. Mas igual aos FX, é questão de saber o que usar com o que e como usar. Nos Ryzen o problema é um pouco mais raro que foi nos FX com placa básica.

 

O jeito mais fácil de resolver é comprar uma placa-mãe melhor, ainda que não use todos os recursos. Algumas custam pouco a mais, tipo 50 Reais a mais que uma básica. Para uma configuração com Ryzen 5 ou 7 é pouca coisa no valor total.

 

O jeito mais difícil, mas recomendado de qualquer forma, é ter boa ventilação no gabinete e evitar overclock nos modelos mais potentes como o seu ou os 7.

 

As B320 bloqueiam overclock de qualquer forma, mas ao mesmo tempo você está pegando um processador já bem potente para ela.

 

De repente vale pesquisar por revisões mais novas da placa-mãe que você está interessado? Às vezes isso vai sendo corrigido com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei lendo no fórum, as B350 mais baratas basicamente não mudam nada nos VRM's em relação as A320, isso só melhora nas B350PRO que já alcançam a faixa 700 reais no momento, muito acima do valor pretendido..

E desconsiderando esse fato, as B350 pouco acima do preço da A320 citada, não tem as 4xDDR4 que eu acho que seria bem-vindo pra dar uma sobrevida a este setup sem grandes modificações no futuro..

Sobre uma versão atualizada, qual seria amigo? estou meio perdido nessa nova geração dos Ryzen..

Achei esta https://www.cissamagazine.com.br/placa-mãe-asrock-micro-atx-am4-a320m-pro4
 

Ao menos parece ter dissipadores no que eu acho que seria os VRM's

E sobre a ventilação e temperatura interna sobre as VRM's, já cuidei disso e escolhi um Gabinete bem ventilado e comprei 3 Fan's 120mm de 60CFM para colocar no gabinete, experiência positiva que constatei com o meu Gabinete que está com a ventilação o mais otimizada possível e que fez uma diferença absurda nas temperaturas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiolg Sim, dá muita diferença mesmo. Distribua os ventiladores pelo sistema, não só concentre eles num único ponto.

 

Bom, então não vale as B350. Nenhuma marca vende com VRM melhor sem ser a PRO?

 

Sobre versão, digo a revisão da placa. Revisões mais novas tendem a solucionar esse tipo de coisa, ou amenizar.

 

Essa ASRock deve ser uma das mais "reforçadas" para os modelos 320. Vale a pena pesquisar aqui e fora do Brasil nos fórums se reclamam de algo dela, inclusive os VRM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiolg Correeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...

 

placa-mãe Biostar B350GT5 M.2 DDR4 AM4 Ryzen por R$ 461,01(Eu tenho essa com um R5 2600) - 7 fases(4+3) e com TDP de 95Watt.
 

placa-mãe Biostar Racing X370GT3 DDR4 AMD AM4 por R$ 481,55 - 7 fases(4+3) e com TDP de 95Watt.

 

placa-mãe Biostar Racing X370GT5 DDR4 AMD AM4 por R$ 521,13 -7 fases(4+3) e com TDP de 95Watt.

 

placa-mãe ASRock Fatal1ty AB350 Gaming K4 DDR4 CFX AMD AM4 por R$ 564,63 - 9 fases(6+3) e com TDP de 105Watt.

 

Prefiro o chipset B350, mesmo nas mobos com menos fases(4+3 e 65w) ele ainda da conta.

 

E sem contar que o próprio cooler box do 1600/2600 segura um OC 3.7Ghz +/- AllCore (um pouco + no 2600 por conta do cooler melhor), isso já da uma bela diferença vio.

 

O 1600x vem sem cooler e pede 95w , e com o gasto que teria pra comprar um cooler equivalente ao box da AMD, seria melhor pular logo do R5 2600 que tem um cooler melhor ainda.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Essa placa não é de "6 fases", na realidade é uma de 3 que eles só colocaram dois mosfets para fazer parecer que é 6. Há certa vantagem em se fazer isso para aumentar a área de contato para resfriamento, mas na moral, não vale a compra, pegue um design com 4 fases de verdade que é melhor.

 

De qualquer forma, considere também uma B 450. Se for mais cara, não vale a compra, mas se tiver pelo mesmo preço, não tem por que não comprar algo mais novo e que não vem com dor de cabeça de BIOS.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @Pietro Luigi , não tinha olhado essas promos, estão com preços ótimos mesmo, no meio das promos achei essa que me pareceu melhor ainda:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9174/placa-mãe-asrock-ab350m-pro4-ddr4-cfx-amd-am4

 

Pelo preço e recursos, acho que é a melhor compra não?

 

Sobre o 1600x, como disse, só vou pegar se achar algo muito barato mesmo, mais provavel que fique no 1600 que estou achando na casa dos 620 reais e já vem cooler, o 2600 só achei por 820.

 

@Imakuni  O que acha dessa que falei acima? pode ser uma 6+3 falsa do jeito que disse, mas por 480reais..

B450 com 4xDDR4 infelizmente está mais cara..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dono desse PC não entende nada de Hardware, não fará OC

A minha preocupação com esse Setup. é segurar por varios anos sendo usado pesadamente pra trabalho e jogos com boa refrigeração no Gabinete, mas em Stock! Deixando espaço pra daqui 2/3 anos ele consiga complementar para 16gb RAM caso seja necessário. E porventura talvez dar um Up pra um Ryzen 7 no futuro nesse tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Caiolg Os VRMs mais "reforçados" com menor preço e sem partir para placas que façam overclock são os daquela ASRock que você mostrou e também os dessa Gigabyte: https://www.cissamagazine.com.br/placa-mãe-gigabyte-ga-a320ma-m-2-ddr4

 

A ASRock, ao menos nessa loja, estaria meio cara frente às sugestões do @Pietro Luigi - mas também, apesar de não fazer overclock, os VRM dela são melhores que os das opções da Biostar que ele indicou por preço próximo.

 

Eu pegaria a Gigabyte se você não for fazer overclock e quer ficar tranquilo. Ainda economizaria 100 a 200 Reais frente a outras opções que vão te sugerir.

 

Se você for seguir a bitola do pessoal aqui, logo logo estão falando em placa-mãe de 600 Reais, ignorando completamente que você já falou umas 10 vezes que não vai fazer overclock (na verdade já chegou nisso aí o tópico...).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Cara, muito obrigado pela ajuda, você compreendeu o propósito..

 

Como já estamos a quase 10 dias da Black Friday, vou ficar observando a Asrock e a Gigabyte até lá e no dia a que estiver mais interessante eu pego e caso seja a Asrock (aparentemente mais parruda, mas também prefiro a GB por já ter tido 3 MB dela e nunca ter tido problemas com a marca) e caia bem o preço do Ryzen 1700, talvez faça o conjunto, mas é quase certo que seja o 1600..

Com a grana de uma B350 decente que estava pensando em colocar quando comecei a pesquisar o Setup, mas vendo depois que seria inutil nesse caso, vou Incluir um SSD240gb para meu amigo ter mais agilidade no Trabalho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caiolg De nada! É uma ótima ideia isso, pois com a queda do dólar é obrigação que os preços caiam nessa black friday.

 

ASRock é muito boa também, mas essa aí é um tanto cara para uma B320 e o RMA da Gigabyte aqui no Brasil deve ser melhor (ASRock não faz RMA para consumidor final no Brasil).

 

E ia falar justamente isso: para torrar 200 ou mais Reais numa B350 boa nos VRM, sendo que você nem vai fazer overclock, é bem melhor mesmo comprar um SSD ou melhorar alguma outra coisa da máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!