Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. Estou montando um PC na terabyte e queria a ajuda de vocês com alguns pontos.

Temos o seguinte cenário:

• Placa-mãe:

placa-mãe BIOSTAR PRO TB350-BTC DDR4 AMD AM4 (410,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8405/placa-mãe-biostar-pro-tb350-btc-ddr4-amd-am4

Uma das duas opções de B350 que o site deu. Essa é a mais barata e parece o suficiente pra alguém que não vai fazer crossfire e vai querer fazer um overclock de leve num PC Gamer.

(As duas opções dadas tinham TDP de max 95W)

• Processador:

DÚVIDA

Inicialmente estava em busca de um Ryzen 5 1600, porém a terabyte no momento só está disponibilizando esses dois caras:

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 2600 3.4GHZ / 3.9GHZ MAX TURBO YD2600BBAFBOX SIX CORE 16MB COOLER WRAITH STEALTH (843,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8733/processador-amd-ryzen-5-2600-34ghz-39ghz-max-turbo-yd2600bbafbox-six-core-16mb-cooler-wraith-stealth

OU

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 2600X 3.6GHZ / 4.25GHZ MAX TURBO YD260XBCAFBOX SIX CORE 16MB COOLER WRAITH SPIRE (969,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8734/processador-amd-ryzen-5-2600x-36ghz-425ghz-max-turbo-yd260xbcafbox-six-core-16mb-cooler-wraith-spire

Naturalmente, o Ryzen 5 2600x é um pouco melhor que o Ryzen 5 2600, com um diferença no momento de exatos 126 reais.

Qual é a opinião de vocês? Vale a pena pagar mais? Ou quem sabe tem um intel que vai fazer o serviço por um preço menor?

(Eu sei que depende do resto da spec, então antes de responder a essa pergunta vamos seguir com a lista)

• Cooler:

DÚVIDA

Como não estou investindo tão pesado no meu desktop, é natural resistir à tentação de dar mais de 200 reais em um water cooler.

Além de que, o próprio processador que eles estão oferecendo já vem com um cooler junto. (No link do processador fala o cooler que cada um dos dois vêm)

Porém, entramos no ponto de eu estar numa B350 e ter interesse em fazer overclock, o que pede um investimento mais pesado em resfriamento.

Vale a pena comprar um cooler caro pra dar OC? Será que se eu pegar esses 200+ reais e colocar num processador melhor ou numa placa de vídeo melhor, não saio ganhando mais?

De qualquer forma, ficam duas opções aqui:

COOLER PCYES ZERO KZ1 ACZK180 INTEL/AMD AM4 RYZEN (70,00) (Air Cooler genérico extra só pra desencargo de consciência)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6155/cooler-pcyes-zero-kz1-aczk180-intelamd?gclid=Cj0KCQiAuf7fBRD7ARIsACqb8w7G5mGTi85uRSjhZ5UFi7IJEh3E52ModF1uP2NdWonlsdkVfy7T3-QaAksWEALw_wcB

OU

WATER COOLER PCYES SANGUE FRIO 120MM PWC120H40PTSL (217,00) (Water cooler mais barato que ofereceram)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8169/water-cooler-pcyes-sangue-frio-120mm-pwc120h40ptsl

• Memória RAM:

MEMÓRIA DDR4 KINGSTON HYPERX FURY HX424C15FB2/8 8GB 2400MHZ (425,00) x2

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7076/memoria-ddr4-kingston-hyperx-fury-hx424c15fb28-8gb-2400mhz?gclid=Cj0KCQiAuf7fBRD7ARIsACqb8w6eyWxntaC1dAGZ1isdxLw_tddm4Mr2ghAPM26GZTyBBqHkijqhKhoaAo0iEALw_wcB

Sem muito segredo aqui, duas memórias de 8GB + 2400MHz. Por mais que eu tenha achado 425 por memória um pouquinho mais caro que a média.

• Placa de Vídeo:

DÚVIDA

Naturalmente, eu não teria 100% de certeza com a placa de vídeo.

