Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor kit Ryzen hoje custo x benefício


Posts recomendados

Olá pessoal, estou querendo comprar um kit Ryzen + mobo e estou em dúvidas sobre qual pegar...vi que saiu geração nova e tal, não queria comprar coisa defasada.

 

Teria que obrigatoriamente ser 8 núcleos e 16 threads, com cooler AMD box e que a placa-mãe seja compatível com minhas memórias de 16GB DDR4 2400MHz HyperX Fury (2 pentes de 16GB cada).


A placa-mãe tenho interesse mais em AMD em especial da série ROG, mas se tiverem outra sugestão agradeço. Ah, outra coisa: preciso de 8 SATAs!! A maioria das placas que vi tem 6 SATAs mas lembro de ter visto com 8 portas mas não estou achando mais.

 

Agradeço desde já as dicas, com tanto processador AMD lançado fico com medo de comprar algo "defasado", ou de pegar uma placa que não reconheça o CPU, as memórias, etc.

 

EDIT: Selecionei esses 2 itens, será q são compatíveis entre si e com minhas memórias da assinatura? Irei usar a GTX 1070 EVGA da assinatura.

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94190

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8735/processador-amd-ryzen-7-2700-32ghz-41ghz-max-turbo-yd2700bbafbox-octa-core-16mb-cooler-wraith-spire-com-led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No que posso ajudar: suas memórias não serão problema, pois são de marca famosa e provavelmente testadas por quase todas/todas as fabricantes de placa-mãe. A velocidade delas, 2400, costuma não ser problemática para nenhum dos Ryzen, inclusive sendo a máxima oficial de alguns deles.

 

Memória, portanto, acho que não será problema em nenhum caso.

 

De ficar defasado: esquece isso. No final AMD tem até menos modelos que a Intel e uma linha mais concisa de produtos. O AM4 tem mais 1 a 2 anos de vida, enquanto a plataforma Intel atual tem apenas 1 ano.

 

Geralmente AMD deixa que você use o processador da próxima plataforma em um nível antes também. Por exemplo, os FX eram AM3+, mas funcionavam, com limitações pequenas no final das contas, em placas AM3.

 

Possivelmente os AM4+ seriam a mesma coisa.

 

No seu caso, terá de ser o Ryzen da linha 7 para ter 8 cores. Seu cooler atual não é compatível com uso na AM4?? Você poderia aproveitá-lo.

 

placa-mãe e qual versão do processador eu fico meio por fora, já que a configuração que você precisa é bem lá acima e geralmente eu não compro/mexo com placas mãe tão equipadas - já mexi/comprei, mas não tinha necessidade então acabava sendo perda de dinheiro, logo não fico acompanhando elas...

 

Em último caso, a questão das portas SATA faltantes poderiam ser resolvidos com um desses:

 

https://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PCIX1SATA3

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, domingos87 disse:

No que posso ajudar: suas memórias não serão problema, pois são de marca famosa e provavelmente testadas por quase todas/todas as fabricantes de placa-mãe. A velocidade delas, 2400, costuma não ser problemática para nenhum dos Ryzen, inclusive sendo a máxima oficial de alguns deles.

 

Memória, portanto, acho que não será problema em nenhum caso.

 

De ficar defasado: esquece isso. No final AMD tem até menos modelos que a Intel e uma linha mais concisa de produtos. O AM4 tem mais 1 a 2 anos de vida, enquanto a plataforma Intel atual tem apenas 1 ano.

 

Geralmente AMD deixa que você use o processador da próxima plataforma em um nível antes também. Por exemplo, os FX eram AM3+, mas funcionavam, com limitações pequenas no final das contas, em placas AM3.

 

Possivelmente os AM4+ seriam a mesma coisa.

 

No seu caso, terá de ser o Ryzen da linha 7 para ter 8 cores. Seu cooler atual não é compatível com uso na AM4?? Você poderia aproveitá-lo.

 

placa-mãe e qual versão do processador eu fico meio por fora, já que a configuração que você precisa é bem lá acima e geralmente eu não compro/mexo com placas mãe tão equipadas - já mexi/comprei, mas não tinha necessidade então acabava sendo perda de dinheiro, logo não fico acompanhando elas...

 

Em último caso, a questão das portas SATA faltantes poderiam ser revolvidos com um desses:

 

https://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PCIX1SATA3

 

Boa sorte!

