Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, é o seguinte, eu não sei como, sempre fiz tudo certinho com ele, porque de tudo, ele é o que mais tem mais  valor para mim. Fui rodar o código e puf, não tava indo, ai fui ver, meu kitpic tava pegando fogo, abrir e vi que eram 3 ci's, vou ta postando as fotos aqui embaixo, nome deles é CT1F, nunca tinha visto um desses e nas lojas que compro as coisas não vedem,  devo conseguir pela internet, mas até chegar, ja fiquei loco sem isso na minha vida kk então o que eu queria saber é por qual outro componente posso esta substituindo ele, ou se alguém sabe em que tipo de sucata possa ter a possibilidade de existi um desses, são 3. Ou se alguém tem o diagrama de um KITPIC3 pra eu dar uma olhada e ver o que eu posso fazer, talvez algum jump ou coisa do tipo, entendem? Serio, se alguém poder me ajudar, eu ficaria muuuito feliz em poder resolver isso logo. Muito obrigado pela atenção. 

20181209_042402.jpg

download.png

Captura de Tela (16).png

• Membro VIP
Postado

É algo como um buffer bidirecional. Algo como uma alfândega onde o trafego é controlado. Tem substituto mas nada muito simples pra você fazer e muito menos pra gente explicar. Sugiro ficar na calma lamentação, considerar temporária, e aprender alguma lição e principalmente não repeti-la, afinal...

3 horas atrás, Luan Borges disse:

porque de tudo, ele é o que mais tem mais  valor

pois algo me diz que você fez alguma cagadinha basica. Tipo sua fonte está alta, deu algum curtinho na saída principalmente com vcc, etc. Algo  simples que pode fazer com seu precioso é colocar uns 100R em série com saida/entrada de dados e um zener 4V7. Ajuda 1 pouco

• Curtir 1
Postado

estava fazendo gravação in circuit quando isso aconteceu? tenho medo destas coisas... normalmente em fase de protótipos eu coloco um soquete nos PICs e para poder retirar e regravar usando um daqueles soquetes ZIF que pode ser ligado ao PICkit.

Postado
12 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

estava fazendo gravação in circuit quando isso aconteceu? tenho medo destas coisas... normalmente em fase de protótipos eu coloco um soquete nos PICs e para poder retirar e regravar usando um daqueles soquetes ZIF que pode ser ligado ao PICkit.

Estava sim, na verdade eu sempre faço assim, mas tinha motores dessa vez e eu acho que deu retorno dai... E puf.. triste 

Postado

Sucata só se for um sensor de presença ou algum outro circuito com microcontrolador... componente smd tirando capacitor e talvez algum transistor é mais fácil... esse ai é circuito com lógica, portanto sobe o nível*... dá para tentar imitar com outro circuito maior, mas vai dar trabalho e se duvidar talvez nem caiba na "embalagem" original. 

Para dizer a verdade, seria mais interessante rever o projeto como um todo para mudar o circuito de forma mais efetiva para colocar uma substituição retirar outros componentes... tipo... enfim, na eng do circuito não se tem só uma opção de circuito tem várias possibilidades, depende do $$$$. Esses circuitos são proprietários se não me engano, mais* difícil conseguir o circuito completo por ai para estudos. 

Não sei se ajudei..hum... fuizzz

Postado
Em 09/12/2018 às 08:01, Isadora Ferraz disse:

Algo  simples que pode fazer com seu precioso é colocar uns 100R em série com saida/entrada de dados e um zener 4V7.

Eu ia sugerir isso.

Deve funcionar no lugar do CI.

Só que aí pode esquecer a gravação in circuit, é só o PIC e nada mais.

Meu gravador de PIC é do tipo caseiro, usei um CI pra fazer essa função retirado de uma sucata, é o IR2C32.

Não vai te servir, mas deixo como curiosidade, inclusive o datasheet dele:

IR2C32.pdf

• Curtir 1
Postado

É... Tava vendo aqui, procurei muito uma solução pra isso, olhei em diversas placas, em alguns outros sites também, e o melhor a se fazer, é comprar um novo, Mas tudo nessa vida seja o que for, tem seu lado bom. E o lado bom de tudo isso? Acabo de ganhar um PIC24FJ256GB110, de 64 Pinos kkkk Pena que o Mikroc não da suporte pra ele e vou ter que passa pro MPLAB, mas isso é o de menos, vou me consolar com seus 9 PWM's, 5 times  de 16bits, 3 SPI/I²C, 16ADC's e Um USBOTG. Dá para brincar bastante com ele kkkk

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Então gente, voltei a tentar conserta meu KitPic, e advinha, conseguir, tirando os 3 CT1F e fazendo dois jumps, que no caso seria ligar diretamente o pino A ao B do CT1F, que da pra ver na imagem abaixo, conseguir obter bons resultados, ja que conseguir voltar a gravar em alguns Pic aqui (16f630, 18F46k20,16F886, Porém no 18F4550, ele não consegue se conectar, coloquei mais dois diodo no Kitpic pra fazer algumas tentativas que tava em mente mas nada, procurei bastante na net, mas nada também. E assim, de todos esse pic's, apenas no 4550 o  PGD e  PGC estão configurados como saídas no código q já está nele, achei que poderia ser isso, mas não rola de "apagá-lo"  sem conseguir me conectar a ele, alguém tem alguma ideia do que possa ser feito?