As três candidatas que eu trago aqui são:

PLACA DE VÍDEO POWERCOLOR RADEON RED DEVIL RX VEGA 56 8GB HBM2 AXRX VEGA 56 8GBHBM2-2D2H/OC (2200,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9766/placa-de-video-power-color-radeon-rx-vega-56-8gb-hbm2-axrx-vega-56-8gbhbm2-2d2hoc

OU

PLACA DE VIDEO ASUS GEFORCE GTX 1070 STRIX ROG COD4 STRIX-GTX1070-O8G-GAMING 8GB GDDR5 PCI-EXP COD4 (2470,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6398/placa-de-video-asus-geforce-gtx-1070-strix-rog-strix-gtx1070-08g-gaming-8gb-gddr5-pci-exp

OU

PLACA DE VIDEO ASUS GEFORCE GTX 1070 TI 8GB CERBERUS-GTX1070-TI-A8G GDDR5 PCI-EXP (2470,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8929/placa-de-video-asus-geforce-gtx-1070-ti-advanced-edition-8gb-cerberus-gtx1070-ti-a8g-gddr5-pci-exp

Temos dois pontos que eu queria levantar aqui:

Uma Vega 56 por 2200 ou uma GTX 1070 TI por 270 reais a mais? Considerando aqui que estarei pegando um Ryzen 5 2600( ou 2600x) e estamos com 16GB de RAM

O outro ponto é: Tive muita dificuldade em achar comparações entre a GTX 1070 TI e a GTX 1070 Strix. As duas estão no mesmo preço, mas o pouco que eu consegui achar, a Strix pareceu ser um pouco melhor do que a TI. Opiniões?

Lembrando do ponto do OverClock. Posso pegar uma Vega 56 e usar a diferença pra comprar um water cooler e dar OC, ou pego uma 1070 e uso no stock ou faço um overclock mais leve.

• Armazenamento:

Como estou criando um wall.txt gigante, sem drama aqui. Um HD 1TB e um SSD 240GB, ambos SATA III.

HD SEAGATE BARRACUDA ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB SATA III (250,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7251/hd-seagate-barracuda-st1000dm010-1tb-7200rpm-64mb-sata-iii

SSD SANDISK PLUS 240GB SDSSDA-240G-G26 LEITURA: 530MB/S E GRAVAÇÃO: 440MB/S SATA III (270,00)

• Fonte:

DÚVIDA

Ok, agora que vocês provavelmente já têm suas dicas de processador, placa de vídeo, dá OC ou num dá OC, compra water cooler ou não; A gente fecha com uma fonte apropriada pra tal sugestão.

Pelo que eu li, essas fontes de 650, 750, 900W é um overkill e tanto. Dificilmente um desktop vai precisar de mais de 400W. Porém, além do ponto do possível Overclock, o que me chamou a atenção é que, nos links acima, dá-se como recomendado pra 1070 TI uma fonte de 600W e pra Vega 56 uma fonte de 750W!

Entendo que eles fazem essa recomendação numa margem bem grande pra erro, então entendo que não precisa ser exatamente isso.

FONTE GIGABYTE P650B GP-P650B 650W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO (317,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9473/fonte-gigabyte-p650b-gp-p650b-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo

OU

FONTE CORSAIR CX750 CP-9020123-WW 750W ATX 2.3 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO (434,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/7945/fonte-corsair-cx750-cp-9020123-ww-750w-atx-23-80-plus-bronze-pfc-ativo

Idealmente, queria uma em torno dos 350 que fosse 80P + PFC Ativo numa marca confiável de no mínimo 500W. Das opções que me foram dadas, essas atenderam. A da Gigabyte atende a todos aos requisitos e é 117 reais mais barata. Mas se você for sugerir fazer OC e achar que eu tenho que atender à recomendação de 750W, tem a opção da Corsair pra isso.

Então, é isso. Eu não sou técnico de computador ou fiz qualquer curso de informática, mas eu estou indo fundo e estudando bastante sobre as minhas opções pra fazer a melhor escolha possível. Por isso esse monte de dúvidas e esse texto enorme que estou trazendo aqui. Sinta-se livre pra responder dúvidas pontuais, sei que dificilmente alguém vai ter a paciência de endereçar todas as minhas dúvidas. Agradeço qualquer sugestão.

TL;DR

Pego um processador + placa de vídeo inferior + water cooler parrudinho + fonte parruda e dou OverClock

Ou pego uma placa de vídeo + processador um pouco melhores e rodo eles em Stock?

