Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com Transistores pnp e npn


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

 

Expresso aqui minha gratidão em participar deste fórum.

E já começo aqui com algumas duvidas sobre transistores... estou começando a aprender um pouco de eletrônica e to com muita dificuldade neste circuito. Ele é igual a uma interface a relé.. entra 24vcc na bobina e comuta os contatos do relé. Só que esse circuito ao invés de ter o relé tem dois transistores... e eu não estou intendendo o funcionamento deles.. segue imagem:

Não consigo entender pois pra mim os transistor npn deveriam receber uma tensão positiva na base, e o  pnp uma tensão negativa na base.. mas ali no esquema o bc327 (pnp) recebe uma alimentação positiva na base... eu nem sei como ele atua ( liga).... porque na minha cabeça também os transistores pnp só poderiam conduzir tensão positiva e sempre do emissor pra coletor... e com os npn tensão negativa (0v) do emissor pro coletor também... porém o tip3055 (npn) chaveia os 24vcc ( comum positivo ) do coletor pro emissor.. eu não to entendendo nada desse circuito.. se puderem me explicar passo a passo eu agradeço!

interface transistorada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

Mas transistor npn pode chavear carga positiva?

Transistor NPN conduz o sinal positivo do coletor para o emissor. 

Podemos aterrar o emissor ou ligar o coletor ao positivo, depende do que se pretende que o circuito faça. 

O transistor conduz sempre que tiver aproximadamente 0,7V entre a base e o emissor. 

2 horas atrás, jeferson giacomeli disse:

em relação a base dos transistores no exemplo do bc327 não deveria ser um sinal negativo na base ?

Sim, o sinal negativo vem pelo opto acoplador. É ele que liga e desliga o circuito através do sinal que será aplicado em D1.