20181231_025252.jpg

Postado
Em 12/12/2018 às 00:41, Luan Borges disse:

É... Tava vendo aqui, procurei muito uma solução pra isso, olhei em diversas placas, em alguns outros sites também, e o melhor a se fazer, é comprar um novo, Mas tudo nessa vida seja o que for, tem seu lado bom. E o lado bom de tudo isso? Acabo de ganhar um PIC24FJ256GB110, de 64 Pinos kkkk Pena que o Mikroc não da suporte pra ele e vou ter que passa pro MPLAB, mas isso é o de menos, vou me consolar com seus 9 PWM's, 5 times  de 16bits, 3 SPI/I²C, 16ADC's e Um USBOTG. Dá para brincar bastante com ele kkkk

Caramba... só por curiosidade, o que você pretende montar com esse Pic24 ???

Paulo

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, aphawk disse:

Caramba... só por curiosidade, o que você pretende montar com esse Pic24 ???

Paulo

To automatizando meu quarto kkk A gaveta abre sozinha por senha ou por  Bluetooth ou por uma pulseirinha q uso, uma fica RGB  controlada por pwm e pela batida do som, som e subwoofer desligo e ligo por um app do cel também, mais duas fitas led brancas de alto brilho também por pwm, energia cai, passa pro modo bateria, com forme a  bateria vai baixando a tensão, vai desligando as luzes, pc liga e desliga via App também, controle de carregamento da bateria, modo stande bay, sleep mode, despertador, data e hora, reconhecimento de fala, e um WTV020 que sempre está me avisando sobre tudo com uma voz eletrônica super sexy kkkk sqn... (Mas me dá bom dia e tudo mais kkk)... fora outras opções como ver a caga minima da bateria como a máxima, monitoramento de curtos em alguns pontos, toque do despertador e modo de operação do sistema  ajustável, as senha são salvas na eeprom, brilho do lcd 16x02 ajustável de acordo com a luz, tudo por touch, e um painel auxiliar na cabeceira da cama que acende na cor de acordo como status do sistema que conta com 3 portas USB de carregamento turbo e carregamento lento, varia né, se está no modo bateria ou rede elétrica e a corrente existente, mas basicamente tudo que venho postando no fórum com exceção da estão de solda, tudo esta diretamente ligado a esse projeto q pretendo termina antes desse anos acabo, afinal... Feliz Ano Novo para todos vcs... Se eu pudesse, pagaria um cerveja pra cada um q vem me ajudando kkk  

• Obrigado 1
Postado

Esse é um exemplo totalmente diferente do "casa de ferreiro espeto de pau". ^^ Cara foi fundo. Se disser* que a tua pulseirinha é feita com um circuito de antena que é carregado com onda eletromagnética, você calculou , desenvolveu a antena e só tem leitura com sensor de presença ...eu vou ficar impressionado. 

Postado
2 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Esse é um exemplo totalmente diferente do "casa de ferreiro espeto de pau". ^^ Cara foi fundo. Se disser* que a tua pulseirinha é feita com um circuito de antena que é carregado com onda eletromagnética, você calculou , desenvolveu a antena e só tem leitura com sensor de presença ...eu vou ficar impressionado. 

Aaah não kkk é apemas por magnetismo, mas como qualquer um que soubesse disso poderia facilmente passa qualquer imã e abrir, essa função só funciona quando meu cel está conectado ao sistema, fora isso, só por senha mesmo, depois faço um video e posto o link pra você verem como ta ficando  

adicionado 1 minuto depois

Eu conseguir grava no 4550, eu só tive que alimenta o sistema por uma fonte externa de 3,6v acima disso o PICKIT não o reconhece, e estou gravando sem tirar ele da placa, não sei o porque disso, mas ta dando certo e não vou mais precisa compra outro kk

• Curtir 1
Postado

@Luan Borges ,

Caramba .... isso que é automatizar um quarto kkkkk !

Mas dá para fazer isso tudo com um simples Arduino, ou um Pic18 com um pouco mais de memória Flash, usar esse Pic24 para isso é desperdício de recurso e pode apostar que vai ser bem mais difícil de se fazer nele !

Mas é um projeto bem legal, vai postando aqui conforme ele for evoluindo, ok ?

