Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ECS A780GM-A Ultra com provável curto


CiroAMD64

Posts recomendados

Boa noite! Comprei há umas semanas atrás uma placa-mãe ECS A780GM-A Ultra já anunciada com defeito, por 40 reais + 25 de frete, e de brinde veio um Phenom II X4 945 com 2 pinos quebrados que também "não estava funcionando", porém fiz uma gambiarra com 2 pedaços de fio de cobre e ele agora está funcionando 100% na minha MSI 890GXM-G65 (que também não funcionava antes). Enfim, só no processador já recuperei totalmente o preço pago.

Mas agora vamos ao problema: inicialmente, eu coloquei só meu Sempron 3200+ para ver se ela ligava pelo menos, e assim ela ligou. Depois, quando eu coloquei um módulo de memória (que funciona normal), ela ligou uma vez e depois não ligou e nem o LED indicador de standby acendia mais. Ao invés de investigar minusciosamente onde poderia ser o problema, fiz alguns procedimentos que já obtive sucesso antes: limpar ela por completo com WD-40 (minha Asus P5A parou de dar tela azul), como ainda assim não funcionou, lavei com água e sabão (minha MSI 890GXM-G65 que estava "morta", voltou por algumas semanas) e depois que secou, ainda coloquei um pouco no forno (HP Pavillion e GeForce 6200 sempre voltam a funcionar) para eliminar qualquer possível problema relacionado à solda. Não me julguem por ter feito isso tudo, até porque já deu resultado antes e já tinha "recuperado" meu dinheiro...

 

Como ela ainda não tinha voltado, percebi que quando ligava ela na fonte, perto dos slots de memória ficava muito quente, verificando, um mosfet GS1085LX estava chegando a mais de 100ºC. Primeiro pensei que fosse o mosfet, mas hoje depois de procurar saber o que é um mosfet, fui ver se o problema era nos componentes próximos à ele. Cheguei a conclusão que um capacitor que fica acima dele, aparentemente estava em curto. Troquei por um que estava funcionando e o multímetro ainda acusava continuidade (fiz o teste com o trem da resistência configurado em 20K ohms), logo fui ver que mesmo sem o capacitor, colocando o multímetro nos buracos ainda acusava continuidade.
 

6vNUBIw.jpg

 

vZFUhkf.jpg

 

Gostaria de alguma orientação para solucionar o problema, que apesar de não ter tido prejuízo, queria muito que meu Athlon 64 X2 5600+ tivesse uma placa-mãe de alto nível, e assim podendo ter 6 GB de RAM =]
Qualquer ajuda será muito bem-vinda, desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você fala deve ser reparável. O problema dos capacitores sólidos como esses, e como os usados hoje na maioria das placas mãe, é que visualmente eles estão sempre perfeitos, mas podem ter vários aí ruins.

 

Fale com o @BCP aqui nesse tópico. Ele deve saber te dizer se seria só o capacitor ou se teria que mexer no MOSFET também.

 

PS: Legal demais sua configuração com o K6 2 :). Ainda funciona???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Então, eu cheguei a testar o capacitor com o multímetro fora da placa-mãe e ele está ok, mas quando esta naquele local circulado de vermelho, onde é ao lado do mosfet, o multímetro acusa continuidade, como se tivesse em curto.


@BCP se puder dar um help aqui...

 

Off - sobre o K6-2:

Spoiler

O PC funciona perfeitamente, 100% estável com o Windows 2000 (também tem o 98 em dual boot). O ruim nele é a quantidade de memória. Com 256 MB é triste avegar na internet, mesmo uma só aba ele já começa a usar bem a paginação do HD, ficando um tanto lento. Queria arrumar pelo menos mais 256 MB que aí com 512 no total vai ficar bem mais folgado. Algumas fotos dele:

723805167_k6-2multitarefa.thumb.jpg.d84af66fbfa13d3515341d38ec86e45e.jpg

k6-2.thumb.jpg.9b140c1cb8e7674a3dce279bd5dc5f69.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As trilhas, inclusive as que ficam embaixo do capacitor, estão ok? Teve um tópico muito parecido justamente agora pouco, pelo que o cara falou também não adiantou trocar só o capacitor. Se o mosfet estiver em curto, talvez deixe o capacitor também??

 

Que legal o K6, é bom ter máquinas velhas para brincar às vezes. Meu primeiro computador foi um K6, mas do primeiro modelo. No Windows 98 esses 256 MB deveriam ser suficientes, mas o problema aí deve ser o browser. Midori roda no 2000? Usa bem menos memória!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!