Se eu não fizer OverClock, eu ainda preciso de um water cooler, sendo que meu processador vem com cooler? (PC Gamer)

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

Qual é a opinião de vocês? Vale a pena pagar mais? Ou quem sabe tem um intel que vai fazer o serviço por um preço menor?

(Eu sei que depende do resto da spec, então antes de responder a essa pergunta vamos seguir com a lista)

No frigir dos ovos, os processadores acabam sendo equivalentes, só pegaria um mais forte com motivação extra (como uso profissional).

8 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

(As duas opções dadas tinham TDP de max 95W)

Não gosto muito disso, indica um VRM limitado até mesmo para uso sem overclock, imagine com.

Para overclock, ainda mais um que usará refrigeração líquida, VRM é ponto crítico.

10 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

Sem muito segredo aqui, duas memórias de 8GB + 2400MHz. Por mais que eu tenha achado 425 por memória um pouquinho mais caro que a média.

Kingston hyperx fury hx426c16fb28 2666mhz, até recomendaria umas superiores (o que é bem interessante para o Ryzen), mas, 1300 pilas é de doer.

13 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

PLACA DE VÍDEO POWERCOLOR RADEON RED DEVIL RX VEGA 56 8GB HBM2 AXRX VEGA 56 8GBHBM2-2D2H/OC (2200,00)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9766/placa-de-video-power-color-radeon-rx-vega-56-8gb-hbm2-axrx-vega-56-8gbhbm2-2d2hoc

Milagrosamente, esta.

Duro é o consumo de energia e o tamanho deste cetáceo.. não é qualquer gabinete que a aceita e você vai perder três slots da placa-mãe.

15 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

Armazenamento:

Recomendaria um SSD de 120 GiB pro Windows e programas, um de 480 ou mais para os jogos e o HD para os filantrópicos :D ou arquivos que você vai escrever muito em disco.

16 minutos atrás, Danilo Rosmaninho disse:

Fonte:

Ambas estão de bom tamanho, a segunda só é mais interessante se sua máquina for ficar em carga plena o tempo todo.

--

Se você não for fazer overclock, nem precisa de watercooler.

• Curtir 1
Postado

@Evandro

13 minutos atrás, Evandro disse:

Não gosto muito disso, indica um VRM limitado até mesmo para uso sem overclock, imagine com.

Para overclock, ainda mais um que usará refrigeração líquida, VRM é ponto crítico.

Na real, procurando aqui agora, até as X370 de 700 reais da Biostar tavam vindo com especificação de TDP 95W max

Ex: https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=874#specification

Então se isso já é um possível problema em B350 sem OC, fica meio preocupante a situação

16 minutos atrás, Evandro disse:

Milagrosamente, esta.

Duro é o consumo de energia e o tamanho deste cetáceo.. não é qualquer gabinete que a aceita e você vai perder três slots da placa-mãe.

Bom, como ainda não escolhi o gabinete, espaço é algo que dá pra tentar contornar. E como eu pretendo ficar com minha placa de vídeo solo e meus dois chips de memória, não acho que vai faltar slot na placa-mãe.

17 minutos atrás, Evandro disse:

Se você não for fazer overclock, nem precisa de watercooler.

É aquela coisa, eu nunca fiz. E considerando todo o investimento extra que precisa ser feito pra garantir que seu desktop não vai fritar, não está parecendo uma opção tão interessante.

Postado

@Danilo Rosmaninho

Minhas opiniões...

Para placa-mãe, de uma olhada no layout dela, se ela não tiver dissipador nos VRM´s esquece qualquer tipo de OC, e mesmo se tiver tem que examinar as fases dela, AMD tem essa plataforma fixa e vai ficar com ela um tempo ao que tudo indica e o que eles falaram, então acho que é vantagem sim investir em uma mobo legal para durar.

SSD

Veja o quanto você pretende usar e escolha o dobro, você acha que seus programas, jogos etc ocupam 60gb, pega de 120gb, ocupam 100gb, pega de 240gb, isso porque o SSD quando fica lotado perde muita velocidade, a diferença pode ser brutal dependendo do modelo.

