Ir ao conteúdo

LAG pesadão AMD Ryzen 5 1600 GeForce GTX 1060 6GB

Ir à solução Resolvido por Thalisson Henrique,

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou passando muita raiva com um PC que comprei pra jogos.

Não sei o nome correto do que está acontecendo. Acho que é stuttering ou lag.

Acontece em praticamente todos os jogos, mesmo depois de diminuir resolução, desativar V-Sync...
Exemplos:

• Assassin's Creed II
  • Assassin's Creed Chronicles: China
  • Beholder
  • Psychonauts

Até vídeo no Youtube fica travando!!

Só resolve quando desligo, deixo um tempo desligado, e ligo novamente. Mas uma meia hora depois já volta a acontecer.

A configuração do PC é ruim???

MONITOR:

• Monitor Gamer AOC LED 24” Full HD Widescreen - Sniper G2460VQ6

PC:

• Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo YD1600BBAEBOX Six Core 16MB AM4 Cooler Wraith Spire
  • Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1060 OC 6GB 60NRH7DSL9OC GDDR5 PCI-EXP
  • placa-mãe Biostar PRO A320MH DDR4 AMD AM4
  • Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Red BLS8G4D240FSE 8GB 2400MHz
  • HD Toshiba P300 1TB HDWD110XZSTA 7200RPM SATA 6 GB/S 64MB Cache 3.5
  • Fonte Cooler Master Masterwatt MPX-5001-ACAAW 500W 80 Plus PFC Ativo ATX
  • Gabinete Gamer Liketec Titan 192-B Vidro Temperado LED Vermelho Mid Tower S/Fonte
  • SSD Kingston A400 120GB SA400S37/120G SATA III Leitura 500MBs Gravação 320MBs
  • Windows 10 HOME 64-bit

EDIT: Uso filtro de linha iClamper Energia 5.

Fiz uns prints conforme o tópico que explica como coletar informações do computador.

Qualquer auxílio ou dica serão bem vindos!

CPUID-1.jpg

CPUID-2.jpg

CPUZ-1.jpg

CPUZ-2.jpg

CPUZ-3.jpg

CPUZ-4.jpg

CPUZ-5.jpg

Postado

@Marcelo Bender

Amigo o seu pc é bom, sugiro atualizar a bios para a última versão, depois baixa e roda utilitário OCCT no modo padrão que vier por 20 minutos e posta os gráficos do bus, clock, temp do die,  temp dos núcleos, vcore. Também faz um teste no HD, baixa o utilitário HD Tune e roda um teste para verificar bad block, velocidade de leitura e escrita, estresse e posta aqui os prints.

Com os resultados podemos de dar uma posição melhor e identificar o problema.

Postado

@OCCT

Rodei o OCCT jogando Assassin's Creed Chronicles: China.

Fiquei com receio de atualizar a bios manualmente porque sou muito leigo no assunto não saberia reverter se algo desse errado...

HDTune 01.jpg

OCCT.png

2018-12-02-16h00-CpuUsage-CPU Usage.png

2018-12-02-16h00-Frequency-Bus.png

2018-12-02-16h00-Frequency-CPU #0.png

2018-12-02-16h00-Frequency-GPU #0 Mem.png

2018-12-02-16h00-Frequency-GPU #0.png

2018-12-02-16h00-Temperature-GPU.png

2018-12-02-16h00-Voltage-CPU VCORE.png

2018-12-02-16h00-Voltage-CPU VDD.png

2018-12-02-16h00-Voltage-GPU (2).png

2018-12-02-16h00-Voltage-SOC VDD.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VID.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN1.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN2.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN3.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN4.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN5.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN6.png

2018-12-02-16h00-Voltage-VIN7.png

2018-12-02-16h00-Memory Usage-Memory Used.png

Postado
1 minuto atrás, Marcelo Bender disse:

@digaoz

Isso! Exatamente!

Então cara, no meu pc dá a mesma coisa kkkkk

Eu to a alguns meses já tentando resolver isso mas até agora não consegui arrumar, tem dias que não dá nada e tem das q nao da nem pra utilizar o pc direito

Fiz um post e me recomendaram levar pra assistencia técnica =/

Postado

Cara, não sei se é o mesmo problema que você tem mas vou comentar o que rolava com meu pc.

