Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com Transistores pnp e npn


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

Expresso aqui minha gratidão em participar deste fórum.

E já começo aqui com algumas duvidas sobre transistores... estou começando a aprender um pouco de eletrônica e to com muita dificuldade neste circuito. Ele é igual a uma interface a relé.. entra 24vcc na bobina e comuta os contatos do relé. Só que esse circuito ao invés de ter o relé tem dois transistores... e eu não estou intendendo o funcionamento deles.. segue imagem:

Não consigo entender pois pra mim os transistor npn deveriam receber uma tensão positiva na base, e o  pnp uma tensão negativa na base.. mas ali no esquema o bc327 (pnp) recebe uma alimentação positiva na base... eu nem sei como ele atua ( liga).... porque na minha cabeça também os transistores pnp só poderiam conduzir tensão positiva e sempre do emissor pra coletor... e com os npn tensão negativa (0v) do emissor pro coletor também... porém o tip3055 (npn) chaveia os 24vcc ( comum positivo ) do coletor pro emissor.. eu não to entendendo nada desse circuito.. se puderem me explicar passo a passo eu agradeço!

interface transistorada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

Mas transistor npn pode chavear carga positiva?

Transistor NPN conduz o sinal positivo do coletor para o emissor. 

Podemos aterrar o emissor ou ligar o coletor ao positivo, depende do que se pretende que o circuito faça. 

O transistor conduz sempre que tiver aproximadamente 0,7V entre a base e o emissor. 

2 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

em relação a base dos transistores no exemplo do bc327 não deveria ser um sinal negativo na base ?

Sim, o sinal negativo vem pelo opto acoplador. É ele que liga e desliga o circuito através do sinal que será aplicado em D1. 

Com o opto em corte, R2 joga a tensão positiva no transistor PNP para desligar o circuito. Exatamente por isso que tem que ter o valor mais alto, da forma que está força muito o opto acoplador. 

O emissor do opto deve ser ligado ao terra da fonte assim o circuito fica meio instável dependendo do tipo de carga. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, o sinal negativo vem pelo opto acoplador. É ele que liga e desliga o circuito através do sinal que será aplicado em D1. 

 

adicionado 0 minutos depois
9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Selecione Q1 e pressione +. Do jeito que ele está dá desconforto técnico-visual. Talvez até abra sua mente.

Google transistor seguidor de emissor ou coletor comum

abç

Ok obrigado vou fazer sim!!

adicionado 3 minutos depois
14 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, o sinal negativo vem pelo opto acoplador. É ele que liga e desliga o circuito através do sinal que será aplicado em D1. 

 

Mas o opto acoplador também tá chaveando sinal positivo! 

E acho que não posso aterrar o emissor do opto porque ele está em paralelo com a saída (carga positiva) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, jeferson giacomeli disse:

Mas o opto acoplador também tá chaveando sinal positivo!

Quem disse? 

O positivo da carga é o negativo do circuito. 

28 minutos atrás, jeferson giacomeli disse:

E acho que não posso aterrar o emissor do opto porque ele está em paralelo com a saída (carga positiva) .

Pode sim. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Mestre88 disse:

Quem disse? 

O positivo da carga é o negativo do circuito. 

Pode sim. 

Bah eu sei que é chato mas você pode me explicar melhor.. não consigo intende teu raciocínio. Não entendo como o positivo dos coletores também é negativo do circuito.E se eu aterrar o emissor do opto não fecha curto?pode desenha?  :)

Obrigado pelas respostas !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jeferson giacomeli disse:

Não entendo como o positivo dos coletores também é negativo do circuito

Porque é o mais próximo de negativo que temos no circuito. 

1 hora atrás, jeferson giacomeli disse:

E se eu aterrar o emissor do opto não fecha curto?

Não. 

1 hora atrás, jeferson giacomeli disse:

pode desenha?  :)

Sim, mas não agora. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desmembre o circuito e analise por partes. (Mas não sem antes inverter aquilo lá pow). Entenda que o opto fecha contato entre C e E o que faz o pnp conduzir pois sua base fica menor que seu E e o mesmo pro npn

 

Seu circuito não está otimizado pra trabalhar como chave. Bole outro p.ex. usando o terra - gnd - da carga pra saturar mais o pnp e consequentemente o npn... (não desenho)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Porque é o mais próximo de negativo que temos no circuito. 