GPU

Vou com o Evandro nessa, VEGA além de ser faminta por energia tem que trabalhar fria para ir bem, e ela tem o pior FPS vs CUSTO de todas placas... uma 1070ti é basicamente uma 1080 disfarçada, segura bem muita coisa, outro caminho é procurar GPU usada, mas ai recomendo só 1080ti usada.

RAM

Como você está com ryzen, escolha a RAM por último, veja primeiro a placa-mãe, e ai pegue a lista de memória homologada, assim você evita qualquer dor de cabeça de ter que ficar ajustado memória no dedo...

Resfriamento

WC é legal para ter menos barulho no PC e mais praticidade para mexer nele, no desempenho, hoje tem air cooler tão bom quanto WC e em alguns casos até melhor...

• Curtir 2
Postado

@Rolf William Gewers

Pelo visto o que tá pegando é a placa-mãe mesmo. Te falar que eu até dei uma procurada aqui e não consegui descobrir muito sobre a VRM desses caras.

Sobre o Layout, com meu olhar leigo eu não consegui chegar a nenhuma conclusão.

Existem duas opções realistas no site, sendo que, naturalmente, a X370 é consideravelmente mais cara que a B350.

TB350-BTC Ver. 6.x

https://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=882#specification

Spoiler

b20170426_1.thumb.jpg.037cab974ec0ac3570704e33d8373a81.jpg

X370GT3 Ver. 6.x

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=871#specification

Spoiler

b20170620_1.thumb.jpg.c05369c625b277e65421907a1df80092.jpg

Tem como ter uma boa ideia sobre a VRM dela olhando a foto da placa?

Se não, infelizmente vou ter que abortar a missão por enquanto. Num estou disposto a correr muito risco não.

@EDIT

A segunda placa, X370, é micro ATX. Se for rolar, vai ter que ser a primeira mesmo.

Postado

@Danilo Rosmaninho

Adicionando o que o @Evandro falou, ASRock e MSI são placas com VRM´s muito bons, se você olhar a fundo, a maioria das grandes marcas usam esquema de 8 fases, mas a qualidade da distribuição e dissipação de calor muda bastante.

Esses tempos estava conversando com um dono de loja sobre marcas que dão problema, e ele falou justamente que MSI e ASRock uma vez que saem da loja nunca mais voltam, e que Asus é o recordista de RMA, eu mesmo peguei MSI :)

Sobre as 2 opções que você mostrou ai, eu iria com a X370GT3, dei uma olhada por cima em reviews das duas no newegg, a TB350-BTC tem muita relato da placa ter chego morta já, a X370GT3 tem muito relato técnico apenas, reclamando do OC dela etc... acho que é uma escolha melhor.

Sobre os VRM´s dela, tem que ter um FAN em cima do gabinete e um no fundo, pelo que eu vi o OC dela é fraco, então o VRM ser fraco é condizente, mas mesmo assim, ventilação adequada nesse caso é fundamental sim.

• Curtir 1
Postado

@Danilo Rosmaninho Antes de tudo, faltou você falar o mais importante: qual monitor você vai usar ou comprar (diga o modelo exato). É o monitor q vai definir o setup da máquina e não o contrário.

Pra um OC num Ryzen 5 basicamente qualquer B350 de 4 fases vai aguentar de boas, desde q tenha dissipador razoavelmente decente (quanto mais aletas ou área superficial, melhor). Eles não demandam tanta energia quanto um Ryzen 7 q tem 8 cores e portanto não esquentam tanto.

O Ryzen 2600 com OC fixo chega praticamente no mesmo desempenho do 2600X. A versão X tem clocks um pouco maiores e tem liberado o recurso do Precision Boost Overdrive, q resumidamente é um OC automático da AMD q é bem agressivo, com ele ligado a placa consegue ultrapassar limites q n seriam possíveis manualmente. O lance é q ele ultrapassa as especificações da AMD pra isso e pode chegar em tensões bem altas. Pra placa-mãe aguentar o PBO decentemente, ela tem q ter um bom VRM e ter bons dissipadores e ter uma BIOS q tenha offset voltage pra você n deixar esquentar tanto. O problema hj é q a as placas q tem bons VRM n tem offset voltage (as da MSI basicamente). As Gigabyte Asus e algumas Asrock tem offset voltage mas os VRM e dissipadores não são tão bons pra você usar o recurso. Então basicamente HJ usar um Ryzen 2**X pra PBO exige uma placa-mãe bem mais cara, como a Taichi que o @Evandro disse.