Olá @domingos87 muito obrigado pela ajuda e pela prestatividade... :thumbsup:

 

Eu estava meio confuso com tanto CPU e chipset para AMD, mas estou lendo e descobrindo melhor as diferenças e tal. Estava mais lendo sobre Intel que uso desde 2008 e os AMDs ficaram meio por fora da minha "cachola" hehehe

 

No site da AMD verifiquei que o CPU mais indicado para mim seria o Ryzen 7 2700 com 8 núcleos e 16 threads. Mesmo que custe mais caro não tem problema, quero um octa core sem falta, com 16 threads. Quero MUITO desempenho sempre, faço muita coisa ao mesmo tempo e o i7 4/8 que tenho aqui já está ficando pouco.

 

A grande dúvida agora é placa-mãe... essa do link que postei é Asus ROG Strix, as mais completas e premiadas da Asus. Sempre quis ter uma ROG. Mas ela usa o X370, não sei se esse chipset vai ter suporte para os próximos CPUs AMD até 2020 já que tem os chipsets 4xx já lançados pela AMD. Se alguém souber me dar uma dica nesse caso de placa-mãe que seja preparada para o futuro com o chipset mais forte e completo possível, me avise. Preço não é muito problema, quero desempenho máximo.

 

Você comentou do cooler amigo domingos87 pois é, talvez o 212x sirva no Ryzen 7 2700, mas não quero o usar. Ele está ruim de ventoinha e não é muito eficiente. O cooler que a AMD manda, o Wraith Spire eu achei bem legal e acho que vai me atender perfeitamente já que a princípio não vou fazer OC, só terei que desligar de alguma forma os LEDs desse cooler (odeio PC cheio de LED e frescuras). Mas isso acho que dá para desativar via software, tanto os do cooler da AMD tanto os LEDs da placa-mãe pelo software incluso com a placa.

 

Sobre as SATAs teria que ser obrigatoriamente 8 portas, eu até tenho um controlador PCI-E 1x aqui de  2 saídas SATA mas fica muito feio o interior do case com os cabos SATA aparecendo embaixo da placa de vídeo, queria ligar meus 6 HDs e 2 SSDs tudo na placa-mãe discretamente, sem usar a placa PCI-E entende? Vi que a maioria das placas para AMD vem com 6 portas igual as Intel, mas algumas como a que citei acima tem 8 portas já e o áudio Supreme FX II que julgo muito importante, quero um som de primeira para jogar e ouvir música aqui.

 

Amigo @domingos87 muito obrigado pelas dicas, você sempre me auxilia em algo. Estamos juntos meu amigo! E aos demais colegas de fórum que estão "estudando" a plataforma Ryzen à mais tempo que quiserem dar sua sugestão, será de extrema valia e eu serei eternamente grato. Quero um 8/16 moderno, uma placa de preferência Asus ROG com 8 SATAs e áudio profissional como por exemplo o Supreme FX II ou similar.

 

EDIT: Estou em dúvida entre o Ryzen 7 1700 e o 2700..... qual a diferença prática entre eles além do clock e preço? O 1700 está bem mais barato e é 8/16 também... alguém saberia me dizer?

Abraços à todos os colegas e fico no aguardo de sugestões. ;):thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Também não gosto de LEDs, infelizmente tolero porque hoje tudo tem LED e os que uso (de coolers) não são reguláveis via software.

 

Sua ideia sobre os chipsets é boa. A AMD costuma não exigir que seu chipset seja o mais recente/atual para suportar futuras gerações, mas sempre existe uma chance de incompatibilidade. Já que você está gastando tanto na placa-mãe, a linha 4 realmente parece melhor alternativa.

 

Não me prenderia muito à questão de ser ROG ou não, especialmente porque a diferença pode ser mais visual do que técnica. Mas tem produtos que, nesse nível, só na linha ROG mesmo.

 

Pesquisando aqui, ainda na marca Asus, tem as ASRock Taichi. Já são com o X470 e todas têm 8 portas Sata e som "especial"! Tanto a normal como a Ultimate.

 

Elas são visualmente mais discretas e mais para uma proposta "profissional" que gamer.

 

Só não sei se alguém vende no Brasil, pois lá fora reclamam um pouco do preço dela e imagino que se lá reclamam, talvez aqui seja ainda pior!

 

Do cooler: você pode comprar uma boa ventoinha e substituir, fica zerado novamente já que dissipador não gasta. Mas o cooler incluso certamente será suficiente também!

