Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LAG pesadão AMD Ryzen 5 1600 GeForce GTX 1060 6GB


Ir à solução Resolvido por Thalisson Henrique,

Posts recomendados

Pessoal,

Estou passando muita raiva com um PC que comprei pra jogos.

Não sei o nome correto do que está acontecendo. Acho que é stuttering ou lag.

Acontece em praticamente todos os jogos, mesmo depois de diminuir resolução, desativar V-Sync...
Exemplos:

  • Assassin's Creed II
  • Assassin's Creed Chronicles: China
  • Beholder
  • Psychonauts

Até vídeo no Youtube fica travando!!

Só resolve quando desligo, deixo um tempo desligado, e ligo novamente. Mas uma meia hora depois já volta a acontecer.

 

A configuração do PC é ruim???

 

MONITOR:

  • Monitor Gamer AOC LED 24” Full HD Widescreen - Sniper G2460VQ6

 

PC:

  • Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo YD1600BBAEBOX Six Core 16MB AM4 Cooler Wraith Spire
  • Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 OC 6GB 60NRH7DSL9OC GDDR5 PCI-EXP
  • placa-mãe Biostar PRO A320MH DDR4 AMD AM4
  • Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Red BLS8G4D240FSE 8GB 2400MHz
  • HD Toshiba P300 1TB HDWD110XZSTA 7200RPM SATA 6 GB/S 64MB Cache 3.5
  • Fonte Cooler Master Masterwatt MPX-5001-ACAAW 500W 80 Plus PFC Ativo ATX
  • Gabinete Gamer Liketec Titan 192-B Vidro Temperado LED Vermelho Mid Tower S/Fonte
  • SSD Kingston A400 120GB SA400S37/120G SATA III Leitura 500MBs Gravação 320MBs
  • Windows 10 HOME 64-bit

 

EDIT: Uso filtro de linha iClamper Energia 5.

 

Fiz uns prints conforme o tópico que explica como coletar informações do computador.

Qualquer auxílio ou dica serão bem vindos!

 

CPUID-1.jpg

CPUID-2.jpg

CPUZ-1.jpg

CPUZ-2.jpg

CPUZ-3.jpg

CPUZ-4.jpg

CPUZ-5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Bender

 

Amigo o seu pc é bom, sugiro atualizar a bios para a última versão, depois baixa e roda utilitário OCCT no modo padrão que vier por 20 minutos e posta os gráficos do bus, clock, temp do die,  temp dos núcleos, vcore. Também faz um teste no HD, baixa o utilitário HD Tune e roda um teste para verificar bad block, velocidade de leitura e escrita, estresse e posta aqui os prints.

 

Com os resultados podemos de dar uma posição melhor e identificar o problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcelo Bender disse:

@digaoz

Isso! Exatamente!

Então cara, no meu pc dá a mesma coisa kkkkk

Eu to a alguns meses já tentando resolver isso mas até agora não consegui arrumar, tem dias que não dá nada e tem das q nao da nem pra utilizar o pc direito

Fiz um post e me recomendaram levar pra assistencia técnica =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Bender


Cara o vcore está muito baixo, o bus e clocks tiveram quedas durante os testes, significa que tem algo errado.

 

@GabrielLP14

 

@Flávio Santana Lima

 

@Atretador


Podem ajudar este usuário a fazer update na bios dele? Os testes que ele fez mostra o vcore do Ryzen em 1.03, tá muito baixo e o bus, clocks com quedas durante o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não sei se é o mesmo problema que você tem mas vou comentar o que rolava com meu pc.

 

Tenho jogado basicamente PUBG/Dota2/CSGO, então não tenho exigido muito do PC. Porém, PUBG puxa uma quantidade legal de ram e deixa a GPU em 96~100% praticamente o tempo todo. Muitas vezes quando eu estava no mapa, o pc dava um "travadinha", os FPS baixavam bastante e o áudio também dava uma bugada. Passavam-se uns 2 segundos e voltava ao normal.


A princípio eu achava que era problema do áudio da mobo, já que a travadinha sempre rolava com uma travada no som do jogo. Aliado com isso, as vezes eu abria streaming pra zoar com uns amigos usando o OBS e jogo utilizando 2 monitores com vários programas abertos. Por causa disso, eu estava interessado em pegar outro pente de memória.

 

Acabou que comprei um outro pente de memória ram e após começar a utilizar o dual channel, o problema acabou completamente... PODE  ser, que seu problema também esteja relacionado a isso e que comprar outro pente de memória ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Fred_mp disse:

Cara, não sei se é o mesmo problema que você tem mas vou comentar o que rolava com meu pc.

 

Tenho jogado basicamente PUBG/Dota2/CSGO, então não tenho exigido muito do PC. Porém, PUBG puxa uma quantidade legal de ram e deixa a GPU em 96~100% praticamente o tempo todo. Muitas vezes quando eu estava no mapa, o pc dava um "travadinha", os FPS baixavam bastante e o áudio também dava uma bugada. Passavam-se uns 2 segundos e voltava ao normal.


A princípio eu achava que era problema do áudio da mobo, já que a travadinha sempre rolava com uma travada no som do jogo. Aliado com isso, as vezes eu abria streaming pra zoar com uns amigos usando o OBS e jogo utilizando 2 monitores com vários programas abertos. Por causa disso, eu estava interessado em pegar outro pente de memória.

 

Acabou que comprei um outro pente de memória ram e após começar a utilizar o dual channel, o problema acabou completamente... PODE  ser, que seu problema também esteja relacionado a isso e que comprar outro pente de memória ajude.