Tenho jogado basicamente PUBG/Dota2/CSGO, então não tenho exigido muito do PC. Porém, PUBG puxa uma quantidade legal de ram e deixa a GPU em 96~100% praticamente o tempo todo. Muitas vezes quando eu estava no mapa, o pc dava um "travadinha", os FPS baixavam bastante e o áudio também dava uma bugada. Passavam-se uns 2 segundos e voltava ao normal.

A princípio eu achava que era problema do áudio da mobo, já que a travadinha sempre rolava com uma travada no som do jogo. Aliado com isso, as vezes eu abria streaming pra zoar com uns amigos usando o OBS e jogo utilizando 2 monitores com vários programas abertos. Por causa disso, eu estava interessado em pegar outro pente de memória.

Acabou que comprei um outro pente de memória ram e após começar a utilizar o dual channel, o problema acabou completamente... PODE  ser, que seu problema também esteja relacionado a isso e que comprar outro pente de memória ajude.

Postado
6 minutos atrás, Fred_mp disse:

Cara, não sei se é o mesmo problema que você tem mas vou comentar o que rolava com meu pc.

Tenho jogado basicamente PUBG/Dota2/CSGO, então não tenho exigido muito do PC. Porém, PUBG puxa uma quantidade legal de ram e deixa a GPU em 96~100% praticamente o tempo todo. Muitas vezes quando eu estava no mapa, o pc dava um "travadinha", os FPS baixavam bastante e o áudio também dava uma bugada. Passavam-se uns 2 segundos e voltava ao normal.

A princípio eu achava que era problema do áudio da mobo, já que a travadinha sempre rolava com uma travada no som do jogo. Aliado com isso, as vezes eu abria streaming pra zoar com uns amigos usando o OBS e jogo utilizando 2 monitores com vários programas abertos. Por causa disso, eu estava interessado em pegar outro pente de memória.

Acabou que comprei um outro pente de memória ram e após começar a utilizar o dual channel, o problema acabou completamente... PODE  ser, que seu problema também esteja relacionado a isso e que comprar outro pente de memória ajude.

Isso acontece comigo também, mas as vezes se eu deixar, fica 15minutos travando o video, com o fps caindo e o áudio fica todo robotizado. Normalmente, só de ligar o pc já fica assim, ai preciso reiniciar e acaba consertando por um tempo até dar dnv

Postado
22 minutos atrás, digaoz disse:

Isso acontece comigo também, mas as vezes se eu deixar, fica 15minutos travando o video, com o fps caindo e o áudio fica todo robotizado. Normalmente, só de ligar o pc já fica assim, ai preciso reiniciar e acaba consertando por um tempo até dar dnv

Se for esse o caso, então é bastante diferente do meu...

No meu era por pouco tempo, 1-2 segundos no máximo, ai voltava ao normal.

E pode ser que nem foi o dual channel que resolveu, já que fiz várias atualizações do software da nVidia, instalei outros drivers de áudio, etc

Postado

@OCCT

Inicialmente, obrigado pela atenção.

Bom, fui no site da Biostar e, pelo que estou vendo, está instalada a última versão da bios, de 08/07/2018.

É a quarta imagem do post original.

Em anexo a este post está o print do site da Biostar, que mostra que a atualização mais recente é de 08/07/2018.

Encomendei mais um pente de 8GB de RAM, do mesmo modelo que o que já está instalado, e vou ver se melhora...

Se não adiantar, acho que vou tentar uma nova instalação do Windows, do zero...

@Fred_mp

Vou tentar... Encomendei um pente igual ao que já está instalado. Obrigado pela dica.

bios.jpg

Postado

@OCCT

Isso é diferente de atualizar driver?

Porque fui no site da AMD e coloquei os dados do processador.

Aí instalei o arquivo que eles disponibilizaram lá (print anexo).

Anotação 2018-12-04 225249.jpg

• mês depois...
Postado

@OCCT

@Fred_mp

@digaoz

Quero deixar registrada a solução que encontrei, porque pode ser que ajude alguém que esteja com o mesmo problema e porque não tem nenhuma relação com as sugestões que foram dadas aqui anteriormente.