 

É um prazer te ajudar! Bom dia :)!

adicionado 17 minutos depois

@simforoso Adicionando aqui: tem ela no Brasil, com preço muito interessante perto da ROG (coisas do Brasil, lá fora como disse acham que a ASRock não vale o preço, aqui como tem menos fama é mais barata...).

 

Na Kabum tem ela por 1500 à vista! Aqui

 

A versão normal, essa, custa 1361 à vista e deve ser de longe a mais barata entre as que você procura. Já que você ainda procura custo benefício, vale a pena pesquisar por ela.

 

Disponível hoje, na Kabum, só a Ultimate, que pela minha rápida pesquisa tem como diferença só a placa de rede 10 Gigabits por segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, domingos87 disse:

@simforoso Também não gosto de LEDs, infelizmente tolero porque hoje tudo tem LED e os que uso (de coolers) não são reguláveis via software.

 

Sua ideia sobre os chipsets é boa. A AMD costuma não exigir que seu chipset seja o mais recente/atual para suportar futuras gerações, mas sempre existe uma chance de incompatibilidade. Já que você está gastando tanto na placa-mãe, a linha 4 realmente parece melhor alternativa.

 

Não me prenderia muito à questão de ser ROG ou não, especialmente porque a diferença pode ser mais visual do que técnica. Mas tem produtos que, nesse nível, só na linha ROG mesmo.

 

Pesquisando aqui, ainda na marca Asus, tem as ASRock Taichi. Já são com o X470 e todas têm 8 portas Sata e som "especial"! Tanto a normal como a Ultimate.

 

Elas são visualmente mais discretas e mais para uma proposta "profissional" que gamer.

 

Só não sei se alguém vende no Brasil, pois lá fora reclamam um pouco do preço dela e imagino que se lá reclamam, talvez aqui seja ainda pior!

 

Do cooler: você pode comprar uma boa ventoinha e substituir, fica zerado novamente já que dissipador não gasta. Mas o cooler incluso certamente será suficiente também!

 

É um prazer te ajudar! Bom dia :)!

adicionado 17 minutos depois

@simforoso Adicionando aqui: tem ela no Brasil, com preço muito interessante perto da ROG (coisas do Brasil, lá fora como disse acham que a ASRock não vale o preço, aqui como tem menos fama é mais barata...).

 

Na Kabum tem ela por 1500 à vista! Aqui

 

A versão normal, essa, custa 1361 à vista e deve ser de longe a mais barata entre as que você procura. Já que você ainda procura custo benefício, vale a pena pesquisar por ela.

 

Disponível hoje, na Kabum, só a Ultimate, que pela minha rápida pesquisa tem como diferença só a placa de rede 10 Gigabits por segundo.

Bem interessantes mesmo essas X470 Taichi da Asrock. Tive um incômodo em 2011 com uma placa da Asrock para LGA1155 ainda, queimou com 1 mês de uso, mas acho que foi azar mesmo. Eu daria outra chance à marca. O modelo que eu pegaria seria o com LAN gigabit mesmo e 8 portas SATA. O modelo com LAN 10Gbps ainda é algo meio surreal e sem necessidade pagar a mais, não? O que me preocupa é esse som da Realtek... queria mesmo o Supreme FX II das ROG Asus... mas estou lendo mais sobre esse Realtek.

 

Procurei no site da Asrock e não achei a lista de compatibilidade de memória, mas creio que meus pentes de 16GB DDR4 2400MHz HyperX Fury sejam aceitos sem problemas. Será que essas placas precisam de update de BIOS para rodar Ryzen de segunda geração, no caso o R7 2700 que pretendo comprar?

Na alimentação do CPU notei que as duas Asrock citadas tem o de 8 pin normal e tem mais 4 pinos do lado, minha fonte não tem esses 4 pinos adicionais.... estou pesquisando e não achei uma resposta se devo ou não ligar esses 4 pinos adicionais lá em cima, ao lado dos 8pin de alimentação da CPU... aliás nunca vi uma fonte com tal conector extra.

 

Muito obrigado mais uma vez pelas valiosas dicas amigo @domingos87 ótimo dia para você meu caro amigo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Acontece... Conseguiu trocar a placa pelo menos? Elas são quase idênticas às Asus de qualquer forma e hoje em dia ela e a Asus "trocam de lugar" em vários segmentos, como esse onde só a ASRock tem 8 portas SATA.