Isso acontece comigo também, mas as vezes se eu deixar, fica 15minutos travando o video, com o fps caindo e o áudio fica todo robotizado. Normalmente, só de ligar o pc já fica assim, ai preciso reiniciar e acaba consertando por um tempo até dar dnv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, digaoz disse:

Isso acontece comigo também, mas as vezes se eu deixar, fica 15minutos travando o video, com o fps caindo e o áudio fica todo robotizado. Normalmente, só de ligar o pc já fica assim, ai preciso reiniciar e acaba consertando por um tempo até dar dnv

Se for esse o caso, então é bastante diferente do meu...

No meu era por pouco tempo, 1-2 segundos no máximo, ai voltava ao normal.

 

E pode ser que nem foi o dual channel que resolveu, já que fiz várias atualizações do software da nVidia, instalei outros drivers de áudio, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT

Inicialmente, obrigado pela atenção.

Bom, fui no site da Biostar e, pelo que estou vendo, está instalada a última versão da bios, de 08/07/2018.

É a quarta imagem do post original.

Em anexo a este post está o print do site da Biostar, que mostra que a atualização mais recente é de 08/07/2018.

Encomendei mais um pente de 8GB de RAM, do mesmo modelo que o que já está instalado, e vou ver se melhora...

Se não adiantar, acho que vou tentar uma nova instalação do Windows, do zero...

 

@Fred_mp

 

Vou tentar... Encomendei um pente igual ao que já está instalado. Obrigado pela dica.

 

 

 

bios.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@OCCT

@Fred_mp

@digaoz

 

Quero deixar registrada a solução que encontrei, porque pode ser que ajude alguém que esteja com o mesmo problema e porque não tem nenhuma relação com as sugestões que foram dadas aqui anteriormente.

 

Tentei diversas coisas:

  • Instalei mais 8GB de RAM
  • Formatei o PC do zero
  • Desativei todas as ações de segundo plano do Windows possíveis

 

O que me chamou a atenção é que eu rodei o MSI Afterburner e vi que o uso da CPU e da RAM não estavam altos, mas mesmo assim o lag ocorria depois de um tempo de jogo e até no Youtube.

 

Aí eu tentei limitar os fps para 75fps, porque o monitor é 75Mhz, e também não adiantou.

 

O que eu basicamente faço agora e resolve o problema NA HORA é o seguinte:

Quando o jogo começa a dar lag, eu pauso e dou um ALT+TAB, vou nas configurações da Nvidia, mudo a configuração do monitor para 60Mhz, e salvo. Daí eu mudo de volta para 75Mhz, salvo e volto para o jogo ou para o Youtube e tudo volta a rodar liso novamente.

 

É um saco ter que pausar um jogo ou vídeo e fazer esses comandos a cada uma ou duas horas, mas não encontrei nenhuma solução definitiva. Essa solução, apesar de ser apenas temporária, sempre funciona.

 

Não sei se isso ajuda a identificar o problema, mas se alguém tiver alguma dica, agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Thalisson Henrique  Se conseguir alguma coisa, me avise, por favor.

 

 

Eu já não sei mais o que fazer... O negócio do monitor que eu falei não funciona mais...

Às vezes funciona encerrar o OneDrive, às vezes funciona desabilitar o driver de som e reabilitar...

Mas às vezes acho que é só coincidência e nada disso tem relação com o problema...

Não sei mais nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, 

Tenho passado pelo mesmo problema, havia feito essa solução de desinstalar o drive AMD SATA Controller porém mesmo assim não adiantou. 

Meu setup atualmente está dessa forma:


OS
Windows 10 Pro 64-bit
Installation Date: 15/02/2019 14:10:31 (dia em que formatei meu ssd e fiz instalação limpa do OS)

 

CPU
AMD Ryzen 5 1600 Six-Core Processor 

Memoria
Crucial Technology
DDR4-2400 MHz
Part Number CT8G4DFS824A.C8FHD 

Crucial Ballistix Sport LT Gray 
DDR4-2666MHz
Part Number BLS8G4D26BFSBK 8GB

placa-mãe 
B350GT3 (AM4) -BIOS atualizada com a última versão disponível no site do fabricante 

GPU
GeForce GTX 1050 Ti Asus 

Storage
SanDisk SSD PLUS 120 GB (SSD) - Atualmente com meu OS Principal 

WDC WD10JPVX-75JC3T0 - 1TB - Utilizado como OS de Bkp 
WDC WD10EZEX-00WN4A0 - 1TB  Arquivos Diversos 

 

Fonte

Fonte ATX 500 Watts Potência Real Casemall Total Power Wide ALL-500TPW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Emanuel N Nascimento

Não querendo culpar a fonte, mas onde venderam essa não tinha nenhuma que prestasse?

Também me fiz a mesmíssima pergunta... uma máquina boa dessas com uma "fonte" dessas é complicado... os "técnicos" ainda insistem em enganar o cliente mais leigo com fontes de péssima qualidade, isso é triste de ver. O pessoal se coloca numa situação de risco muito grande usando às vezes quase 100% de CPU e GPU com uma fonte dessas, e numa situação de estresse como dentro de um jogo, a chance de uma fonte dessas literalmente explodir e levar junto um monte de hardware caro é muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pretendendo trocar a fonte mas to aguardando comprar um gabinete e fonte novos para desmontar\desconectar tudo de uma só vez, já para não ficar mexendo muito. Vai que azede a marmita hahaha. 

Tanto que nesse final de semana fiquei pensando se seria a fonte a causa do problema mas acredito que teria mais sintomas fora aquelas que já foram apresentados. 

 

Pelo o que eu achei na internet até agr, somente quem utiliza Biostar + AMD passou por essa situação. Posso está engado, claro. 

 

Obs.: Troquei recentemente meu kit, antes estava com um G4560 + H110 PLUS. Estou aguardando vender eles para comprar fonte + gabinete.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!