Não. 

Sim, mas não agora. 

beleza brigado vou esperar!

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Desmembre o circuito e analise por partes. (Mas não sem antes inverter aquilo lá pow). Entenda que o opto fecha contato entre C e E o que faz o pnp conduzir pois sua base fica menor que seu E e o mesmo pro npn

 

Seu circuito não está otimizado pra trabalhar como chave. Bole outro p.ex. usando o terra - gnd - da carga pra saturar mais o pnp e consequentemente o npn... (não desenho)

obrigado! Vou arrumar aquilo lá e analisa um por um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

pode desenha?  :)

Agora eu posso.

Veja primeiro e analise as tensões e corrente presentes no circuito com a lâmpada (carga) acesa e depois apagada.

Lembre-se do que eu disse acima sobre os transistores precisarem no mínimo de  0,6V entre base e emissor pra "fecharem o contato".

Veja também que o transistor PNP satura com a tensão negativa em sua base.

 

imagem002.GIF.76224492fa7849225d588f500655ade3.GIFimagem001.GIF.cc969af346448bd64e9de7a8159233d6.GIF

Percebeu que não chegou 24V na lâmpada e ela está meio fraquinha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Mestre88 disse:

Percebeu que não chegou 24V na lâmpada e ela está meio fraquinha?

isso é porquê...

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Seu circuito não está otimizado pra trabalhar como chave

Pra melhorar isso...

10 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

Bole outro p.ex. usando o terra - gnd - da carga pra saturar mais o pnp e consequentemente o npn... (não desenho)

... mas o amigo @Mestre88 já deve ter entendido e se achar que deve, pode desenhar pra nós...dica: emissor do opto no gnd.

Pra otimizar ainda +: só o opto em um pnp darlington de potência. Entendeu ou quer que desenhe?😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

. mas o amigo @Mestre88 já deve ter entendido e se achar que deve, pode desenhar pra nós...dica: emissor do opto no gnd.

Sim, eu desenhei. Mas não postei pra não confundir o amigo @jeferson giacomeli

Vamos esperar ele aparecer pra ver se ele entendeu como esse aí funciona. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2018 às 11:29, Mestre88 disse:

Sim, eu desenhei. Mas não postei pra não confundir o amigo @jeferson giacomeli

Vamos esperar ele aparecer pra ver se ele entendeu como esse aí funciona. 

Pessoal bom dia!

 

Peço desculpas pela demora, mas é que meu serviço está corrido nessas ultimas semanas....

Então, andei estudando o diagrama ali em cima. Tenho uma duvida a respeito das medições de base dos transistores, no caso do BC327 que é PNP você está medindo entre a base e o +24volts né isso porque ele é PNP?

No caso do TIP3055 você está medindo entre a base e o 0vcc isso? Se for é porque ele é npn?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa agora sim caiu a ficha hehehe o que importa é sempre essa relação entre base e emissor isso? que como foi mencionado antes precisa de no minimo 0.7V pra conduzir isto!?

@Isadora Ferraz  comemtou em fazer o circuito direto com um pnp darlington né. No meu caso eu tenho a saida de um microcontrolador PIC de 5V. Tem como fazer essa saida acionar direto um pnp darlington ( eu tenho o tip127 aqui) ou é preciso outro transistor antes! Se for possivel tu me diz que daí vou tentar fazer aqui e depois eu posto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

Tem como fazer essa saida acionar direto um pnp darlington ( eu tenho o tip127 aqui) ou é preciso outro transistor antes! Se for possivel tu me diz que daí vou tentar fazer aqui e depois eu posto!

O PNP direto não tem como, eu desenhei outro circuito desses, mas de maneira que os 0,7V não saiam da carga como acontece aí. 

Entendeu agora de onde saiu 0,7V para cada transistor? 

Foi justamente da lâmpada que está sendo alimentada com 22,6V ao invés de 24V.

 

Existe alguma coisa que te impede de fazer o corte de energia pelo negativo? 