Então pra placa-mãe decente hoje que vá segurar um OC manual tranquilo do 2600 e até do 2700, e q n custe um rim, eu sugiro a MSI X470 Gaming Plus q tem na Pichau por 800 pila. VRM sólido, placa boa, dissipadores bons, ela faz frente à Asus X470 Pro q tem + fases e q custa 1200 reais. Melhor placa custo-benefício pra OC pra qm n vai usar PBO. Se for enveredar pelo OC, sugiro pegar um bom aircooler e não um WC de entrada, porque os aircooler ajudam a resfriar os VRM tb, porque eles sopram vento na placa, ajuda mais. Com WC você n tem + vento correndo pela placa e os VRM esquentam um pouco mais. Ou se pegar WC, ponha boas fans no gabinete pra compensar.

Ou você pode usar o 2600 em stock e usar qq B350 com dissipadores bons q vai servir de boas. E você n precisa comprar cooler extra, o q vem com ele já dá de boas. Vai do seu gosto.

Sobre o combo Fonte + VGA: Se você ainda vai comprar o gabinete, recomendo fortemente a Vega 56 porque ela tem desempenho entre 1070 e 1070 Ti e alguns jogos ela até passa a 1080 sendo + barata, e com ela você ganha 3 jogos grátis q valem +- 400 reais. E além disso, ela tem suporte ao freesync, se você pegar uma GTX você só terá suporte ao Gsync e monitor Gsync custa 2500 reais, monitor freesync até por 500 você acha. Por isso comecei dizendo q monitor q define os setup todo, ele é a peça + importante. Se você ainda vai comprar o monitor, sugiro o combo Vega 56 + monitor 1080p 144hz freesync, vai ser um casamento perfeito. E fonte PcYes Electro V2 600W ou uma CX 550 ou CX 650.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Rolf William Gewers disse:

Esses tempos estava conversando com um dono de loja sobre marcas que dão problema, e ele falou justamente que MSI e ASRock uma vez que saem da loja nunca mais voltam, e que Asus é o recordista de RMA, eu mesmo peguei MSI :)

Duro das MSI eram as BIOS no começo dos Ryzen, reclamações pesadas.

Provavelmente hoje, com as novas versões, isso deve ter melhorado bastante.

Postado

@Steeveantonichen

Então, sobre o monitor. Eu ainda vou comprar, e o plano inicial era justamente um 1080p 144hz, provavelmente 24''. Agora que tudo me leva a comprar a Vega 56, vou procurar com freesync também. (Não te mando o modelo exato agora porque ainda não decidi, mas agradeço se der sugestões)

Quanto ao propósito do setup, meu intuito é conseguir rodar a maioria dos jogos, incluindo AAA, 100+Hz em 1080p.

Dito isso, e considerando que eu gostaria de pagar o mínimo possível pelo setup, acredito que um ryzen 5 2600 + vega 56 + 16gb RAM tudo em stock dê conta do recado, certo?

@Evandro e @Rolf William Gewers, sendo assim, vocês ainda acham necessário procurar uma placa-mãe das mais parrudas? Nós já estamos falando de placas-mãe que são consideravelmente mais caras que o próprio processador que estou comprando.

Fico tentado a ficar numa B350 de marca confiável ou até B450. Estou olhando as reviews no Newegg agora, parece uma boa referência.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda que estão me dando, galera

Postado
2 horas atrás, Evandro disse:

Duro das MSI eram as BIOS no começo dos Ryzen, reclamações pesadas.

Provavelmente hoje, com as novas versões, isso deve ter melhorado bastante.

Melhoraram bastante sim, eu n tenho nada a reclamar. Hoje em dia só n tem 2 coisas: o vcore offset voltage e o OC via bclk. Mas bclk honestamente eu nem faço questão, é mt chato OC por ele, qd faz zoa os SSD M2, zoa as VGA, nem sei se vale à pena. Agora o offset é vacilo, os chips suportam, só n implementaram na BIOS, sabe-se lá porque....