Paulo

• Curtir 3
Postado
12 horas atrás, aphawk disse:

@Luan Borges ,

Caramba .... isso que é automatizar um quarto kkkkk !

Mas dá para fazer isso tudo com um simples Arduino, ou um Pic18 com um pouco mais de memória Flash, usar esse Pic24 para isso é desperdício de recurso e pode apostar que vai ser bem mais difícil de se fazer nele !

Mas é um projeto bem legal,

12 horas atrás, aphawk disse:

vai postando aqui conforme ele for evoluindo, ok ?

Pode deixar kkk

Mas como tinha dito a você por mensagem, eu iria usar esse pic, porém desistir por ser muito chato, ai no caso estou usando dois, o 46k20 e o 4550.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

É... Hoje meu kitpic se foi, fui roda um código e ele resolveu testa minha paciência, fico como se eu estivesse espetando e tirando ele do pc, depois de varias tentativas de corrigir isso, tirei os cabo no maior cuidado, abri ele, e joguei a placa com toda minha força no chão, peguei um martelo e comecei a bater como se não houvesse o amanhã, depois peguei dois alicates com ajuda de um apoiando a placa e o outro pra ir quebrando cada pedacinho da placa, e por  último joguei tudo dentro de uma panela e coloquei álcool e joguei fogo ate tudo se apaga, e fiz o pedido de outro, e é isso ai.

• Haha 3
  • Membro VIP
Postado

De vez em quando sinto vontade fazer isso com meu celular mas aí penso... pra quê tanta selvageria. Isso é  coisa do passado. Hj em dia tem liquidificador bem potente e resistente. O certo é bater nele e ficar imaginando a dor que ele sente.

• Haha 2
Postado
8 horas atrás, Luan Borges disse:

É... Hoje meu kitpic se foi, fui roda um código e ele resolveu testa minha paciência, fico como se eu estivesse espetando e tirando ele do pc, depois de varias tentativas de corrigir isso, tirei os cabo no maior cuidado, abri ele, e joguei a placa com toda minha força no chão, peguei um martelo e comecei a bater como se não houvesse o amanhã, depois peguei dois alicates com ajuda de um apoiando a placa e o outro pra ir quebrando cada pedacinho da placa, e por  último joguei tudo dentro de uma panela e coloquei álcool e joguei fogo ate tudo se apaga, e fiz o pedido de outro, e é isso ai.

Está vendo porque os Arduínos são a maior plataforma de prototipagem hoje em dia ?

Basta ligar ele a uma porta USB e pronto .... isso de gravador é só para o final do projeto, e um gravador USBASP custa menos de US$ 3  .... , mas se não quiser comprar pode usar o próprio Arduino para programar um chip .

Paulo

• Amei 1
Postado
10 horas atrás, aphawk disse:

Está vendo porque os Arduínos são a maior plataforma de prototipagem hoje em dia ?

Basta ligar ele a uma porta USB e pronto .... isso de gravador é só para o final do projeto, e um gravador USBASP custa menos de US$ 3  .... , mas se não quiser comprar pode usar o próprio Arduino para programar um chip .

Paulo

é Paulo, to vendo se passo pros Atmega mesmo, tem um monte jogado aqui, quase toda placa q tiro de sucata tem um, pic? Só em aparelho da Intelbras  e olhe lá, mas eu tenho um receio tão  grande contra Atmega, que sei lá, mas vou compra esse USBASP e ver o que rola, vai q eu goste né   

adicionado 1 minuto depois
11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

De vez em quando sinto vontade fazer isso com meu celular mas aí penso... pra quê tanta selvageria. Isso é  coisa do passado. Hj em dia tem liquidificador bem potente e resistente. O certo é bater nele e ficar imaginando a dor que ele sente.

Sim, eu achei que matei ele muito de pressa, deveria ter ido com mais calma, ter uma morte mais dolorida em vez de uma morte rápida como teve 

Postado
21 horas atrás, Luan Borges disse:

é Paulo, to vendo se passo pros Atmega mesmo, tem um monte jogado aqui, quase toda placa q tiro de sucata tem um, pic? Só em aparelho da Intelbras  e olhe lá, mas eu tenho um receio tão  grande contra Atmega, que sei lá, mas vou compra esse USBASP e ver o que rola, vai q eu goste né  

Olha, a linha do Atmega é barata, bem cheia de recursos, e rodam quase todos a 20 Mhz com quase todas as instruções rodando em um ciclo apenas de clock, ou seja, 4 vezes mais rápido do que a família PIC 16.

Muita Ram, bastante Flash, e facilidade de se programar, além de poder usar um Arduino como plataforma.

O compilador C para ele é gratuito.

Outra coisa, a estrutura de programação nele é linear, não tem essas doideiras de bancos igual ao Pic, é muito semelhante a programar um 8080, 8085, z-80, e o Assembler é bem fácil e bem poderoso.