Tentei diversas coisas:

• Instalei mais 8GB de RAM
  • Formatei o PC do zero
  • Desativei todas as ações de segundo plano do Windows possíveis

O que me chamou a atenção é que eu rodei o MSI Afterburner e vi que o uso da CPU e da RAM não estavam altos, mas mesmo assim o lag ocorria depois de um tempo de jogo e até no Youtube.

Aí eu tentei limitar os fps para 75fps, porque o monitor é 75Mhz, e também não adiantou.

O que eu basicamente faço agora e resolve o problema NA HORA é o seguinte:

Quando o jogo começa a dar lag, eu pauso e dou um ALT+TAB, vou nas configurações da Nvidia, mudo a configuração do monitor para 60Mhz, e salvo. Daí eu mudo de volta para 75Mhz, salvo e volto para o jogo ou para o Youtube e tudo volta a rodar liso novamente.

É um saco ter que pausar um jogo ou vídeo e fazer esses comandos a cada uma ou duas horas, mas não encontrei nenhuma solução definitiva. Essa solução, apesar de ser apenas temporária, sempre funciona.

Não sei se isso ajuda a identificar o problema, mas se alguém tiver alguma dica, agradeço.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@Thalisson Henrique  Se conseguir alguma coisa, me avise, por favor.

Eu já não sei mais o que fazer... O negócio do monitor que eu falei não funciona mais...

Às vezes funciona encerrar o OneDrive, às vezes funciona desabilitar o driver de som e reabilitar...

Mas às vezes acho que é só coincidência e nada disso tem relação com o problema...

Não sei mais nada...

Postado

Opa, 

Tenho passado pelo mesmo problema, havia feito essa solução de desinstalar o drive AMD SATA Controller porém mesmo assim não adiantou. 

Meu setup atualmente está dessa forma:

OS
Windows 10 Pro 64-bit
Installation Date: 15/02/2019 14:10:31 (dia em que formatei meu ssd e fiz instalação limpa do OS)

CPU
AMD Ryzen 5 1600 Six-Core Processor 

Memoria
Crucial Technology
DDR4-2400 MHz
Part Number CT8G4DFS824A.C8FHD 

Crucial Ballistix Sport LT Gray 
DDR4-2666MHz
Part Number BLS8G4D26BFSBK 8GB

placa-mãe 
B350GT3 (AM4) -BIOS atualizada com a última versão disponível no site do fabricante 

GPU
GeForce GTX 1050 Ti Asus 

Storage
SanDisk SSD PLUS 120 GB (SSD) - Atualmente com meu OS Principal 

WDC WD10JPVX-75JC3T0 - 1TB - Utilizado como OS de Bkp 
WDC WD10EZEX-00WN4A0 - 1TB  Arquivos Diversos 

Fonte

Fonte ATX 500 Watts Potência Real Casemall Total Power Wide ALL-500TPW

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Emanuel N Nascimento

Não querendo culpar a fonte, mas onde venderam essa não tinha nenhuma que prestasse?

Também me fiz a mesmíssima pergunta... uma máquina boa dessas com uma "fonte" dessas é complicado... os "técnicos" ainda insistem em enganar o cliente mais leigo com fontes de péssima qualidade, isso é triste de ver. O pessoal se coloca numa situação de risco muito grande usando às vezes quase 100% de CPU e GPU com uma fonte dessas, e numa situação de estresse como dentro de um jogo, a chance de uma fonte dessas literalmente explodir e levar junto um monte de hardware caro é muito grande.

Postado

To pretendendo trocar a fonte mas to aguardando comprar um gabinete e fonte novos para desmontar\desconectar tudo de uma só vez, já para não ficar mexendo muito. Vai que azede a marmita hahaha. 

Tanto que nesse final de semana fiquei pensando se seria a fonte a causa do problema mas acredito que teria mais sintomas fora aquelas que já foram apresentados. 

Pelo o que eu achei na internet até agr, somente quem utiliza Biostar + AMD passou por essa situação. Posso está engado, claro. 

Obs.: Troquei recentemente meu kit, antes estava com um G4560 + H110 PLUS. Estou aguardando vender eles para comprar fonte + gabinete.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...