1 hora atrás, Danilo Rosmaninho disse:

@Steeveantonichen

Então, sobre o monitor. Eu ainda vou comprar, e o plano inicial era justamente um 1080p 144hz, provavelmente 24''. Agora que tudo me leva a comprar a Vega 56, vou procurar com freesync também. (Não te mando o modelo exato agora porque ainda não decidi, mas agradeço se der sugestões)

Opa. Os 1080p 144hz q tem freesync são o mesmo preço dos q n tem, então n faz sentido comprar sem freesync. Dos melhores custo/benefício hoje, eu acho o AOC G2460PF ou o meu, o Acer KF251QF. Ambos são 144hz 1080p freesync painel TN. O AOC tem base regulável na altura e posição (horizontal ou vertical), o meu Acer só tem regulagem de ângulo. Em compensação meu Acer tem tela maior (25,1" x 23,5") e bordas + finas. Ambos orbitam a faixa dos 999~1200 reais.

Quanto ao propósito do setup, meu intuito é conseguir rodar a maioria dos jogos, incluindo AAA, 100+Hz em 1080p.

Olha, vai conseguir tranquilo mas tenha ciência q os jogos + parrudos você vai ter q diminuir um filtro ou outro ou mesmo o preset todo pra high ou algo assim, mesmo com Vega 56 ou 1070 Ti. Assassins Creed por exemplo é bem mal otimizado, é bastante pesado. Jogos bem otimizados tipo BF1 ou BFV você deeve pegar acima dos 100 de média mesmo com tudo no talo. A grande beleza do freesync é q mesmo q alguns jogos n pegue 100+, ou q pegue mas tenha quedas pra abaixo dos 100 ocasionalmente, é q o freesync vai suavizar e deixar tudo macio. É ótimo.

Dito isso, e considerando que eu gostaria de pagar o mínimo possível pelo setup, acredito que um ryzen 5 2600 + vega 56 + 16gb RAM tudo em stock dê conta do recado, certo?

Pode ser sim. Mas eu pegaria pelo menos uma boa B350 ou B450 porque às vezes aquele OC básico em RAM e processador, mesmo sem ser algo pesado, dá uns 5~15 FPS a mais, e pro monitor 144hz isso faz diferença. O hard é q as boas estão em falta em todas as lojas... HOJE, a B450 melhor q tem em estoque é a B450 Bazooka da MSI na Pichau e tão pedindo 620 por ela... Mas o VRM é muito decente e o dissipador tb, embora eu ache q 500 tava mt bem pago. 

O coolerbox você até consegue chegar uns 4.0 ghz de OC no 2600, mas vai passar dos 80ºC. Pra um OC mais parrudo, pra 4.2, eu iria de um GAMMAX 400 q custa 100 pila ou outro aircooler decente.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Danilo Rosmaninho disse:

@Evandro e @Rolf William Gewers, sendo assim, vocês ainda acham necessário procurar uma placa-mãe das mais parrudas? Nós já estamos falando de placas-mãe que são consideravelmente mais caras que o próprio processador que estou comprando

Minha placa tem um VRM "normal" e o dissipador esquenta um pouco mais do que eu gostaria, por isso eu tenho sido chato com este assunto em outros casos.
Vai te matar ter uma placa intermediária?

Não.

Mas, se puder pegar algo melhor, beleza. :)

• Curtir 1
Postado

@Danilo Rosmaninho Olha só, tem uma coisa que não pensamos quando vamos escolher algo... por trás da caixa etc tem um time muito inteligente que juntou tudo isso e achou que seria legal, em resumo, o fabricante não vende algo esperando pifar, mas máquina é máquina, e máquina quebra cedo ou tarde, sendo simples ou complexa, claro que algumas mais que outras :) 

Agora... olhando por outro lado, vou jogar mais fatores na indecisão ai, criar tumulto. Sempre quando compramos um PC pensamos, vou ficar com ele 15 anos, e ai depois de 1 ano já pensamos em um upgrade, Ryzen é legal porque a AMD se comprometeu com a plataforma, quer dizer que ano que vem chega o ryzen novo, 7nm, várias coisas novas, um espetáculo,  a sua placa-mãe irá ter suporte a ele também, então olhando além do lado da confiança, estabilidade etc, temos também a compatibilidade futura, MSI acho que é mais negócio sim, melhor investimento, em especial a longo prazo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...