 

Sim, a rede 10 Gb é exagerada, mas ao menos na Kabum só tem essa no momento. Sua memória consta sim na lista, veja aqui: https://www.asrock.com/MB/AMD/X470%20Taichi%20Ultimate/index.asp#Memory

 

Os 470 e 450 não precisam mais da atualização de BIOS pois já são feitos para a 2ª geração do Ryzen e as BIOS dessas placas seguem isso.

 

Do conector: é um ATX 12 Volts normal. Talvez para quem tenha uma fonte antiga sem EPS? Tenho uma ASRock que usa o ATX 12 volts no lugar do novo padrão, mesmo sendo nova também. A ASRock costuma facilitar nessa parte frente à Asus.

 

Portanto, por enquanto acho que o único contra frente à ROG é o som mesmo. Mas, vendo aqui, a Taichi usa o mesmo codec (é Realtek na ROG também, da mesma versão). A diferença é que o DAC da ROG é um ESS mais refinado e o da Taichi provavelmente é o integrado ao Realtek mesmo.

 

Acho que por quase 1000 Reais a menos está muito bom! E ainda a ROG nesse preço seria a X370 ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, domingos87 disse:

@simforoso Acontece... Conseguiu trocar a placa pelo menos? Elas são quase idênticas às Asus de qualquer forma e hoje em dia ela e a Asus "trocam de lugar" em vários segmentos, como esse onde só a ASRock tem 8 portas SATA.

 

Sim, a rede 10 Gb é exagerada, mas ao menos na Kabum só tem essa no momento. Sua memória consta sim na lista, veja aqui: https://www.asrock.com/MB/AMD/X470%20Taichi%20Ultimate/index.asp#Memory

 

Os 470 e 450 não precisam mais da atualização de BIOS pois já são feitos para a 2ª geração do Ryzen e as BIOS dessas placas seguem isso.

 

Do conector: é um ATX 12 Volts normal. Talvez para quem tenha uma fonte antiga sem EPS? Tenho uma ASRock que usa o ATX 12 volts no lugar do novo padrão, mesmo sendo nova também. A ASRock costuma facilitar nessa parte frente à Asus.

 

Portanto, por enquanto acho que o único contra frente à ROG é o som mesmo. Mas, vendo aqui, a Taichi usa o mesmo codec (é Realtek na ROG também, da mesma versão). A diferença é que o DAC da ROG é um ESS mais refinado e o da Taichi provavelmente é o integrado ao Realtek mesmo.

 

Acho que por quase 1000 Reais a menos está muito bom! E ainda a ROG nesse preço seria a X370 ainda.

Olá novamente @domingos87 sim, consegui trocar na época por uma Gigabyte, pagando a diferença, não quis pegar outra igual, provavelmente eram do mesmo lote e tal, fiquei com medo de entrar pelo cano de novo hehehe

 

Mas vejo muita gente com placa da Asrock por aí, e não podemos generalizar. O problema que aconteceu comigo no passado pode ter sido um caso isolado, não é possível condenar uma marca por 1 placa que tenha queimado... como se isso não acontecesse (raramente, mas acontece) com as Asus, Gigabyte, MSI, etc... sempre  tem alguém "sorteado" para pegar uma placa dessas feita por um robô que não estava de muito bom humor. :) 

 

A Asrock pelo que vejo é a única que tem 8 SATAs, o resto é tudo 6 portas... teria que ser ela mesmo caso eu siga adiante com essa compra do Ryzen. Uma coisa que me preocupa: o valor da revenda da minha placa Asus Z170 PRO e em especial do Core i7 6700K. Com os preços relativamente baixos da AMD de seus processadores 6/12 e 8/16, meu Intel 4/8 vai ser desvalorizado de uma forma colossal. Tenho esse kit tem quase 3 anos, é fortíssimo (4.0GHz stock e 4.2 turbo) e vendê-lo por 700 reais ou menos vai ser de doer o coração... a placa-mãe idem, pois Z170 só vai rodar 6ª e 7ª geração Intel (atualizei a BIOS). Estou com medo de perder muito dinheiro que investi nesse 6700K em 2015, sabe? Paguei quase 2200 reais nesse CPU. E vender por 1/4 do valor 3 anos depois é complicado, uma vez que ele é forte pra burro e não me deixa na mão. Ia trocar por Ryzen por consumismo mesmo, pra testar a novidade.

 

Mas vou pensar com carinho esse upgrade... ver até que ponto isso valerá a pena... muito obrigado pelos esclarecimentos! Um bom dia pra você meu amigo @domingos87!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!