Aí pode usar um transistor npn darlington direto, no caso o TIP122. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz assim hoje de manhã... só que usei o TIP127.... porquê não queimo ele se eu alimentei um pnp com tensão positiva?

Vou fazer um circuito parecido com o da@Isadora Ferraz .

 

Não tem problema eu cortar o 0vcc. Só que como eu to aprendendo queria ver com o pnp  que na elétrico é mais comum!

Vou tentar de novo...

circuito_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. O seu circuito está bem próximo da verdade mas não deve funcionar a contento. Deve ficar saturado (ou conduzindo) o tempo todo. A grosso modo, perceba que Ve=24V e Vb=5V (ou zero V) ou seja diferença (24-0=24; 24-5=19) bem maior que 0,7V (um pouco + no caso de darlington) o que faz o pnp conduzir o tempo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jeferson giacomeli disse:

porquê não queimo ele se eu alimentei um pnp com tensão positiva?

Alimentando o PNP com a tensão positiva ele entra em corte (desliga) não tem essa de queimar, ainda mais com esse resistor de 10k aí na base.

Com a tensão negativa ele liga.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá.. pensei que tava intendendo tudo.. mas foi só ilusão.

Me corrijam por favor:

O primeiro passo que eu sigo é achar a corrente do coletor ( carga ). Depois disso eu descubro a corrente de base Ib= Ic/hfe.(hfe=1000).

Depois  eu sei a tensão da base, que é a que está no resistor de base do transistor ( no caso ali em cima 5vcc - 0,7v (Vbe)= 4.3vcc), e sei também a corrente de base. Aí eu aplico a lei de ohm pra achar o resistor de base. Correto?

Foi assim que descobri o resistor de 10k @Isadora Ferraz . Pode me mostrar em cima desse desenho qual seria o correto?

 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

Tenho outra duvida ainda!

No caso do desenho que a @Isadora Ferraz  postou ali em cima com os transistor complementares. Como se descobre o resistor de base do segundo transistor ( bc 556 ou bc558..)? 

adicionado 8 minutos depois

Outra duvida básica, aproveitando o embalo... ainda no circuito da @Isadora Ferraz .

O R3 (1k5) tem a mesma função  do resistor R2 (100R) daquele desenho seu @Mestre88   ? 

Como eu acho a resistência correta dele no circuito? 

Naquele desenho da isadora.. ou em qualquer outro circuito em que o coletor de um transistor ( npn) aciona a base de outro (pnp), sempre vai ter um resistor entre base e emissor ( no segundo transistor) ? No caso ali em cima é o R3 (1k5)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, jeferson giacomeli disse:

O primeiro passo que eu sigo é achar a corrente do coletor ( carga ). Depois disso eu descubro a corrente de base Ib= Ic/hfe.(hfe=1000).

Depois  eu sei a tensão da base, que é a que está no resistor de base do transistor ( no caso ali em cima 5vcc - 0,7v (Vbe)= 4.3vcc), e sei também a corrente de base. Aí eu aplico a lei de ohm pra achar o resistor de base. Correto?

Isso aí vale para o transistor npn. Pois lá o emissor compartilha o mesmo gnd de onde vem seus 5V. 

 

Para o PNP é completamente diferente. 

No PNP o emissor está ligado no positivo, então se jogar 5V na base dele em relação ao GND, terá 19V aplicado no resistor. 

Entre base e emissor a tensão ainda será baixa, suficiente pra manter o transistor saturado e não desligar a carga. 

É por isso que não dá pra usar o PNP sozinho. 

 

A sua dificuldade em entender está em pensar que a referência é sempre o gnd da fonte. 

O comum pode ser qualquer parte do circuito, até mesmo o positivo. Depende de como você olha pra ele. 

27 minutos atrás, jeferson giacomeli disse:

Naquele desenho da isadora.. ou em qualquer outro circuito em que o coletor de um transistor ( npn) aciona a base de outro (pnp), sempre vai ter um resistor entre base e emissor ( no segundo transistor) ? No caso ali em cima é o R3 (1k5)

As vezes precisa, outras vezes não. Depende dos transistores ou da carga utilizada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!