Dá uma olhadinha com calma ....

Para falar a verdade, desde que eu comprei um Atmega8 .... eu não quero nunca mais saber de Pics, embora eu também usava os Pics em Basic... 

Paulo

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, aphawk disse:

Olha, a linha do Atmega é barata, bem cheia de recursos, e rodam quase todos a 20 Mhz com quase todas as instruções rodando em um ciclo apenas de clock, ou seja, 4 vezes mais rápido do que a família PIC 16.

Muita Ram, bastante Flash, e facilidade de se programar, além de poder usar um Arduino como plataforma.

O compilador C para ele é gratuito.

Outra coisa, a estrutura de programação nele é linear, não tem essas doideiras de bancos igual ao Pic, é muito semelhante a programar um 8080, 8085, z-80, e o Assembler é bem fácil e bem poderoso.

Dá uma olhadinha com calma ....

Para falar a verdade, desde que eu comprei um Atmega8 .... eu não quero nunca mais saber de Pics, embora eu também usava os Pics em Basic... 

Paulo

Eu estou com um Atmega88pa aqui, estou vendo o que eu consigo com ele no compilador da mikro C, mas o datasheet  é todo bagunçado, tem quase nada praticamente, não mostra nem como configurar uma saída PWM, vou ver se na loja lá tem outros Atmega com o datasheet  mais detalhado 

Postado

@Luan Borges ,

Vá atrás de outros mais atuais, como o Atmega328p. Atmega88 nem se acha mais kkkk !

Os datasheets são muito técnicos, e como tem muiiita maneira diferente de trabalhar com o PWM, não existe exemplo de código neles.

Mas tem farta informação sobre isso na Internet, como esta aqui :

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SecretsOfArduinoPWM

Mas se você jogar fora esses compiladores C e ver um verdadeiro compilador de altíssimo nível ( vixi tem alguém que vai querer me matar por falar isto ... ) , veja como se faz a programação completa do PWM no Bascom :

Config Timer1 = Pwm , Pwm = 8 , Compare_A_Pwm = Clear_Up , Compare_B_Pwm = Clear_Down , Prescale = 1

'to set the PWM registers, just assign a value to the compare A and B registers
Compare1a = 100
Compare1b = 200

Uma só linha de comando " o Config ... " , e pronto, dois PWMs configurados .....

Existem mais de 10 modos de PWM, e tem três Timers que podem fazer o PWM, então entender apenas vendo o dataqsheet não é nada fácil para quem nunca viu isso a primeira vez.

Paulo 

• Amei 1
Postado
13 horas atrás, aphawk disse:

@Luan Borges ,

Vá atrás de outros mais atuais, como o Atmega328p. Atmega88 nem se acha mais kkkk !

Os datasheets são muito técnicos, e como tem muiiita maneira diferente de trabalhar com o PWM, não existe exemplo de código neles.

Mas tem farta informação sobre isso na Internet, como esta aqui :

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SecretsOfArduinoPWM

Mas se você jogar fora esses compiladores C e ver um verdadeiro compilador de altíssimo nível ( vixi tem alguém que vai querer me matar por falar isto ... ) , veja como se faz a programação completa do PWM no Bascom :

Config Timer1 = Pwm , Pwm = 8 , Compare_A_Pwm = Clear_Up , Compare_B_Pwm = Clear_Down , Prescale = 1

'to set the PWM registers, just assign a value to the compare A and B registers
Compare1a = 100
Compare1b = 200

Uma só linha de comando " o Config ... " , e pronto, dois PWMs configurados .....

Existem mais de 10 modos de PWM, e tem três Timers que podem fazer o PWM, então entender apenas vendo o dataqsheet não é nada fácil para quem nunca viu isso a primeira vez.

Paulo 

vou procurar um Atmega q me siva e compra e ver no que dar, muito obrigado pelas dicas, qual quer coisa volto a perturbar kkkk

Postado

@Luan Borges ,

No formato DIP 40 pinos o maior que você encontra é o Atmega1284, e existe o Atmega644 que tem a metade da memória flash, Ram e EEprom do 1284.

Se nao precisar de tanto I/O, o Atmega328 é uma boa escolha.

Se precisar de mais I/O, tem o Atmega 2560, mas não é DIP , mas você pode comprar um Arduino Mega2560 e já terá os conectores para ligar tudo nele...

Eu uso o Uno R3 para quase tudo, e o Mega2560 quanto tive de usar um display de 4,3 polegadas com acesso paralelo de 16 bits pois ele usa muiiito pino de I/O ....

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk o 2560 pode dá  certo pro que eu quero então, e tenho preferência  pra smd, placa fica com a cara de mais "promocional" kkk, olhei e não  é  muito caro, vai ser pro meu robo aspirador kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...