Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lithium_ion

Toque do telefone fixo baixo intermitente.

Recommended Posts

Minha tia me entregou um telefone fixo que segundo ela ficou com o toque baixo do nada, e está intermitente. Comigo, ele está realmente bem baixo, mesmo com as configurações no máximo.

Abri ele para ver o que teria, algum circuito transistorizado ou algo do tipo, mas encontrei somente um alto-falante com o encapsulamento de um buzzer, mas sem o oscilador interno. Ligo ele em 3v contínuos e só escuto aquele "pá" típico de alto-falante em fonte DC. Está escrito SWT e o sinal de positivo.

Segui as trilhas e não encontrei transistores, vai direto para uma caixa de metal que acredito ser para blindar.

Tem alguma coisa que eu possa fazer?

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de comentar que a resistência dele está dando aproximadamente 15 ohms.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não o próprio com problema, pouco pode fazer. Tente colocar outro qualquer pra teste

53 minutos atrás, lithium_ion disse:

Tem alguma coisa que eu possa fazer? 

Tem. Tente publicar fotos dele desmontado pra melhor iluminação recíproca.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesses telefones o oscilador é um CI bem simples. 

Ele apenas apita, mas como o sinal de toque que vem pela linha é AC temos o toque intermitente. 

Em muitos telefones se usa um CI chamado LS1240. 

Não costumam ficar em caixa blindada, não entendi porque nesse é assim. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe, acredito que não me expressei bem. O telefone é relativamente moderno, sem fio, com bateria recarregável. Quando liga para ele, o toque está baixo. Postarei fotos.

adicionado 16 minutos depois

Logo abaixo do capacitor e acima do "ci bolha" é onde ficava o buzzer. Ta escrito buz200.

É o philips se170.

IMG_20181203_160445711.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

O ci bolha é o tal chip on board. Redutor de custo de produção e um pns de quem dá manutenção. Se vai direto pra ele, o máximo que você pode fazer é trocar o buzzer ou adaptar outro. Se não der certo, antes de começar a chorar, você tem uma alternativa minimamente curiosa que é criar um amplificadorzinho mixuruca com 1 transistor. Algo como

maxresdefault.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais