Ir ao conteúdo

Desempenho do computador degrada com as horas que fica ligado

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Eu percebi esse problema há alguns anos atrás, porém não sabia de nenhum site como este para pedir ajuda, então decidi reportar o problema e ver se eu consigo uma solução.

O problema é o seguinte:

Depois de algumas horas, meu computador começa a ficar mais devagar, o qualquer programa que use uma quantidade moderada de recursos, começa a usar quase 100% do disco, se não, 100% exato (o processo System geralmente começa a usar muito o disco quando algum outro processo faz o mesmo), para abrir qualquer programa demora 3 vezes mais do que o normal (e também usam muito do disco),  e também notei que quando eu baixo algum jogo (uso a plataforma Steam), o processo é adiantado, e quando eu reinicio, a performance volta ao normal, então estou com dúvidas de qual peça poderia ser a culpada por tal descida tão drástica em performance.

( já chequei o status do HDD pelo disco, o status está como "OK", já limpei a poeira, já chequei se era vírus, fiz scan completo com Malwarebytes Trial, Panda Pro, e o Rootkit Scanner Standalone do Malwarebytes)

Será o problema acima causado pelo Cooler, Memória RAM, ou o HDD?
Essas são minhas specs:

Processador: Intel(R) Pentium(R) CPU G645 @ 2.90 GHz
Memória RAM: 4,00 GB

Sistema Operacional: Windows 10 Pro (Build 1809, 64 bits) (instalei o Windows 10 no começo deste ano, porém antigamente eu usava Windows 7, eu já tinha o problema desde lá)

Eu estava pensando em comprar um SSD decente para eliminar este problema, porém eu estou temendo que talvez o HDD não seja problema, e que talvez o problema seja o cooler que não está fazendo o trabalho direito, porém é só reiniciar o computador que a performance volta ao normal, o que indica que talvez não seja a temperatura, o que só me resta com uma suposta memória RAM defeituosa, eu preciso de ajuda para saber o que fazer, substituir a memória RAM (ou potencialmente aumentar a quantidade), substituir o cooler, ou simplesmente dar upgrade para SSD?

Desde já agradeço.

Postado

Bom de inicio, vá eliminando um por um, use apenas com uma memória e veja se vai continuar caindo, obvio que vai diminuir a velocidade por estar com 2GB, mas você entendeu o que eu quis dizer.. Baixe o software HD Sentinel PRO e abra ele, ira mostrar se o seu HD esta com defeito, teste isso primeiramente, e baixe o HWMonitor e veja se a temperatura das peças ira subir conforme o tempo, após todos os processos, retorne com mais informações.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela resposta ;

Porém, sobre a memória, os 4GB são de apenas um pente, verifiquei a temperatura, ela ficou estável, baixei o HD Sentinel, e o software me informou que estava tudo ok, tentei até repetir o teste, e continuou dizendo que estava ok, porém o software disse que o tempo estimado de vida útil do HDD era 136 dias ou mais, talvez o HDD esteja mesmo morrendo e seja hora de dar um upgrade na máquina.

Postado

@RS Faria

Não tem nada que eu possa fazer no virtual para poder ajeitar isso? Existe alguma alternativa para o arquivo de paginação? Ou só mudando pra SSD / comprando mais memória mesmo? Eu estava tentando economizar no preço do hardware, porém pelo visto não dá mesmo.

Postado

TODO PC usa arquivo de paginação..Tendo 4 ou 64GB de RAM, vai usar.. Claro, mais RAM, menor dependência da paginação.. Uma coisa que você diz, leva facilmente à essa conclusão:

11 horas atrás, Autruche disse:

Depois de algumas horas, meu computador começa a ficar mais devagar, o qualquer programa que use uma quantidade moderada de recursos, começa a usar quase 100% do disco, se não, 100% exato (o processo System geralmente começa a usar muito o disco quando algum outro processo faz o mesmo), para abrir qualquer programa demora 3 vezes mais do que o normal (e também usam muito do disco)

Olha o uso de RAM e do arquivo de paginação, pelo Gerenciador de Tarefas, quando liga o PC e depois de um tempo.. Deve te dar a resposta..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria

Quando eu inicio o computador ele já vem com um uso de memória de 78% de cara, com o Chrome aberto fica 87-89% dependendo do que estou fazendo, com os programas do meu dia-a-dia (sem o Chrome aberto), já fica pela marca de 94%

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!